Treinar para uma maratona é uma tarefa árdua e exige dedicação. Para as mulheres pode ser ainda mais difícil. Afinal, elas precisam conciliar o trabalho, os filhos, a casa e os treinos. Porém, depois de tudo organizado e a corrida encaixada é hora de escolher a maratona a ser superada.
Para ajudar selecionamos 4 maratonas brasileiras, que oferecem boa estrutura para os 42 km de corrida. Vale lembrar que na hora de escolher a prova é importante avaliar o percurso e as condições climáticas. Esses dois fatores influenciam diretamente a performance da atleta.
Mas antes de seguir com as maratonas, que tal relembrar a história da norte-americana Kathrine Switzer? E se ainda não começou a treinar para a Maratona dá uma espiada no nosso texto com dicas de treino para encarar seus primeiros 42 km.
A mulher que correu por todas as mulheres
Nem sempre as mulheres foram aceitas nas maratonas. A norte-americana Kathrine Switzer é prova disso. Ela foi a primeira mulher que correu a tradicional Maratona de Boston no ano de 1967. Mas a conquista não foi simples.
Durante a corrida, o organizador da prova tentou expulsá-la com agressões pelo fato dela ser mulher. Com a ajuda do namorado e do treinador, ela conseguiu seguir em frente e completou a maratona em 4h20min. Entretanto, os organizadores invalidaram sua participação e não registraram o feito como oficial.
Esse fato foi um marco sobre a participação das mulheres nas maratonas. Graças à Kathrine, hoje encontramos mulheres em todas as corridas do mundo.
Maratona do Rio de Janeiro
A maratona da cidade maravilhosa abre a lista de provas. Não dá para negar que o visual do Rio de Janeiro é de tirar o fôlego e correr 42 km com tanta beleza fica mais fácil. Contudo, o calor pode prejudicar a performance das mulheres que completam a maratona acima de quatro horas.
A largada da corrida acontece no Pontal e a chegada é no Aterro do Flamengo. O percurso é bem plano e vai beirando o mar. Porém, há trechos em túneis que podem ser um pouco sufocantes.
A prova se destaca também por ter a maior e mais completa feira de maratona do Brasil. Esse é um bom momento para ver as novidades de corrida. A Authen, marca de performance exclusiva feita para a mulher brasileira, sempre está presente com os melhores equipamentos femininos.
Não espere pela Maratona do Rio, conheça aqui os equipamentos Authen projetados para a corredora!
Maratona de São Paulo
A capital paulista também tem a sua própria maratona. A corrida acontece sempre no início de abril e tem a tradição de contar com a participação de atletas de elite estrangeiros. Muitas mulheres quenianas já conquistaram o pódio da Maratona de São Paulo.
A largada e a chegada da maratona acontecem no mesmo local e isso facilita a logística da corredora. Contudo, a largada é realizada às 7h30 e sem divisão de ritmos, o que torna o início mais lento e o término da corrida com bastante calor para quem completa a prova após meio dia.
Maratona de Porto Alegre
Que tal um percurso plano e uma temperatura amena? Essas são as principais características da Maratona de Porto Alegre realizada todos os anos no mês de junho. Por conta disso, a corrida é indicada para todos os perfis de mulheres maratonistas.
Geralmente a estrutura da prova é montada num shopping com estacionamento, banheiros e espaço de sobra para as tendas das assessorias esportivas. Porém, chegar até lá pode demorar um pouco devido ao trânsito no dia da prova.
Maratona de Foz do Iguaçu
É considerada a maratona mais bonita e desafiadora do Brasil. A corrida termina dentro do Parque Nacional do Iguaçu com vista para as cataratas. Mas para chegar lá é preciso enfrentar um percurso com altimetria cheia de sobe e desce.
A largada é bem cedo, às 6h30, e por ser realizada no mês de setembro ainda não oferece aquele calor do verão. É uma maratona para mulheres mais experientes e segundo relatos, há pontos de hidratação com refrigerante.
Já sabe qual maratona você vai correr? Independente da escolha certamente você irá precisar da Authen para melhorar sua performance. Finalmente, a marca de performance exclusiva feita para a mulher brasileira!