Setembro Amarelo: Valorizar a vida é a melhor forma prevenção

Talvez esse tema te assuste um pouco. E por ser algo tão difícil, nem todo mundo quer falar sobre isso. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização ao redor do tema do suicídio, prática geralmente associada a depressão, feita pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), junto do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Centro de Valorização da Vida (CVV).

Mas o que esse tema tem a ver com corrida? Bom, Setembro Amarelo é um alerta para ressaltar a importância de cuidar da saúde mental, não só durante este mês, mas todos os dias da nossa vida.

E tem uma coisa que sabemos que ajuda efetivamente a nossa saúde mental: a atividade física. Dentre tantos esportes, a corrida de rua é um dos antídotos naturais para a mente forte. Os benefícios psicológicos são inúmeros e muitas vezes dão sentido à vida.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre isso, porque entendemos que a valorização da vida é a melhor forma prevenção.

Fatores de proteção X Fatores de risco

Os dados de morte por suicídio no Brasil e no mundo são alarmantes. Segundo a pesquisa mais recente da Organização Mundial da Saúde, é a segunda causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito.

Cada pessoa que passa por transtornos mentais possui fatores de risco e outros chamados de protetivos. Este alerta do Setembro Amarelo, mostra que várias medidas podem ser tomadas para aumentar os fatores de proteção e diminuir os de risco.

Mostrar e valorizar alguns fatores relacionados à vida da pessoa, pode ser uma arma poderosa na prevenção e valorização da vida. Para isso, é essencial identificar o problema e buscar os diversos modos saudáveis e construtivos de enfrentá-lo.

Alguns fatores de proteção

  • Buscar ajuda e seguir tratamento adequado para doença mental;
  • Aumentar contato com familiares e amigos, para fortalecer laços sociais;
  • Buscar suporte familiar;
  • Reduzir ou evitar o uso de álcool e outras drogas;
  • Iniciar atividades prazerosas, que ajudarão no desenvolvimento da autoestima, pois cuidar dela é uma das formas mais poderosas de valorização da vida;

A corrida no combate às doenças mentais

Pela corrida provocar esse bem estar imediato, ela também é comprovadamente uma grande aliada contra a depressão e ansiedade. A Dra. Carol Sales, Psicóloga Clínica há 11 anos, ultramaratonista, com 4 maratonas oficiais, Cidade Maravilhosa 21/42km Maratona do Rio 2019 e Desafio Dunga – Disney 2020 explica que:

“Os efeitos positivos da corrida para a nossa mente a tornam uma excelente aliada nos tratamentos para transtornos como ansiedade e depressão. Estudos científicos já comprovaram a relação da corrida com a redução dos sintomas de ansiedade e estresse, com a produção de substâncias geradoras de prazer/euforia e sua ação analgésica e relaxante. Mas a corrida pode ainda auxiliar na construção de vínculos sociais e na elevação da autoestima. Correr de fato protege e trata a nossa saúde mental e é uma válvula de escape da qual não abro mão.”

Como dissemos, uma das maneiras mais poderosas de valorização da vida é cuidar da autoestima. Cuidados pessoais e transformações estéticas causadas pela corrida, tornam as corredoras mais confiantes para enfrentar os problemas do dia-a-dia.

Os benefícios no tratamento de muitas doenças mentais são afirmados por diversos especialistas, seja depressão, bipolaridade, ansiedade ou outros. Busque um profissional para orientá-la sobre a melhor forma de incluir a corrida na sua rotina com esse objetivo.

Como saber quando procurar ajuda?

Apenas um profissional da saúde poderá indicar corretamente se o seu caso requer a atenção de uma pessoa qualificada.

Doenças mentais podem aparecer em qualquer época da vida. Entretanto, existem algumas fases que são mais propensas para o surgimento das doenças. Além da juventude e da pós-gestação, a perda de um ente querido também é um grande desencadeador.

Foi o caso da Sara Vigiano, corredora amadora e esportista Authen, com 31 corridas concluídas, entre provas de asfalto e trilhas, que em 2017 estava passando por uma situação bastante delicada:

“Estava passando por um divórcio e tinha perdido a minha mãe havia pouco tempo. Estava entrando em uma crise de depressão.[…] Nessa doença, você acaba não vendo motivos para viver. Foi a indicação de um profissional para usar a atividade física como terapia, muitos médicos usam isso como tratamento complementar. Naquela época, eu já tinha amigos que corriam, então me interessei pelo esporte.”

Muitos médicos recomendam medidas complementares, que devem ser realizadas simultaneamente com o tratamento principal. A atividade física, como no caso da Sara, é uma das possibilidades.

Mas soma-se à ela a meditação, iniciar uma atividade acadêmica, uma produção artística, etc.

Ao menor sinal, procure ajuda!

Se você está incomodada com seus pensamentos e sentimentos, é fundamental que você procure ajuda para buscar informações e cuidado. Doenças da mente, assim como as doenças cardíacas, são tratáveis.

Existem muitos transtornos emocionais e para cada um existe um tratamento adequado, seja para depressão, transtornos ansiosos, alimentares, dependência química, dentre outras.

Com o tratamento adequado você pode melhorar muito a sua qualidade de vida. Doença mental não é uma sentença.

Você é muito importante: Cuide-se!

 


Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta

Supervisão textual Dra. Carol Sales.

Comportamento Suicida é uma emergência médica. Busque ajuda ligando para o CVV 188, SAMU 192 ou Polícia 190.

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Um comentário sobre “Setembro Amarelo: Valorizar a vida é a melhor forma prevenção

  1. Todos os momentos de minha juventude até meus 54 anos vividos eu sempre tive a corrida de rua junto a mim. Nunca desisti e sentia que quando não estava bem saia para correr sempre voltando melhor que ao sair. A corrida é minha vida. Sou muito feliz correndo.
    Minha primeira maratona em Porto Alegre foi onde usei a primeira vez a marca authen e conclui a prova com muita emoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo