Benefícios da corrida para saúde mental

A Pandemia de Covid 19 nos fez enxergar diversas coisas que antes passavam despercebidas ou não falávamos tanto socialmente. Uma delas sem dúvidas é a sobre nossa saúde mental e a importância de manter uma vida saudável em todos os aspectos. A busca por estabilidade emocional é o caminho que precisamos seguir, mas como conseguir?

Bem, não temos todas as respostas para essas questões. Porém, conhecemos algo que auxilia de forma eficaz nessa busca por uma saúde mental estável: o esporte. Dentre tantos esportes, a corrida de rua é um dos antídotos naturais para a mente mais potente existente.

O famoso hormônio da felicidade, a endorfina, é liberada na prática da corrida e como consequência se tornando um alívio para o estresse, uma válvula de escape. Entretanto, os benefícios psicológicos nas corredoras se dão a partir de outro “bônus” do esporte: o aumento da autoconfiança e autoestima.

Além da linha de chegada

O fato de definir uma meta que seja alcançável para você mesma, te faz desafiar sua própria mente Você desenvolve a concentração para realização do objetivo, pois só você cumpri-lo, não há como transferir a responsabilidade para outra pessoa. Por isso, cada corrida na sua rotina de treinos se torna uma conquista. Você entende que pode completar pequenas metas e aos poucos melhorar sua autoconfiança porque acreditar que é capaz se torna algo palpável.

Mas, isso não se limita apenas à corrida. As vivências do esporte são transferidas para a vida pessoal e os benefícios se estendem para vida profissional, como saber lidar com as situações diárias, pois completar uma prova considerada difícil, traz todo o combo de preparação, não só física, mas mental.

A corredora Gabriela Marques, utiliza a corrida como complemento para seu tratamento para estabilizar o humor, e afirma: “Todas as vezes que cruzo a linha de chegada e faço uma prova de forma constante, sem quebrar, sinto que sou capaz de qualquer coisa na vida, inclusive estabilizar meu humor. É muito mais que endorfina, é mudança de pensamento, de como a gente se enxerga e enxerga a vida. Pois, se posso ser estável na corrida, me sinto capaz de ser encarar minha instabilidade de humor e todos os outros problemas da minha vida.”

Desenvolver senso de si, da sua própria capacidade, infelizmente não é algo fácil. Porque, cada ser humano possui vivências distintas em sua infância, traumas, que nos moldam para vida adulta e boa parte de nós crescemos sem esse desenvolvimento positivamente, nos afetando no todo. A corrida não muda apenas o estilo de roupa, a alimentação, ela também muda a mente, muda a forma de lidar e enxergar a vida e seus desafios.

A corrida no combate às doenças mentais, como a depressão

Pela corrida provocar esse bem estar imediato, ela também é comprovadamente uma grande aliada contra a depressão e ansiedade. A Dra. Carol Sales, Psicóloga Clínica há 11 anos, ultramaratonista, com 4 maratonas oficiais, Cidade Maravilhosa 21/42km Maratona do Rio 2019 e Desafio Dunga – Disney 2020 explica que: “Os efeitos positivos da corrida para a nossa mente a tornam uma excelente aliada nos tratamentos para transtornos como ansiedade e depressão. Estudos científicos já comprovaram a relação da corrida com a redução dos sintomas de ansiedade e estresse, com a produção de substâncias geradoras de prazer/euforia e sua ação analgésica e relaxante. Mas a corrida pode ainda auxiliar na construção de vínculos sociais e na elevação da autoestima. Correr é de fato um barato, protege e trata a nossa saúde mental e é uma válvula de escape da qual não abro mão.”

Há ainda a influência das transformações estéticas causadas pelo ato de correr que também fazem com que as pessoas se sintam mais confiantes e fortes para enfrentar os problemas do dia-a-dia. Correr ajuda a construir novas amizades, aumenta o contato com a natureza, melhora a qualidade do sono e leva as pessoas a se alimentarem melhor, auxiliando na prevenção e cura de muitas doenças mentais, como a depressão, por exemplo.

Indo mais afundo, os benefícios no tratamento de muitas doenças mentais são afirmados por diversos especialistas, seja depressão, bipolaridade, ansiedade ou outros. Busque um profissional para tirar dúvidas, se for o seu caso. Ele poderá orientá-la sobre a melhor forma de incluir a corrida na sua rotina com esse objetivo.

Corpo sã, mente sã. Clichê, porém é real e comprovado. Conquistar quilômetros também é sinônimo de conquistar bem-estar mental e estabilidade emocional. Se você estava pensando em um motivo para, começar a correr inicie por sua mente, porque ela te guiará para conquistar todos os outros objetivos, e literalmente para sua melhor versão de si mesma.

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo