Aquecimento ou Alongamento? Quando fazer e por quê?

Você já se perguntou qual a diferença entre aquecimento e alongamento? Sabemos que as duas palavras são formadas por 11 letras e iniciam com a letra A, mas as semelhanças param por aí. Se você está iniciando nesse mundo da corrida agora, confundir é normal, e se você está pratica esse esporte há tanto tempos que já faz tudo no automático e nunca se atentou às diferenças, também é normal. Entretanto, ao conhecer as funções de cada um e como pode impactar na sua rotina de treino e evolução na corrida, contaremos a seguir.

Aquecimento x Alongamento

Antes de mais nada, é preciso deixar claro: seja a corredora iniciante ou experiente, todas devem fazer ambos os estímulos. Para que entendam melhor cada um deles e a sua importância no desempenho na corrida, vamos detalhar:

Aquecimento

O aquecimento tem duas funções: A primeira é melhorar a dinâmica muscular com propósito de prevenir e diminuir o risco de lesões. A segunda é preparar o corpo, aumentando a temperatura corporal e a vascularização dos tecidos e músculos, deixando-o apto à demanda de exercícios. De acordo com estudos, a melhor forma de aquecimento é aquela que imita o gesto esportivo pois faz com que o corpo se acostume gradativamente com a atividade que vai ser realizada e aquece os grupos musculares envolvidos.

Sendo assim, quando for correr, movimente o tronco e o quadril, ande em zigue-zague, faça um trote leve e pequenos pulos, por exemplo. Um aquecimento de 10 minutos já é bastante eficiente. Em dias mais frios, o ideal é aquecer por um tempo um pouco mais longo.

Alongamento

O alongamento tem como função a melhora da amplitude do movimento de uma articulação, além de promover estiramento das fibras musculares, fazendo com que aumentem de comprimento e proporcionando maior flexibilidade articular. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele, gerando maior flexibilidade.

Existem dois tipos de alongamentos: o dinâmico e o estático. O mais conhecido é estático. Com função de relaxar e ampliar a flexibilidade dos músculos e articulações, é composto por movimentos que desafiam os limites do corpo, envolvendo esticar e segurar determinadas posições. Já o dinâmico é muito parecido com o aquecimento. Trata-se da repetição de movimentos semelhantes ao exercício que será realizado, com menor intensidade.

No geral, o alongamento tem o objetivo de alongar, ou seja, promover a elasticidade máxima do músculo. Já o foco do aquecimento é aquecer, quase acordar o corpo para prática esportiva mais intensa. De acordo com o Educador Físico Fábio de Jesus Duarte (CREF 020367G/RJ), Pós-Graduado em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício, com vivência no Quênia com Atletas de Alto Rendimento “O alongamento serve para ativar a flexibilidade e aumentar a viscosidade no músculo. Ex: como se você pegasse um vidro de catchup e sacudisse até ele ficar menos denso. E o aquecimento serve para preparar o corpo para qualquer atividade, além de minimizar os riscos de algum estiramento e contratura.”

Sendo assim, ambos possuem funções que são essenciais no seu treinamento de corrida, inclusive na prevenção de lesões, que é de enorme interesse para você esportista. Mas qual o momento ideal para fazer cada um desses estímulos?

Quando fazer?

Agora que você já sabe a diferença entre alongamento e aquecimento, vamos esclarecer quando executá-los para melhor aproveitamento de cada um na sua rotina de treino.

Antes da corrida

Se o aquecimento melhora a dinâmica muscular e prepara o corpo para o exercício, como vimos acima, ele deve ser realizado antes do treino. A combinação entre aquecimento e o alongamento dinâmico também pode ser uma opção bastante vantajosa para a corredora, pois reduz ainda mais as probabilidades de lesão.

Depois da corrida

Ao terminar o treino, os tecidos que envolvem o músculo estão rígidos. Por isso, nesse momento é recomendado o alongamento estático. Assim, gradativamente, ganha-se amplitude nas articulações e a musculatura longitudinal aumenta, garantindo maior flexibilidade e maleabilidade do corpo.

Além disso, reduz as tensões e relaxa o corpo como um todo, ajudando-o na recuperação para o retorno às atividades após o treino.

 

E você já sabia a diferença? Curtiu esse conteúdo? Conta para gente! Ah, e se você tem alguma amiga que faz confusão com alongamento e aquecimento, compartilhe esse texto com ela.

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo