Saiba como melhorar o VO2 máximo na corrida e vá mais longe sem cansar!

O final de semana se aproxima, ou seja, é hora de se preparar para os longões! Se você ainda não consegue manter um ritmo rápido por tanto tempo, não perca nenhuma dica deste conteúdo! Reunimos um guia completo de como melhorar o VO2 máximo na corrida!

Com nossas informações, será mais fácil e saudável alcançar o pace desejado nos seus 10km, 15km ou 25km. Sendo assim, continue a leitura e conte com Authen para ir mais longe!

Nossa marca, referência em roupas de corrida feminina desenvolvidas com tecnologias avançadas, foi pensada para todas as necessidades das corredoras brasileiras.

Dessa forma, além de costuras e acabamentos que tornam os movimentos mais confortáveis, possuem compressão na medida certa para você dar o seu melhor nos treinos. Portanto, venha descobrir como melhorar seu vo2 máximo e surpreenda-se com aonde seu corpo pode te levar!

O que é VO2 max?

O VO2 máximo é a quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode consumir por minuto. Assim, é um importante indicador para as corredoras, uma vez que o oxigênio é essencial para a produção de energia.

E, quanto mais oxigênio o corpo pode transportar, mais energia os músculos podem produzir. Dessa forma, o VO2 máximo determina a capacidade de sustentar um esforço físico por um longo período de tempo sem se cansar.

Corredores que treinam para melhorar o VO2 máximo também experimentam os seguintes benefícios:

  • Melhora o desempenho (velocidade X tempo) em corridas de curta e longa distância;
  • Ajuda na recuperação de lesões mais rapidamente;
  • Melhora a resistência cardiovascular;
  • Aumenta a potência muscular;
  • Reduz o risco de doenças cardíacas.

Assim, as esportistas, iniciantes ou profissionais, estão sempre em busca de como melhorar o VO2 máximo na corrida para alcançar melhores resultados nas provas e treinos diários.

Qual o VO2 ideal por idade?

O VO2 máximo varia de acordo com a idade, o sexo e o nível de condicionamento físico. No entanto, vale ressaltar que não existe um valor ideal, uma vez que é importante considerar outros fatores, como a genética, a composição corporal e o histórico de treinamento.

De acordo com o Cooper Institute, um centro de pesquisa em saúde e fitness, os valores de VO2 máximo recomendados para corredores são os seguintes:

  • 18-29 anos: mulheres de 56 a 65 mL/kg/min e homens de 47 a 55 mL/kg/min;
  • 30-39 anos: mulheres de 52 a 61 mL/kg/min e homens de 44 a 52 mL/kg/min;
  • 40-49 anos: mulheres de 48 a 57 mL/kg/min e homens de 41 a 49 mL/kg/min;
  • 50-59 anos: mulheres de 44 a 53 mL/kg/min e homens de 37 a 45 mL/kg/min;
  • 60-69 anos: mulheres de 40 a 49 mL/kg/min e homens de 34 a 42 mL/kg/min;
  • 70 anos ou mais: mulheres de 36 a 45 mL/kg/min e homens de 30 a 38 mL/kg/min.

Tem dúvidas de como calcular o vo2 máximo? Então, é possível basear-se na tabela vo2 máximo teste Cooper, simples e fácil de realizar. Ela estima os valores ideais de corredores de todos os níveis de condicionamento físico.

Para isso, relaciona a distância percorrida em um teste de corrida de 12 minutos com o VO2 máximo estimado. Nesse caso, é preciso correr o máximo que puder durante o período.

Depois, a distância percorrida é usada para estimar o VO2 máximo usando a seguinte fórmula:

  • VO2 máximo (mL/kg/min) = 22,351 – (0,1366 x idade) + (0,3935 x sexo) – (1,0977 x peso) + (3,264 x distância)

Nesse caso:

  • A idade é em anos;
  • Sexo: 1 para homens e 0 para mulheres;
  • Peso em quilogramas;
  • Distância em metros.

Como melhorar o VO2 máximo na corrida?

E agora, como aumentar VO2 max? Se esse é o seu objetivo, é hora de priorizar os treinos de alta intensidade. Afinal, esses exercícios fazem o coração e os pulmões trabalharem mais.

Confira algumas sugestões de treino de VO2 max corrida:

  • Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT): consiste em alternar períodos de alta intensidade com períodos de recuperação;
  • Corrida em subidas: é uma ótima forma de aumentar a resistência cardiovascular;
  • Fartlek: é um treino de corrida que melhora a velocidade e a potência.

Lembre-se que melhorar o VO2 máximo é um processo gradual que requer dedicação e disciplina. Assim, não se esqueça de contar com a orientação de um profissional e aumente a intensidade gradualmente.

Além disso, o descanso é essencial para que o corpo se recupere. Você também pode garantir roupas femininas para treinos intervalados de velocidade, feitas para você dar seu máximo com muito conforto e alta performance!

Transforme sua performance com Authen!

Agora que já sabe como melhorar o VO2 máximo na corrida, aprimore ainda mais seu desempenho com as roupas femininas de corrida Authen! Nossas peças são confeccionadas com tecido de alta tecnologia e design inteligente.

São bermudas, leggins e tops com sistema de compressão e pontos de sustentação estratégicos que garantem o conforto necessário para que você supere seus limites.

O melhor é que nossa modelagem é feita para as mulheres brasileiras! Por isso, conte conosco para ir mais longe! Confira lançamentos e ofertas na Loja On-line Oficial e supere-se com os melhores produtos do mercado! Bons treinos!

Post criado 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo