Como estabelecer metas na corrida para o novo ano?

O início de um novo ano é sempre acompanhado de promessas, seja para o lado pessoal ou profissional. Nada melhor do que aproveitar o clima de renovação para fazer planos e correr atrás dos sonhos, não é mesmo? E é nesse momento, ao estabelecer as metas de ano novo, que muitas pessoas erram.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, estes planos são definidos no calor do momento. Toda magia de final de ano eleva as expectativas e acabam não fazendo você pensar direito.

Mas não queremos que você caia nessa! Para isso, separamos algumas dicas importantes para ajudar você a tirar suas metas na corrida do papel e garantir que nada terá que ficar para o ano seguinte. Confira neste texto!

A importância de ter metas na corrida

Ter um objetivo na corrida irá ajudar na sua motivação para correr e a seguir com disciplina a rotina de treinamento, fazendo com que cumpra os treinos mesmo em dias onde a vontade é de ficar em casa.

Além das metas, é preciso que esteja atenta a outros fatores que podem atrapalhar seu objetivo. Um treinamento feito de maneira incorreta, pode causar lesões e até te afastar da corrida. Ainda mais se sua meta for completar sua primeira maratona, ou mesmo dar os primeiros passos no esporte.

Sendo assim, opte sempre que possível por um acompanhamento profissional adequado às suas necessidades, para te ajudar a cumprir suas metas na corrida.

É preciso planejar e estabelecer metas concretas

A primeira coisa é entender o quão relevante é essa meta é para você. Muitas vezes não conseguimos levar adiante nossos objetivos, porque na verdade eles são relevantes para outras pessoas.

Mas, se seu sonho for realmente o seu sonho na corrida, comece traçando metas concretas. Muitas vezes, dizemos: “quero correr mais ou “quero ser mais rápida. Mas isso não é específico!

Quando as metas ficam muito jogadas, pouco específicas, você não sabe diferenciar se aquilo é o que você realmente quer. Porque para estas questões que demos como exemplo acima, o caminho requer muitas etapas e que você nem sabe se quer mesmo passar por elas. Por isso, o ideal é traçar de forma objetiva.

Sendo objetiva a sua meta, coloque-a no papel com um passo a passo. Dentro desse planejamento, inclua o que deve ser feito antes e durante a jornada para cumpri-la, quais as adaptações na rotina precisam ser feitas e como fazê-las.

Um exemplo: quais médicos precisa ir para fazer exames, se matricular numa academia para o fortalecimento muscular, quem irá acompanhar e monitorar seus resultados, que horário você vai encaixar os treinos, quem vai ficar com seus filhos

Tudo isso precisa ser listado, para você entender quais etapas e desafios precisarão ser vencidos para se chegar até a sua meta na corrida e, principalmente, se você está disposta a enfrentar todas elas.

E o medo do fracasso?

É muito comum que deixemos nossas metas na corrida de lado pelo medo de fracassar, de não dar conta ou mesmo o medo da opinião dos outros. Nossa mente, amedrontada, tem o péssimo hábito de dificultar tudo.

O medo faz com que a gente comece a criar uma série de obstáculos e não nos deixa sair do lugar. Para driblar esse sentimento, pense na meta em etapas e vença cada uma delas como se fossem degraus.

Um degrau por vez, sem olhar para o topo da escada. Sem pensar no tanto que precisa fazer e sim no que precisa fazer hoje!

Com o objetivo traçado, é preciso decidir como começar

Existem alguns pontos a serem levantados para se ter sucesso no cumprimento de metas na corrida. Vamos a eles:

Seja realista

Suas metas precisam ser tangíveis, pois de nada adianta gastar tempo e esforço com objetivos que não estão ao seu alcance. Ser realista não quer dizer definir metas fáceis, mas sim que você deve trabalhar com aquilo que está dentro da sua realidade naquele momento.

Divida sua meta em etapas

Ninguém resolve escalar uma montanha e vai do pé ao topo de uma vez só. Uma meta é um grande desafio é preciso dividi-lo em várias etapas para que seja concretizado. Por isso, escreva tudo o que você vai precisar fazer para conquistá-lo. Esses detalhes serão as etapas da sua meta.

Dê prazo para as etapas

Depois de dividir sua meta em etapas, você precisará organizá-la dentro de um ano. Que tal encarar cada etapa como uma submeta? Assim, diminui-se a ansiedade e o medo do objetivo final.

Além disso, nada mais motivador do que vencer um desafio. Isso te dará gás para continuar!

Portanto, estabeleça submetas de curto prazo (até 3 meses) e médio prazo (6 a 10 meses), encarando a sua meta da corrida final como uma de longo prazo (ao final de 1 ano).

Respeite as etapas

Entenda que para atingir seu objetivo principal, é preciso passar por todas as etapas listadas de forma gradativa, sem sobrecarregar seu corpo. O equilíbrio entre volume e intensidade dos treinos possibilitará que as fases de seu planejamento sejam ultrapassadas de forma segura. Conte com a ajuda de um profissional.

Liste os benefícios

Como o objetivo final normalmente está longe, aos poucos os planos podem ser deixados de lado. A dica é: liste os benefícios que serão alcançados com a realização de cada etapa e da meta final. Escrever uma lista de ganhos pode aumentar a motivação.

Monitore os avanços e comemore

Para garantir que está fazendo o progresso necessário, acompanhe seus avanços. Verifique sempre se as etapas estão no prazo e sendo cumpridas e se os passos estão realmente te levando para o caminho certo.

Ah, e não deixe de vibrar por cada etapa concluída! Como dissemos acima, nada mais motivador do que o sentimento de dever cumprido.

Se for necessário, reorganize-se

Os imprevistos acontecem o tempo todo. E um ano é tempo suficiente para que mudanças ocorram em todos os âmbitos da sua vida. Exemplo disso é o que temos vivido desde 2020.

Portanto, é preciso ter em mente que é possível que as coisas não saiam exatamente como planejado. Nesse caso, será necessário recomeçar, reorganizar as etapas e até mesmo traçar nova meta. Se prepare para isso, sem que seja motivo para desistência ou desânimo.

Perdeu alguma coisa? Listamos os 10 passos para você conquistar sua meta na corrida

  • Passo 1: Defina uma meta na corrida que faça sentido pra você;
  • Passo 2: Seja objetiva;
  • Passo 3: Procure acompanhamento profissional adequado às suas necessidades, para te ajudar a cumprir suas metas na corrida;
  • Passo 4: Seja realista;
  • Passo 5: Divida sua meta em etapas;
  • Passo 6: Dê prazo para as etapas, como submetas no caminho para a meta principal;
  • Passo 7: Respeite as etapas;
  • Passo 8: Liste os benefícios;
  • Passo 9: Monitore os avanços e comemore;
  • Passo 10: Se for necessário, reorganize-se!

Seguindo esses passos, temos certeza que no próximo ano, quando ouvir por aí alguém cantando “então é Natal, e o que você fez?”, a sensação de realização e dever cumprido fará todos os seus esforços terem valido a pena.

 

Se você já traçou sua meta para o ano que se inicia, deixe nos comentários. Compartilhar metas é uma ótima forma de ganhar ainda mais incentivo e inspiração.

Aproveite e compartilhe esse texto com alguma corredora que está pensando no que quer conquistar na corrida neste ano!

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo