Mulher sentindo o Runner's High usando o Top GRIT Nadador Clássico | O que é o Runner's High, o barato do corredor?

O que é o Runner’s High, o barato do corredor?

Grande parte das pessoas começam a correr buscando os benefícios estéticos, aqueles que vemos no espelho ou na balança. Porém, a corrida traz outros ganhos, muitos deles inclusive imediatos e que você percebe no momento em que aperta o botão de stop do seu relógio (ou até mesmo durante o treino). Já sentiu euforia, alegria, contentamento, uma sensação de leveza misturada com excitação e relaxamento ou algo assim depois de correr ou enquanto corria? Essa sensação não tem um momento certo para acontecer, mas é quase unanimidade. Essa sensação é chamada de runner’s high ou simplesmente o “barato do corredor“. Esse “barato” faz com que o corredor queira repetir, fazer mais vezes, correr mais forte, mais longe e se desafiar mais. Para muitos, é isso que faz a corrida ser tão viciante.

Mas o que acontece dentro da gente para nos sentirmos assim? Neste texto, conversamos com alguns especialistas para conhecer mais afundo o poder e os benefícios da corrida não só na nossa vida, mas também no nosso corpo.


Por que ficamos eufóricas?

Apesar de muitas pessoas iniciarem na corrida de rua como forma de reduzir peso ou melhora da condição física este não é o primeiro benefício percebido. Ao iniciar, no durante, e principalmente imediatamente ao final de um treino, nosso organismo começa a produzir neurotransmissores (como a endorfina) responsáveis pela sensação de euforia, prazer e relaxamento. Esse sentimento, chamado de runner’s high, melhora nosso humor e o bem-estar é percebido, mandando uma mensagem positiva para o corpo. É comum inclusive esquecermos do cansaço e do quão difícil foi o treino, anestesiando a dor e nos fazendo pensar no seguinte.

Além da produção de endorfina, correr por 30 minutos, na esteira ou na rua, ajuda a aumentar o nível de testosterona, hormônio ligado ao vigor e à disposição física. E é usual sentirmos que correr também manda embora qualquer tensão. Isso porque é tudo uma questão de hormônios: quando corremos, aumentamos os níveis de substâncias químicas calmantes como serotonina, dopamina e norepinefrina e elas são liberadas durante e/ou imediatamente após a atividade física.

“Inúmeros atletas relatam sensações de euforia após treinos de corrida e esse sentimento de bem-estar, chamado de ‘barato do corredor’ (em inglês, runner’s high), é um fenômeno associado às inúmeras mudanças fisiológicas e psicológicas que ocorrem, como o aumento nos níveis de endorfina, temperatura corporal, função mitocondrial, produção de neurotransmissores e atenuação da resposta da hipófise-adrenal ao estresse. Ou seja, a relação do exercício físico com o bem-estar positivo, faz com que o exercício possa ser visto como um antídoto não farmacêutico adequado ao estresse e a vários distúrbios do humor.” – defende a Dra. Adriana Leal, médica (CRM 5278072-3) e corredora amadora com 5 maratonas, várias meias maratonas e muitos desafios no currículo.

O Runner’s High ajuda no combate a depressão

Pela corrida provocar esse bem estar imediato, ela também é comprovadamente uma grande aliada contra a depressão. Mas os benefícios para combater esse tipo de doença não se restringem apenas no aumento da produção de neurotransmissores que trazem prazer, como defende Dra. Carol Sales, Psicóloga Clínica há 11 anos, ultramaratonista, com 4 maratonas oficiais, Cidade Maravilhosa 21/42km Maratona do Rio 2019 e Desafio Dunga – Disney 2020: “Os efeitos positivos da corrida para a nossa mente a tornam uma excelente aliada nos tratamentos para transtornos como ansiedade e depressão. Estudos científicos já comprovaram a relação da corrida com a redução dos sintomas de ansiedade e estresse, com a produção de substâncias geradoras de prazer/euforia e sua ação analgésica e relaxante. Mas a corrida pode ainda auxiliar na construção de vínculos sociais e na elevação da autoestima. Correr é de fato um barato, protege e trata a nossa saúde mental e é uma válvula de escape da qual não abro mão.” Ou seja, as transformações estéticas causadas pelo ato de correr também fazem com que as pessoas se sintam mais confiantes e fortes para enfrentar os problemas do dia-a-dia. Correr ajuda a construir novas amizades, aumenta o contato com a natureza, melhora a qualidade do sono e leva as pessoas a se alimentarem melhor, auxiliando na prevenção e cura da depressão.

Todo mundo que corre sente o High?

Como falamos acima, este barato não tem um momento certo para acontecer, mas é quase unânime. Uns sentem depois de correr, outros enquanto correm. Alguns dizem que ficam mais relaxados, outros mais agitados, mas não existe uma maneira garantida, muito menos única de alcançar esse barato. O high ocorre em momentos diferentes para diferentes pessoas. O que funciona um dia também pode não funcionar no próximo.

Mas, como explica a personal trainer e running coach, com 16 maratonas, 05 ultras e um Ironman 70.3, Luiza Fellippa “Está cada dia mais comprovado que a corrida é considerada um remédio para determinados níveis de depressão, ansiedade e está ligado `à prevenção de inúmeras doenças. A sensação de bem-estar, euforia e felicidade é totalmente real! O melhor de tudo é que os benefícios do exercício são imediatos, ou seja, está chateado? Vá correr. A garantia de voltar se sentindo melhor é certa!”

Ou seja, para sentir o runner’s high basta começar a correr e permanecer em movimento rítmico por algum tempo, pois é algo fisiológico. Por ser puramente químico, você começa a correr e os neurotransmissores passam a ser liberados no cérebro, gerando uma sensação de prazer: o barato simplesmente acontece.

Razões além da estética e do runner’s high para começar a correr

Além dos benefícios imediatos descritos acima e os estéticos, percebidos a médio e longo prazo, como perda de peso e resultados físicos, o que pouca gente sabe é que a corrida pode tonificar também nosso cérebro. Segundo pesquisas, o exercício físico aumenta o processo de criação de células cerebrais e de conexões entre neurônios, o que pode melhorar a atenção e a concentração.

E claro, correr é excelente para melhorar a nossa autoestima. Quando começamos a ver melhorias simples de condicionamento, aptidão física e fôlego, ou quando conseguimos alcançar metas que achávamos ser impossíveis antes, a nossa confiança e a autoestima crescem.

Quais os principais benefícios da corrida?

Correr traz muitos benefícios para a qualidade de vida do indivíduo. Listamos abaixo os 12 principais:

  1. Proporciona sensação de bem-estar;
  2. Diminui o estresse e melhora a depressão;
  3. Melhora a autoestima;
  4. Melhora a qualidade do sono;
  5. Aumenta o condicionamento físico;
  6. Reduz o peso corporal;
  7. Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
  8. Ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração;
  9. Melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo;
  10. Aumenta a eficiência do metabolismo;
  11. Melhora o nível de colesterol;
  12. Maior longevidade: reduz o aparecimento de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, depressão e até alguns tipos de câncer.

E então, se empolgou para começar a correr e sentir-se high? Já se sentiu assim? Conta para gente. E se você gostou dessa matéria, compartilhe essa informação para ajudar outras mulheres a se cuidarem cada vez mais!

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

2 comentários em “O que é o Runner’s High, o barato do corredor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo