Mulher correndo na chuva vestindo a Linha Signature da Authen | Correr na chuva melhora a performance nas provas?

Correr na chuva melhora a performance nas provas?

Por Camila Nogueira

O que você faria se, logo no dia em que você iria correr na rua para completar sua planilha de treinos, começasse a chover? Deixa o treino para o dia seguinte, corre na esteira ou vai para a rua mesmo com chuva? Se você nunca tentou a terceira opção, saiba que é uma ótima alternativa.

Correr na chuva pode parecer coisa de maluco à primeira vista. Mas muitas vezes é extremamente satisfatório e motivador. Sabe aquela sensação de estar fazendo o que poucos teriam disposição de fazer (bem conhecida dos corredores)? Junte-a com a nostalgia que um banho de chuva pode proporcionar sobre sua infância e ainda a refrescância de sentir a chuva batendo no corpo enquanto realiza essa atividade que gera tanto calor. A experiência pode ser sensacional.

A maior parte dos corredores gosta de testar seu desempenho em provas, e estas acontecem independentemente da condição climática. Estar treinado para um dia chuvoso pode ser uma grande vantagem.

Cuidados necessários para quem quer correr na chuva

Alguns cuidados precisam ser tomados, como os que seguem:

EQUIPAMENTO: Vestir-se com uma roupa confortável, própria para corrida é essencial, principalmente se forem peças com detalhes coloridos ou refletivos, como os da Linha Reflect, para melhor visualização. Meias e camisetas de algodão absorvem mais água portanto devem ser evitadas para acumular (e carregar) o mínimo de peso possível.

Legging Blink, da Linha Reflect, em ação à noite | Como correr na chuva pode melhorar a performance nas provas

 

O uso de viseira é aconselhado, pois além de proteger nosso rosto em dias de sol, ela também ajuda a barrar os pingos de chuva contra os olhos, que podem ser desconfortáveis.

Deve-se estar atenta aos tênis, escolhendo por algum modelo menos absorvente e que possua melhor escoamento da água. Ele não deve estar muito gasto ou ter sola muito lisa, já que nestas situações é necessário ter mais aderência.

PERCURSO: Falando em aderência, esteja atenta em subidas, descidas e pisos mais escorregadios, para evitar quedas. Poças d’água podem esconder buracos. Evite pisar nelas!

Para treinos, escolha trajetos conhecidos, deixe o treino de tiro e velocidade para outro momento e aproveite um treino mais contemplativo, como uma bela rodagem, sentindo toda a alegria e a sensação da chuva caindo e refrescando-a durante seu exercício. Medite, pense e cuide de você.

Correr na chuva me ajudou a atingir bons resultados em provas internacionais

Agora vou falar um pouco sobre minha experiência pessoal:

Logo em meu segundo ano de corridas, fui presenteada com a inscrição no que seria minha primeira prova de corrida internacional, no evento da Maratona de Punta del Este, no Uruguai. Preparei-me bem durante meses e ao chegar no dia… frio e chuva, muita chuva! O clima poderia ter arruinado meus planos de ficar entre as 10 primeiras na minha quilometragem. Mas, graças aos meus treinos, que não excluíam dias frios e chuvosos, conquistei o oitavo lugar geral. O que, para mim, teve um grande sabor de vitória. O único porém é que, nestes dias, as fotos durante os eventos esportivos geralmente não ficam lá tão boas, e não pude guardar tão bons registros do feito, quanto às memórias.

Correr na chuva pode ser fantástico. Quem já foi presenteada no meio de um treino com uma garoa deliciosamente refrescante sabe do que estou falando. Seu corpo transpira menos e perderá menos sais. Mesmo assim, não deixe de se hidratar. E, assim que concluir o treino, troque suas roupas para fugir de problemas que podem afetar as mulheres ao mantermos roupa íntima molhada por muito tempo, além de resfriados.

A partir de agora, se estiver chovendo no seu próximo treino, saiba que você não precisa deixar de vestir sua roupa esportiva feminina e ir treinar. Por mais que você possa se sentir um pouco menos motivada a sair para o treino em um “dia feio”, faça o esforço de dar os primeiros passos. A sensação de dever cumprido será redobrada no final e fará com que você se sinta muito bem. Principalmente, em dias quentinhos de primavera ou verão.

Aproveite e divirta-se!

Maratonista, entrou na corrida de rua quando mudou-se para o Vale Trentino na Serra Gaúcha. Ter as belas paisagens da região vitivinícula repletas de vales e parreiras como plano de fundo ajudaram a contruir o amor pelo esporte. Usa Authen desde 2017.
Post criado 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo