08 motivos que podem reduzir seu desempenho na corrida

Você treina com frequência mas sente que seu desempenho na corrida vem decaindo ou não evoluiu? O desempenho estagnado pode significar que é necessário rever a rotina de treinos e, também, o estilo de vida, que interfere bastante nos resultados.

É comum vermos corredoras desmotivadas ou reclamando de seu rendimento nas provas e treinos. Entre iniciantes e experientes, algumas chegam a deixar de correr, alegando cansaço ou falta de paciência com a evolução lenta.

O treinamento de corrida é uma ciência. É preciso orientação especializada, exames em ordem e uma rotina de hábitos que contribuirão, tanto para seu desempenho na corrida e performance, quanto para a sua saúde.

Para te ajudar a identificar o que pode estar te atrapalhando, listamos os 08 principais motivos que podem interferir no seu desempenho na corrida.

08 motivos que podem reduzir seu desempenho na corrida

#1 NEGLIGENCIAR EXAMES DE ROTINA

Se, mesmo fazendo tudo de forma correta, você ainda se sentir cansado e com dificuldades para treinar, é bom realizar um check-up para identificar se a sua saúde anda bem.

#2 FALTA DE PERIODIZAÇÃO:

Periodização é a divisão do treino onde cada fase tem uma função. Correr sempre na mesma velocidade funciona apenas para melhorar a sua condição física. Mas isso pode estagnar seu desempenho.

Para evoluir na corrida, você precisa variar estímulos e sair da sua zona de conforto. Enquanto as longas distâncias aumentam a resistência na corrida, os treinos intervalados melhoram a velocidade. Por isso, reveja sua planilha com o seu treinador.

#3 PULAR O DESCANSO:

É durante o repouso que o nosso organismo promove adaptações que permitem que ele seja capaz de suportar o estímulo que foi aplicado, tornando-se melhor condicionado do que antes.

Sabemos que a sensação de bem-estar provocada pela corrida é viciante. Mas correr todos os dias ou sempre ao limite máximo, sem descansar, pode resultar em lesões, fadiga e queda de rendimento.

A recuperação, que pode ser trote leve, pedalar, nadar, ioga ou até mesmo “day off” (converse com seu treinador), é muito importante, pois a musculatura precisa de tempo para se recuperar, antes de receber novos estímulos. Descansar ajuda muito a atingir os resultados programados.

#4 FALTA DE HIDRATAÇÃO:

Todas nós sabemos da importância da água para que as reações químicas ocorram sem complicações. Por isso, é fundamental repor o líquido durante os treinos, especialmente se eles forem longos, já que se perde água do corpo por meio do suor.

Quando suamos e não repomos água, o volume de sangue cai, retornando em menor quantidade ao coração. Assim, a cada batida, ele bombeia menos sangue rico em oxigênio para os músculos e para o corpo em geral. A produção de energia pela via aeróbia diminui e o desempenho da corrida também.

#5 ACÚMULO DE ESTRESSE:

O estresse somado a uma carga de treino alta, pode virar uma bomba-relógio e impor uma sobrecarga ao organismo, debilitando nosso sistema imunológico e atrapalhando muito a evolução e assiduidade com qualidade nos treinos.

#6 POUCAS HORAS DE SONO:

Dormir mal ou pouco acarreta em raciocínio e tempo de resposta mais lentos, comprometendo o treino do dia seguinte.

Se isso se tornar um hábito, pode comprometer sua saúde, pois é durante o sono que hormônios importantes são secretados, como o GH (hormônio do crescimento), que aumenta o tônus muscular e melhora o desempenho físico.

.

#7 NÃO ALIMENTAR-SE ADEQUADAMENTE:

Estudos mostram que uma boa alimentação representa cerca de 70% dos seus resultados. Mas a quantidade correta de cada nutriente vai depender das necessidades individuais.

Para não faltar nutrientes, ou mesmo para que os excessos atrapalhem sua evolução, o melhor é fazer um acompanhamento nutricional.

#8 ESTIPULAR METAS IMPROVÁVEIS

O problema de muitas corredoras são suas jornadas norteadas por metas improváveis. Começar hoje e amanhã já querer participar de uma maratona é a mais comum. Esse tipo de objetivo atrapalha o desempenho, além de ser desmotivador. Você desgasta seu organismo, ainda não preparado para uma meta ousada, e se frustra no percurso.

Suas metas devem crescer e evoluir gradativamente, assim como sua corrida.

 

Esses são alguns dos erros mais comuns aos corredores. Com pouco mais de atenção e acompanhamento correto eles podem ser evitados. Por isso, antes de calçar o tênis e vestir seu equipamento para correr, reflita.

Veja se você está cometendo algum desses equívocos, corrija. Sua saúde e seu desempenho agradecem.

Como última dica, reforçamos o auxílio profissional. Seja um nutricionista esportivo para a sua dieta, ou um profissional para acompanhar seus treinos.

Curtiu as dicas? Compartilhe com as amigas corredoras para que assim como você depois desse texto, elas saibam o que não fazer para atrapalhar seu desempenho e evolução na corrida.

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta.

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo