Esteira ou Rua: Qual é a melhor superfície para correr?

Se você corre ou está pensando em começar a correr, provavelmente já se perguntou qual a melhor superfície para correr, esteira ou rua? Bom, para esta questão não há o que é melhor ou pior.

Isso porque ambas têm seus pontos positivos e negativos. Mas, em termos de benefícios para a saúde, as duas trazem excelentes resultados.

O que é preciso analisar é a sua adaptação a cada uma delas para tirar o melhor de cada superfície, pois ambas podem ajudar na sua evolução na corrida.

Neste texto vamos te ajudar a desvendar as diferenças entre correr na esteira ou na rua, em termos de desempenho, impactos, limitações, ritmo, entre outros aspectos. Confira!

Do Asfalto à Grama: Quais são as principais superfícies para correr?

Uma corrida pode nos levar a uma infinidade de superfícies. Inserir na sua rotina de treinos essa variedade, torna o treinamento mais eficaz, obrigando o corpo a se ajustar às mudanças do terreno.

Mas você sabe como as diferentes superfícies para correr afetam seu corpo? Descubra mais sobre as 06 principais superfícies na corrida e saiba como usá-las da maneira certa para seus melhores resultados:

Asfalto

Por ser quase toda ela igual, você não precisa prestar atenção à superfície e pode alcançar a propulsão máxima.

O ponto de atenção é que por ser uma superfície dura significa mais impacto nas articulações. Certifique-se de escolher um tênis com amortecimento adequado.

Esteira

Sem preocupação com ambiente externo e suas influências (vento, chuva, calor etc) e por ter efeito de impulsão, se tornar “mais fácil” ou de “menor esforço” que o asfalto, por exemplo.

Além disso, você pode selecionar o ritmo e a inclinação da superfície.

Excelente para quem está voltando de lesão, pois possui baixo impacto, prejudicando menos tendões e ligamentos.

Areia

Na areia fofa, você precisará levantar mais os joelhos e empurrar com mais força. Isso vai ajudar a melhorar sua técnica e resistência na corrida. Porém, é bem cansativo. Portanto, nada de cobrar velocidade.

Ah, e evite a inclinação da praia, pois pode levar à obliquidade pélvica.

Trilhas na floresta e montanhas

Com melhor amortecimento, elas são excelentes para as articulações. As constantes mudanças as tornam desafiadoras e o esforço de compensar as superfícies irregulares e as mudanças de direção trabalham seus músculos profundos de suporte e estabilização.

Porém, esse esforço pode cansar e diminuir seu ritmo, não sendo adequadas para correr em velocidade alta. Cuidado: é fácil virar o tornozelo.

Pista de corrida

Excelente para treinos intervalados e de ritmo. O ponto de atenção é que em pista se corre em sentido anti-horário. Com o tempo, isso pode levar a desequilíbrios musculares.

Portanto, é uma boa ideia mudar de direção de vez em quando.

Grama

Fortalece os músculos do pé e melhora sua técnica de corrida. Além disso, a grama bem cuidada oferece o melhor amortecimento.

Mas a questão é… Esteira ou rua: Qual é a melhor superfície para correr?

Corrida na esteira

Um dos aspectos principais da corrida na esteira é o ritmo. Nela você pode planejar sua corrida, controlando as inclinações e sem oscilações, já que a velocidade pode ser programada no próprio aparelho.

Outro ponto importante e relevante a favor da esteira é que ela permite um treino contínuo em ambiente onde você não precisa se preocupar com buracos, carros, segurança ou cachorros, ou mesmo condições climáticas, como chuva, vento, frio ou calor, por exemplo, fatores estes que poderiam atrapalhar o seu desempenho na corrida.

Mais uma vantagem seria o fato da esteira absorver parcialmente o impacto, o que é excelente para quem está voltando de lesão, está com sobrepeso ou iniciando na corrida.

De um modo geral, a esteira deve ser a escolha dos iniciantes, pois ajuda no desenvolvimento de uma coordenação motora, ganho de ritmo e condicionamento físico.

Por fim, na esteira é uma excelente oportunidade de dar mais atenção à sua técnica de corrida, avaliando aspectos como postura e movimento de braços, por exemplo.

Sem distrações externas, sua mente tende a se concentrar apenas no treino, o que pode representar uma vantagem para quem busca evoluir sua performance.

Por falar em performance….

Um dos tipos de treinos utilizados para ganho de velocidade é o treino intervalado (tiros). Esse treino apresenta grandes vantagens se feito na esteira, já que ela ajuda a alternar rapidamente as velocidades, além de controlá-la.

Corrida na rua

Correr ao ar livre tem uma grande diferença em relação à experiência da esteira, que é o fato de você ser impactado por diversos estímulos sensoriais. A temperatura, o sol, o vento batendo no rosto, a paisagem, o som das passadas, além de outros fatores. Isso traz dinamismo à atividade.

E é esse fato que confere uma das maiores vantagens da corrida na rua: o ambiente favorável a um treino mental, capaz de combater o estresse do dia-a-dia.

Com um ambiente mais agradável, percebemos uma corrida mais prazeirosa, o que confere melhores resultados em termos de performance.

Outra vantagem de correr na rua é o fato dela ter fatores como a variação do terreno e a resistência do ar, por exemplo, atuando sobre o corpo, o que potencializa o gasto calórico.

Além disso, o vento dissipa o calor do corpo melhorando a evaporação do suor, o que ajuda a retardar a fadiga corporal.

A liberdade de poder correr a qualquer hora em qualquer lugar é outro benefício relevante. Essa versatilidade de ambientes (trilhas, asfalto, areia, grama, pista, subidas, descidas, etc.), pode ser bom tanto aos adeptos de “correr para desestressar”, quanto no ganho de performance dos que “correm para se desafiar”.

Pensando provas de corrida? Vem para rua!

As provas de corrida de rua são, inclusive, o maior incentivo atual para os treinos ao ar livre.
Isso porque é mais interessante para quem pretende participar de provas que os treinos simulem ao máximo as condições da competição.

Isso inclui treinar no mesmo horário previsto para a prova, correr no mesmo tipo de terreno, o aclive ou declive certo etc.

Na esteira ou na rua, não deixe de se movimentar!

Respondendo a pergunta principal do texto, não há melhor ou pior local para correr. Na verdade, você pode até ter uma melhora considerável de performance se mesclasse, não só a esteira e a rua, mas as outras superfícies de corrida também.

Todas as superfícies são benéficas e diria que até são complementares…. Mas, mais importante do que pensar no local é criar o hábito e estabelecer uma rotina de treinos. Isso trará ganhos não só de performance e desempenho, para para sua saúde física e mental como um todo.

Pontos de atenção, tanto na rua quanto na esteira!

Posicionamento do corpo

Uma das principais diferenças entre correr na esteira e correr na rua é o posicionamento do seu corpo.

Na esteira, corremos com o corpo mais reto. Isso porque na esteira o que ”sai do lugar” é o chão, e não o seu corpo.

Não há problemas em correr dessa forma na esteira, até porque ela possui uma superfície mais macia, que ajuda a ter menos impacto sobre as articulações. Mas não se deve transferir essa postura de corrida para a rua.

O ideal na rua é inclinar o corpo levemente para a frente, usando a gravidade a seu favor. Ela ajudará você a ir para a frente, poupando energia.

Falando de impacto…

Como disse, esteiras em geral são macias e absorvem o impacto. Mas podemos relacionar o impacto como vantagem tanto na esteira (onde ele diminui) quanto na rua (onde ele aumenta).

Isso porque, se você não tem uma boa mecânica de corrida e nem um corpo forte, preparado para correr, na esteira o menor impacto é interessante.

No entanto, se você possui um corpo fortalecido e uma técnica eficiente consegue aproveitar a força de reação do solo gerada nesse impacto. O asfalto aumenta o impacto que o impulsiona à frente, fazendo você ganhar velocidade.

Resumindo…

Listamos abaixo as principais vantagens de cada uma dessas superfícies. Confira:

Corrida na Esteira:

  • Controle do ritmo;
  • Ambiente sem distrações ou variações climáticas;
  • Mente focada na técnica de corrida;
  • Controle de velocidade, principalmente em treino de tiros;
  • Menor impacto;

Corrida na rua:

  • Ambiente dinâmico, variado e estimulante;
  • Maior gasto calórico;
  • Retardo da fadiga corporal;
  • Liberdade de treino a qualquer hora, em qualquer local;
  • Adaptação específica para provas;
  • Maior impacto (que como vimos acima, pode ser favorável);

 

Não corre? Que tal começar hoje? Já corre? Então, bora calçar o tênis e conquistar uns quilômetros?

Se você curtiu esse conteúdo, compartilhe com alguém!

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta.

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Um comentário sobre “Esteira ou Rua: Qual é a melhor superfície para correr?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo