Começar a correr com mais idade: corrida e velhice combinam?

Sonha em correr, passou dos 60 e se pergunta: Existe idade limite para começar a correr? Bom, a resposta é, não! Mas, é preciso cuidado e orientação para respeitar cada etapa da vida e praticar essa atividade com segurança.

Tem 50? 60? 70? Até mais? Nunca é tarde para dar esse passo e é possível sim começar a correr com mais idade, mesmo que alguns desafios venham a ser maiores. É tudo questão de planejamento.

Para colocar em prática esse sonho, o texto traz orientações e 4 dicas para começar a correr com mais idade. Confira.

ANTES DE TUDO…

O sedentarismo é extremamente nocivo, trazendo maior propensão ao desenvolvimento de doenças graves como hipertensão, diabetes, limitações na mobilidade e diversos outros quadros de saúde.

De uma maneira geral, a atividade física traz benefícios para toda e qualquer pessoa, tanto físicos quanto mentais. Mas, vamos falar sobre os benefícios que pessoas de mais idade ganham por adotar uma rotina de atividades físicas:

Estudos mostram que praticar corrida reduz a perda de movimentos e o risco de mortalidade, especialmente em atletas mais velhos. Além disso, ao correr pelo menos 30 minutos 3 vezes por semana, pessoas com mais de 50 anos apresentaram um custo metabólico (quantidade de energia que uma pessoa precisa para se movimentar) comparável ao de jovens na faixa dos 20 anos. E esse nível aumenta naturalmente com a idade.

Incrível, né? Ou seja, motivos de sobra para colocar seu sonho de correr em prática! Mas, antes de iniciar uma rotina de treinamento, faça um check-up e procure autorização profissional para praticar esse (ou qualquer outro) esporte.

AINDA NA DÚVIDA? SE LIGA NESSA INSPIRAÇÃO

O médico Drauzio Varella foi manchete em 2022 ao completar, aos 79 anos, a Maratona de Londres. Um feito que lhe rendeu uma medalha especial, a Six Star Medal, dada aos corredores que completaram as seis majors, as maiores provas do mundo nos 42,195 km: Berlim, Tóquio, Nova York, Boston, Chicago e Londres.

Essa prova era a única que faltava para ele, que completou em 5h44min42. A conquista ainda mereceu um registro no Instagram da World Marathon Majors, que destacou o fato de Drauzio ter sido o mais velho da disputa a receber a honraria da medalha especial.

Mas, o mais curioso é que Drauzio completou sua primeira maratona aos 50 anos de idade. Isso mesmo, aos 50 anos.

Ou seja, não existe idade para começar a praticar esporte com regularidade e atingir objetivos. E tratando-se de corrida de rua, a idade não é um fator limitador, desde que todos os cuidados de segurança sejam seguidos.

Faça seus exames médicos e não tendo nenhuma patologia, você está apta a começar a correr, mesmo com mais idade.

4 DICAS PARA COMEÇAR A CORRER COM MAIS IDADE

1a Dica: SIGA UMA PLANILHA DE TREINOS

Variar nas atividades de condicionamento físico pode ajudar a alcançar metas pessoais mais rápido: se você praticar sempre os mesmos exercícios e na mesma intensidade, isso pode favorecer o surgimento de fadiga muscular e exaustão física e mental.

Para quem vai começar a correr já com mais idade, o acompanhamento profissional para o planejamento adequado dos estímulos é primordial. Também é uma boa ideia consultar especialistas em medicina do esporte para determinar suas zonas ideais de treinamento de frequência cardíaca ideais.

2a Dica: NÃO ESQUEÇA DO FORTALECIMENTO MUSCULAR

Com a idade, naturalmente ocorre uma diminuição da massa muscular e da flexibilidade. Por isso é tão importante incorporar fortalecimento muscular e alongamento na rotina de exercícios.

Aos mais de 65 anos, manter a força e a flexibilidade ajuda a melhorar a postura, diminuir o risco de lesões e aprimorar o desempenho na corrida em geral.

Para garantir isso, não deixe de inserir na sua rotina exercícios de estabilidade, aqueles praticados apenas com o peso do próprio corpo (calistenia por exemplo). Eles desenvolvem a coordenação motora, equilíbrio, agilidade e melhores técnicas de corrida.

3a Dica: DESCANSE

O envelhecimento corporal faz o metabolismo desacelerar. Ou seja, levará mais tempo para se recuperar. Por isso, destine tempo suficiente à recuperação corporal após cada treino.

4a Dica: CUIDE DA SAÚDE DOS OSSOS

O simples ato de expandir e contrair a musculatura durante a prática de exercícios ajuda muito no combate à perda óssea e mineral. Praticar corrida e exercícios de força com frequência é uma excelente estratégia para aumentar a densidade mineral óssea. Assim, o corpo ganha maior estabilidade e evita-se a perda de massa óssea (osteoporose).

Outra maneira de ajudar a fortalecer os ossos é optando por consumir alimentos ricos em cálcio. Para te ajudar no planejamento alimentar adequado, que tal procurar uma nutricionista esportiva?

VAMOS COMEÇAR A CORRER?

Nunca é tarde demais para começar a correr e não há motivos nenhum para atletas mais velhos aproveitarem menos a corrida do que os “novinhos”. Respeite seu corpo, procure orientação adequada, vá com calma para não se lesionar e divirta-se!

Independentemente dos seus objetivos e condicionamento físico, lembre-se de que o importante é sua qualidade de vida a longo prazo: comece a correr e envelheça com saúde!

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta.

 

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo