8 sinais de que você pode estar errando no seu treinamento de corrida

Você começou a correr, comprou seu equipamento de corrida, iniciou uma alimentação mais saudável, não vive mais sem seus suplementos, corre todos os dias, mas não consegue sentir sua evolução na corrida? Calma, isso é mais normal do que imagina.

Você pode simplesmente estar cometendo algum dos erros comuns de quem começou a correr agora. O treinamento de corrida tem muitos métodos. Planejamento para iniciantes, corridas de 5km e 10km, meia maratona, maratona e ultramaratona, asfalto e montanha e por aí vai.

Como cada treinador tem um método e não existe um método ideal, é difícil para uma corredora saber se a sua preparação está evoluindo de maneira adequada.

Desbloquear uma nova distância ou completar uma distância conhecida mais rápido (conhecido como RP, ou recorde pessoal), nem sempre significa que seus treinos estão adequados e você está evoluindo.

Isso porque, se não houver uma evolução gradual, a conquista de hoje pode ser a lesão ou queda na performance amanhã. A corrida pode realmente transformar a sua vida. Mas, para que isso aconteça, é preciso que você se informe, se prepare e se dedique.

Por isso, separamos para você 8 sinais de que você pode estar errando no seu treinamento de corrida. Vamos conferir?

8 sinais de que você está errando no seu treinamento de corrida

Erro 1: CORRER SEM ORIENTAÇÃO

Procurar uma orientação profissional é indispensável. Correr não é tão simples quanto calçar o tênis e sair. Para obter bons resultados e sem riscos de lesões ao corpo e à saúde, é necessário um acompanhamento profissional para elaboração e planejamento da rotina de treinos/a> que sejam adequados para o perfil da corredora.

Erro 2: EXAGERAR NO VOLUME E/OU INTENSIDADE DOS TREINOS

Nosso sistema cardiorrespiratório se adapta mais rapidamente à corrida que o músculo esquelético. Ou seja, você pode até ter fôlego, mas seus músculos, tendões e articulações ain­da estão se adaptando às demandas dessa atividade.

Exagerar nesse começo é receita certa para uma lesão. Para evitar isso, basta seguir a planilha que deve prever uma evolução gradual. Por mais que você sinta que está pronta para distâncias maiores ou ritmos mais intensos, vá com calma.

Sabemos que esse ímpeto em buscar um novo desafio é um ponto motivador. Mas mudanças de distâncias causam um impacto no seu corpo que pode levar a grande exigência física e muscular, deixando você mais propensa a lesões.

Se manter na mesma distância por pelo menos 6 meses, pode ajudar no seu desempenho na corrida e saúde do seu corpo. Por isso, mantenha o foco na sua planilha e dê um passo de cada vez.

Erro 3: QUERER RESULTADO RÁPIDO

É preciso entender que uma corredora não se forma da noite para o dia. Exigir demais logo no começo, pode fazer com que seu corpo não acompanhe. Das duas uma: você pode se ma­chucar ou se desestimular por não chegar lá.

Por isso é fundamental estabelecer com seu treinador, metas realistas de curto, médio e longo pra­zos, que não sejam nem muito fáceis, nem muito di­fíceis para não te desmotivar.

Erro 4: IGNORAR A DOR

Na empolgação inicial, muitas cor­redoras não enxergam os sinais que o corpo dá. Para não interromper a plani­lha, seguem treinando mesmo sentin­do que algo não vai bem. Mas é preciso entender que evolução e superação não estão associadas à dor.

Uma coisa é você dar aquele “gás a mais” para fechar um treino intervalado ou aquela distância longa. Outra é forçar um ritmo além do que está preparada, seja porque está muito cansada fisicamente, porque quer acompanhar uma amiga num treino, ou mesmo porque não quer furar a planilha por conta das dores.

É normal sentir uma dorzi­nha muscular após o início de uma atividade física, principalmente nas primeiras semanas, pois o corpo está se adaptando. Mas a sua persistência pode indicar que você se machucou. Por isso, respeitar e procurar a orientação de um treinador especializado é a melhor saída.

Erro 5: FUGIR DO FORTALECIMENTO MUSCULAR

O fortalecimento muscular é primordial para quem corre. Ela contribui não só para melhora do seu desempenho na corrida, mas para prevenção de lesões. Com músculos mais fortes, você tem menor desgaste e pode manter um alto rendimento por mais tempo.

Sabemos que para quem ama corrida, essa etapa da rotina de treinamento pode ser “chata”. Mas que tal mudar a maneira de encarar? Que tal olhar para o fortalecimento muscular como um facilitador para que você corra mais e para sempre?

Erro 6: COMER MAIS DO QUE O NECESSÁRIO

Você costuma usar a frase: “Eu corri, posso comer”? Esse não é o melhor caminho e pode ser que ao invés de emagrecer nesse início, você acabe engordando.

É preciso entender que o aumento do gas­to energético na corrida é gradati­vo, até porque no começo você vai correr num volume bem baixo.

Adote uma alimentação equilibrada e adequada ao seu volume de treinos. Se você comer bem – não necessariamente mais –, terá maiores chances de conquistar um corpo bacana enquanto evolui na planilha.

A corrida é disciplina! E essa deve ser levada também para sua alimentação, andando lado a lado com sua rotina de treinamento, para que o resultado alcançado seja o que foi planejado e esperado.

Erro 7: SUPLEMENTAR SEM CONSULTAR

Só invista em suplementação com in­dicação de um nutricionista, pois só ele saberá os horários, quantidades e tipos de suplementos para se to­mar.

Os suplementos alimentares ajudam as corredoras com volume alto/ intenso de treinos. Mas se você está começando a correr agora, comer direito ao longo do dia e cuidar da hidratação são suficientes.

Erro 8: NÃO DESCANSAR

Treinos em excesso podem ser prejudiciais. Além de causar possíveis lesões, também sobrecarregam e desestimulam a prática da atividade física. Corredoras iniciantes precisam ter em sua planilha de treinos dias de descanso para a recuperação muscular.

 

E você, costuma cometer alguns desses “deslizes”? Conhece alguma recém corredora que precise ler este conteúdo? Coloque aqui nos comentários e compartilhe essa matéria para que ela não cometa esses erros.

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta.

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo