Por que não consigo sentir minha evolução na corrida?

Você treina, se esforça ao máximo, mas a evolução na corrida não aparece? Primeiro de tudo, calma! De corredoras experientes às iniciantes, todas nós já passamos por isso. Nesse momento é preciso parar e refletir sobre os treinos e o que você pode estar fazendo de errado. O motivo talvez esteja em diferentes lugares: na rotina de treino, no tempo de descanso, nos seus hábitos, na ansiedade e estresse ou até no que se come.

Para te ajudar nesse mapeamento, identificamos os principais erros que você pode estar cometendo e que podem estar comprometendo a sua evolução, com algumas dicas para que isso não aconteça. Confira a seguir!

Mapeando os erros que impedem sua evolução na corrida

Falta de planejamento

É comum vermos corredoras se aventurando toda semana em provas e desafios, mas a maioria delas faz isso sem preparo adequado e no calor da emoção e motivação. Correr é realmente maravilhoso, e essa sensação nos faz querer correr a todo instante. Mas esse volume e falta de planejamento de metas, sem traçar uma periodização de acordo com elas, pode provocar desgaste desnecessário e reduzir seu rendimento numa prova-alvo, por exemplo.

Por isso, sente, planeje seus sonhos e desejos na corrida antes de sair treinando e fazendo provas. Sua meta é conquistar uma quilometragem? Planeje a evolução gradativamente. Seu objetivo é melhorar seu desempenho na corrida? Invista em treinos de potência. Mas o principal: defina sua meta, seja ela em curto ou longo prazo.

Definir metas que podem ser vencidas em curto prazo é uma forma de se manter motivada e não desistir, já que assim a percepção de evolução é mais rápida. Em longo prazo, você pode escolher correr distâncias maiores e desafios mais ousados. Mas colocar no processo “minimetas” pode te ajudar tanto física quanto mentalmente.

Pressa em evoluir

O maior erro das iniciantes é, depois de pouco tempo correndo, se comparar com corredoras mais experientes e querer se arriscar em distâncias maiores, mesmo não estando realmente preparada. É preciso respeitar as etapas da vida na corrida. Está dando os primeiros passos? Evolua progressivamente, sem “queimar a largada” e exigir do seu corpo mais do que ele aguenta. Além de causar lesões, essa exigência pode gerar uma expectativa e frustração de que sua performance será semelhante a de distâncias menores. Nem todo mundo que corre 5km correrá 10km, nem toda corredora que faz 21km está preparada para os 42km.

É necessário preparar a musculatura e os sistemas energéticos aos poucos, aumentando gradualmente as distâncias e intensidades. Caso contrário, uma hora ou se machuca ou para de evoluir, por não passar pelas etapas que deveria.

Falta de treinos

Como 2 e 2 são 4, quem não treina, não evolui. Por isso, é preciso que a corredora mantenha a regularidade nos treinos. É comum ver “atletas de fim de semana”, aquelas que correm só no sábado ou domingo, mas que querem acompanhar o ritmo de quem tem uma maior frequência. É claro que a percepção de não evolução aqui será percebida.

Praticar atividade física ao menos três vezes por semana é o que te fará ganhar condicionamento e evoluir em qualquer esporte. O corpo precisa receber estímulos regulares para adaptar o sistema cardiorrespiratório, os músculos, as articulações e os ossos.

Fugir do fortalecimento muscular

Sempre que podemos, reforçamos nos nossos textos o poder da corrida. Ela é realmente incrível, mas precisa de cuidados. O maior deles ocorre antes mesmo de correr. Corrida é impacto o tempo inteiro. Músculos fortes ajudam não só a absorver este impacto das passadas e proteger as articulações, mas pensando em evolução neste esporte, exercícios de fortalecimento, seja musculação, treinamento funcional, pilates e crossfit, vão potencializar o resultado nos treinos e provas, melhorar a postura e a consciência corporal. Portanto, invista em fortalecimento muscular.

Fazer o mesmo treino sempre

A falta de variação no tipo de corrida e estímulo, não só sobrecarga o corpo, mas atrapalha o progresso. Se você só fizer treinos iguais, em certo momento seu corpo se adaptará a isso e deixará de evoluir.

O ideal é que, conforme ganha experiência, a corredora varie os tipos de treino e intensidades ao longo da semana. Treinos intervalados, aquelas corridas com subidas e descidas no percurso ou rodagens em ritmo moderado e com distância maior do que está acostumado, são algumas opções de variações de estímulos. Mas, para que este planejamento de atividades seja benéfico, vale ressaltar a importância de ter a orientação de um profissional, que ajudará no volume e intensidade de cada treino, de acordo com a individualidade de cada corredora.

Falta de descanso

É comum ver corredoras reclamando que não melhoram mesmo treinando todos os dias. Mas talvez seja esse o motivo. Treinar em excesso e sem o repouso necessário entre os estímulos pode levar ao overtraining ou lesões. Além de uma boa noite de sono, tirar um dia de descanso, o famoso “day off”, ajudará a regular os hormônios e na recuperação dos músculos.

Alimentação e hidratação inadequada

Outro equívoco das corredoras é treinar sem estar devidamente alimentada e não fazer a reposição energética necessária após a atividade. Essa combinação compromete o desempenho e atrapalha a regeneração das microlesões causadas pela corrida nos músculos e articulações.

Para a corredora não parar de evoluir, é preciso organizar sua rotina de treinamento, considerando volume, intensidade, variabilidade dos treinos e sua individualidade, levando-se em conta seus objetivos e sua rotina, dentro e fora da corrida. Qualquer um destes fatores desalinhados podem estagnar seu desempenho. Por isso, é tão importante para quem quer evoluir na corrida ter um profissional que consiga dosar todos estes fatores.

Gostou dessa matéria? Depois conta para gente o que achou. Ah, e se você conhece alguma amiga corredora que vive reclamando que não consegue evoluir na corrida, compartilhe esse texto com ela.

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Um comentário sobre “Por que não consigo sentir minha evolução na corrida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo