Duas mulheres correndo juntas usando Top GRIT Authen | Quero começar a correr e não sei como

Quero começar a correr e não sei como

Quando se está perto do começo de mais um ano ou simplesmente decide-se que é hora de um novo ciclo em sua vida, é comum procurar um novo hobby ou passatempo para começar a praticar. As possibilidades são infinitas: música, pintura, costura, fotografia… Todas elas são muito divertidas. Afinal, tiram você daquela inércia, aquela sensação de ficar parada no tempo. Mas poucas são tão prazerosas e desafiadoras quanto a prática de um novo esporte, principalmente a corrida.

Se você chegou até aqui, muito provavelmente é sinal de que você está considerando começar a correr. Mas, antes de dar seus primeiros passos por aí, é importante se preparar para essa grande novidade em sua vida. Se você está perdida e não sabe por onde iniciar, aqui está uma lista com todas as principais etapas que você deve seguir para ser uma verdadeira corredora mais rápido do que você imagina.

Antes de começar a correr, entenda seu corpo

Na verdade, o primeiro passo vem de dentro. Vale a pena refletir um pouco sobre seus objetivos com a corrida. Você quer se tornar uma esportista ou apenas correr como hobby? Quer usá-lo como uma válvula de escape para sua rotina agitada ou apenas para ocupar o tempo ocioso? Talvez, seja uma forma de emagrecer e melhorar a autoestima. O bom é que a corrida é uma ótima solução para todas essas questões! Muito provavelmente você já esteja fazendo essas perguntas para si mesma nesse exato momento.

O segundo passo muito importante é saber se seu corpo está apto para praticar um esporte de alto impacto. E isso só pode ser respondido por um médico. Faça uma consulta e informe ao profissional a sua intenção de começar a correr. Ele ou ela muito provavelmente irá recomendar uma Avaliação Pré-Participação Esportiva, em que é possível prevenir lesões musculares e ortopédicas. Também há altas chances de serem prescritos exames para verificar a saúde do coração (como o eletrocardiograma), além de exames de sangue e urina.

Depois desse check-up quase completo, ainda é importante conversar com um(a) profissional de educação física, personal trainer ou coach. É a pessoa que melhor vai poder te dar dicas personalizadas para o seu tipo físico e sua idade. Assim, você pode correr com a certeza de que está fazendo tudo da melhor maneira possível.

É interessante que não leve muito tempo desde a vontade ter aparecido até o papo com o profissional. Quanto mais tempo você postergar isso, mais chances de você desistir no meio do caminho. Mas, a boa notícia é que, com a prática liberada e os objetivos traçados, você agora sim está liberada para começar a correr.

E então… comece a correr!

Como já falamos em uma outra publicação que fala sobre como começar a correr 5 km, ao começar, é importante usar o equipamento de corrida correto. Isso significa muito mais do que apenas contar com um bom tênis, mas também com roupas para corrida.

Felizmente, hoje em dia existem marcas que desenvolvem roupas para corredoras iniciantes. Assim, você pode comprar uma roupa esportiva com a certeza de que está adquirindo uma peça desenvolvida para você. Além disso, vale a pena usar uma viseira para proteger do sol, uma garrafinha d’água e fones de ouvido com uma boa playlist para te motivar.

Não espere chegar numa segunda-feira ensolarada para começar a correr. Nada de postergar, lembra? Depois de tudo ok, você pode começar a correr a qualquer dia da semana, assim que houver alguma oportunidade. O ideal, claro, é que você comece em uma área plana, para que você não sobrecarregue o seu corpo logo de cara. Pode ser em alguma praça pública, na orla da praia ou até mesmo em um centro esportivo. Onde der pra começar a correr, você pode.

Independentemente do nível de corredora você queira chegar um dia, é importante ir com calma. Comece aos poucos e respeitando o seu corpo. Se você estava absolutamente sedentária até o seu primeiro dia, talvez seja melhor começar apenas com uma caminhada. Existem planilhas de corrida para iniciantes, como o Couch to 5K que podem ajudar nisso.

 

Essas planilhas de corrida têm um programa completo com todo o processo de evolução definido por dias. Elas mostram, por exemplo, que é super importante treinar em dias alternados, para que no começo o seu corpo se acostume com a nova atividade, pelo menos nas primeiras semanas. Essas planilhas também já projetam toda a sua evolução ao longo do tempo. Ao acompanhar corretamente uma planilha como o Couch to 5K, em pouco mais de 2 meses você já pode estar correndo uma distância de 5 km normalmente.

Mas, até correr seus primeiros 5 km, é natural que você encontre algumas resistências pelo caminho. Aquela preguiça, momentos de desânimo… Quase todo mundo que atualmente é uma competidora já pensou em desistir um dia. Mas, quando esses pensamentos baterem, existem algumas formas de recuperar o desejo.

Como posso fazer para não desistir?

Uma boa dica é buscar companhia. Você conhece alguma amiga que já corre e que possa te acompanhar? Que tal chamar aquela pessoa que sempre fala que quer perder alguns quilinhos mas não sabe o que fazer? A corrida é um esporte muito prazeroso e, quando acompanhado, se torna ainda melhor.

Outra forma de continuar seguindo em frente é se desafiando e se dando pequenas recompensas ao conseguir atingir seus objetivos diários. Conseguiu fazer 1 km? Que tal se dar o presente de curtir uma praia no próximo final de semana? Atingiu a marca de 2 km? Você merece um dia só seu com seus filhos ou suas amigas. Essas pequenas barganhas pessoais são muito úteis para conseguir atingir seus objetivos, qualquer que sejam eles. Pense nisso e você vai se sentir muito mais motivada.

Isso sem falar que a própria corrida já se torna viciante por si só. Praticar exercícios permite ao cérebro liberar substâncias prazerosas como a endorfina. Já falamos aqui no site que as atividades físicas podem melhorar a saúde mental e mostramos que a dopamina, liberada pela corrida, também é um tranquilizante natural e reduz substâncias relacionadas à depressão e ansiedade. Logo, depois que começar a correr, não vai demorar muito para você a sentir a diferença também nas suas relações com colegas, amigos e familiares. E depois que se der conta disso, não vai querer mais largar dessa melhor versão de você.

E depois de começar a correr? Quais os próximos passos?

Depois de ter começado a correr e ter cumprido a sua primeira planilha de treino, você deve voltar ao seu momento de reflexão interior e se questionar: quer continuar nesse ritmo ou evoluir mais um passo. Na maioria das vezes, mesmo quem começou a correr despretensiosamente acaba querendo continuar evoluindo, depois de ter visto que chegar ao nível de 5 km foi mais fácil do que imaginava. Muito provavelmente, isso também acontecerá com você.

O seu próximo passo pode ser a primeira competição. Existem diversas corridas de rua para encarar 5 km. Em uma busca rápida no Google ou em eventos no Facebook, você pode encontrar uma perto de você e provar a si mesma que é capaz de cumprir uma prova dessas.

E o que fazer a seguir, para não continuar na mesma zona de conforto? Como já dizia o filme, “ao infinito e além!” As distâncias da maioria das competições são os 10 km, a meia maratona com 21 km e a maratona. Existem também as ultramaratonas, mas isso pode ser uma conversa para outro dia, né?

E aí? Pronta para começar a sentir o vento no rosto? Então, pegue seu tênis, prepare sua roupa de compressão e vamos com tudo!

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo