Pode correr com gripe ou resfriada?

Ter uma vida ativa por meio da corrida é muito importante para a saúde, ajudando inclusive no fortalecimento da imunidade, nos níveis de energia no organismo e melhorando a qualidade de vida em geral.

Porém, hábitos saudáveis demandam constância, e parar o ritmo e a rotina de treinos por conta de uma gripe ou resfriado pode ser um obstáculo.

Às vezes, isso acontece bem no momento em que estamos nos preparando e treinando para provas. E aí, o que fazer? Parar de treinar? Afinal de contas, correr com gripe ou resfriada faz mal ou pode acelerar a recuperação?

Para te ajudar nessa tomada de decisão sobre o que é melhor fazer, separamos algumas recomendações básicas. Confira.

SINTOMAS DE UM RESFRIADO

O resfriado comum é causado por uma infecção viral que afeta a via respiratória superior (nariz e garganta). Geralmente, ele é brando e dura de 7 a 10 dias e pode vir acompanhado dos seguintes sintomas:

  • Coriza;
  • Congestionamento nasal;
  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Espirros;
  • Dor de cabeça;

LEMBRE-SE

Para a sua segurança (e a das outras pessoas), antes de treinar, seja ao ar livre ou em locais fechados, faça o teste para identificar se é um resfriado comum ou se é da COVID-19.

TREINAR GRIPADA OU NÃO?

Antes, é preciso dizer que cada organismo reage de uma maneira, tanto ao exercício quanto a uma infecção viral. Por isso, a resposta é: depende!

Fazer atividade física estando gripada pode fazer mal ou não, é preciso avaliar o quadro sintomático, estado de saúde, condicionamento e outros fatores. Se o nariz está escorrendo, se sente bem e sem nenhum outro sintoma, um pouco de exercício pode fazer bem ao seu corpo.

Mas, de uma maneira geral, estando doente, o corpo está ocupado lutando contra uma infecção viral e treinar pode não ser uma boa ideia. Embora seja verdade que a corrida fortalece as defesas e o sistema imunológico do corpo, isto só se aplica a pessoas saudáveis.

DECIDI IR TREINAR… E AGORA?

O esforço e a intensidade do treino devem ser muito baixos. Em algumas circunstâncias, uma caminhada rápida (em vez de correr) pode até já ser o suficiente.

Outra dica é, em temperaturas mais baixas, use um lenço ou uma bandana sobre a boca para se proteger do ar frio. Assim, você não respira o ar gelado diretamente. Ou considere correr em um local fechado.

Lembre-se de beber bastante água, mais do que o normal, para manter as membranas mucosas úmidas. E, após treinar, dê mais tempo para o corpo se recuperar quando você não está se sentindo 100%.

Ah, e cuidado com a combinação de remédios e treino. Remédios com ação descongestionante podem elevar a frequência cardíaca, resultando em dores no peito, dificuldade em respirar ou perda do fôlego. Para quem sofre de asma, o cuidado é ainda mais importante.

ESTOU GRIPADA?

Se você está com febre, calafrios, tosse e dor de garganta, sintomas semelhantes aos da gripe, o seu sistema imunológico está trabalhando com todo foco na sua recuperação.

Neste caso, qualquer esforço adicional sobrecarregará o seu corpo. Treinar assim pode fazer você ficar doente por mais tempo.

Vale ressaltar que o repouso é essencial para permitir ao organismo uma recuperação do impacto causado pela infecção, evitando uma sobrecarga do seu sistema imunológico e a queima das reservas de energia e nutrientes do corpo, essenciais para se curar da gripe sem complicações.

OS RISCOS DA FEBRE

Correr com febre é contraindicado. Isso porque seu corpo perde líquidos correndo, o que também acontece com a alta na temperatura. Juntar essas duas perdas pode levar a um caso grave de desidratação e piorar bastante o quadro.

Por isso, até que a febre passe e você realmente se sinta muito melhor: descanse!

ATENÇÃO A RESPIRAÇÃO

Outro cuidado importante é quando a respiração estiver afetada pela infecção. Estando com o nariz entupido, tosse, espirros e fôlego curto, preservar o corpo com o repouso é o mais indicado.

Se estiver sem febre e os demais sintomas da gripe estiverem em intensidade leve, a corrida pode ser realizada sem grande risco. Não custa reforçar: consulte seu médico antes de seguir essa alternativa.

TOMEI REMÉDIO E ESTOU MELHOR. POSSO CORRER?

Quando tomamos remédios para resfriados nos sentimos melhor mais rápido. Logo, já pensamos que é possível voltar a treinar. Mas o que a medicina diz sobre isso é que os remédios comuns de gripe e resfriados tratam/suprimem os sintomas, mas não eliminam a infecção.

Ou seja, a sensação de bem-estar pode reaparecer antes que o corpo fique realmente saudável. Por isso, tome cuidado.

VOLTANDO A TREINAR

Quando for orientada a voltar às corridas, pegue leve no começo. Reduza a intensidade e corra por períodos mais curtos. E não deixe de se avaliar depois do treino.

Se estiver bem e recuperada, aumente a intensidade gradativamente. Caso contrário, se após o treino notar que os sintomas voltaram, o ideal é interromper as atividades até estar 100% recuperada.

Para te ajudar nesse retorno, separamos 05 dicas para voltar a correr após uma gripe ou resfriado:

  • DICA 1: Seu primeiro treino deve ser curto, leve e de baixa intensidade. Se puder, monitore a intensidade de seu treino pela sua frequência cardíaca;
  • DICA 2: Depois do retorno, aumente o dia off ou tempo de descanso entre o próximo treino e este primeiro, para ajudar a se recuperar. Não deixe de observar como seu corpo reagiu antes de recomeçar;
  • DICA 3:Consulte um médico e faça um check-up antes de começar a treinar forte novamente;
  • DICA 4:Se você parou por 7 dias de treinar por conta de um resfriado ou gripe, fique esse mesmo tempo, após o retorno, sem treinos intensos. Isso ajudará a não sobrecarregar o corpo, o que te deixaria doente novamente;

 

Assim como para quase tudo, no esporte não seria diferente: ouça o seu corpo e avalie sua situação sob a sua perspectiva. Só assim poderá saber se irá se sentir mal ou não com a prática de exercícios. Fique atenta e cuide-se!

Se você curtiu esse conteúdo, compartilhe com uma amiga.

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta com auxílio da Dra. Gabriela Andrews (CRM 5278116-9), ginecologista e obstetra, além de esportista e praticante de corrida e surfe.

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo