Dor de cabeça depois de correr?

Você já sentiu dor pulsante na testa ou nas têmporas depois de uma corrida? Apesar de não ser normal, é comum ver corredoras relatando dor de cabeça depois de correr.

Essas dores de cabeça por esforço são provocadas por qualquer tipo de atividade física. Mas, são mais comuns com atividades físicas exaustivas. E a corrida é certamente entre elas.

Há vários tipos de dor de cabeça e, claro, várias possíveis causas. No texto de hoje, identificamos 4 causas frequentes das dores de cabeça após exercícios físicos, além de propor algumas dicas de como prevenir e de como tratar das cefaleias pós-treino. Confira!

DESVENDANDO A DOR DE CABEÇA

Você sabia que o nome correto da dor de cabeça é cefaleia? Existem dois tipos de cefaleia:

Cefaleia primária

Ela é desencadeada por esforço, tensão ou noites mal dormidas.

Cefaleias secundárias

São um sintoma de um problema sério, como hipertensão, uma infecção, abstinência de substâncias ou um acidente vascular cerebral.

Se a cefaleia durar por dias, ou você perceber que, em um mês, passa mais dias com dor de cabeça do quem sem ela, procure profissionais especializados em neurologia, que saberão identificar cefaleias primárias ou secundárias oriundas de comorbidades.

Entenda: Dor de cabeça frequente é um importante sinal de alerta!

4 CAUSAS PARA DOR DE CABEÇA DEPOIS DE CORRER

CAUSA #1: EXERCÍCIO INTENSO E/OU PROLONGADO

A corredora sente uma dor pulsante, como uma enxaqueca, na cabeça inteira. Algumas vezes podem gerar inclusive vômitos e distúrbios de visão.

Dores de cabeça induzidas por esforço podem ser causadas por alterações no fluxo sanguíneo. Quando nos exercitamos, partes do nosso corpo recebem mais sangue do que outras. A maior parte do sangue é redistribuída para os músculos em atividade.

Alguns fatores, como o calor excessivo e treinos em locais com altitudes elevadas, podem ajudar no surgimento da dor de cabeça.

Se você anda sofrendo com dor de cabeça, talvez seja melhor conversar com o profissional que te acompanha para reduzir a intensidade de corrida.

CAUSA #2: DESIDRATAÇÃO

Seja porque você treinou pesado, suou muito e não repôs os líquidos perdidos, ou porque não anda bebendo água o suficiente no dia a dia, a desidratação é uma das principais causas de dores de cabeça.

Quando você está desidratado, o volume de sangue diminui. Diminuindo assim a quantidade de sangue que flui pelo cérebro, que, por sua vez, pode limitar a quantidade de oxigênio que é fornecida ao cérebro.

O cérebro pode realmente diminuir um pouco a partir dessa perda de volume, e acredita-se que esses problemas acima sejam potencialmente responsáveis ​​por cefaleias.

Por isso, converse com um nutricionista para adequar a quantidade de água necessária para seu corpo, levando em consideração a sua rotina de treinos.

E os eletrólitos?

A hidratação anda de mãos dadas com os seus níveis de eletrólitos. O desequilíbrio em seus níveis pode também levar a dores de cabeça durante e depois da corrida.

Mas é muito fácil evitar desequilíbrios com eletrolíticos antes de uma corrida de alta intensidade. Se ela tiver duração acima de uma hora, consumir eletrólitos uma hora antes e, enquanto estiver correndo, ajuda. Isso pode ser feito através de géis, cápsulas ou fluidos contendo eletrólitos.

CAUSA #3: POSTURA

Problemas posturais e forma inadequada na execução da corrida podem causar tensão. Esta, por sua vez, pode causar cefaléia após os treinos (ou até mesmo durante). Essa dor por tensão caracteriza-se por uma dor constante sentida normalmente em ambos os lados da cabeça.

Já pensou em fazer uma avaliação de biomecânica da corrida? É uma maneira de um profissional (fisioterapeuta ou ortopedista) analisar sua postura enquanto corre e propor exercícios que ajudem a melhorar sua mecânica e evitar as possíveis dores por postura.

Normalmente esses ajustes (com ajuda de profissionais) demandam tempo. Por hora, quando estiver com dor de cabeça após a corrida, para aliviar, experimente aplicação de calor, massagens ou fazer exercícios para aliviar a dor no pescoço, relaxando assim os músculos.

CAUSA #4: HIPOGLICEMIA

Se a dor de cabeça após corrida vier acompanhada por fraqueza, tremedeira, tontura ou enjoo, pode ser um sinal de que o nível de açúcar no sangue está baixo demais, e seus estoques de energia estão comprometidos.

A insulina controla os níveis de açúcar no sangue do seu corpo. Baixos níveis de insulina levam a alterações nos hormônios como dopamina, adrenalina e norepinefrina, que são produzidos pelas glândulas supra-renais – que influenciam o comportamento do cérebro.

Resumindo: menos açúcar no sangue = menos para alimentar o cérebro.

Para treinar bem, o corpo precisa ter energia disponível para usar. Uma alimentação balanceada, um pré-treino adequado ao exercício que fará pode evitar uma queda na insulina. Consulte um nutricionista para ajustar as quantidades necessárias de acordo com a sua realidade de treinamento.

CUIDADO COM ALGUNS ALIMENTOS

Alguns alimentos (geralmente em associação a outros fatores causadores) podem desencadear cefaleias ou intensificá-las. São eles:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Chocolate (principalmente os mais açucarados);
  • Cafeína;
  • Alimentos ricos em: glutamato monossódico, adoçantes artificiais e conservantes como nitratos ou nitritos.

 

DICAS GERAIS

Na maioria das vezes dores de cabeça após a corrida não são um sinal de grande preocupação. Elas cessam um pouco de dias de descanso.

Mas lembre-se: Se a dor de cabeça for forte, não cessar depois de descansar e vier acompanhada por outros sintomas como tontura, tremor, enjoo ou vômito, interrompa o treino imediatamente e busque ajuda médica.

Não ignore uma dor que perdura, mesmo que comprometa sua rotina de treino. Cuide-se!

Se você curtiu esse conteúdo, compartilhe com uma amiga.

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo