10 Dicas de beleza para corredoras

Vestir a roupa, calçar o tênis e correr… E o cabelo faz o que? E a pele? Passa alguma coisa? Como faz para a corrida não detonar a pele e cabelo das corredoras? Tem algum segredo de beleza no mundo runner que ainda não foi revelado? Calma.

Quando a corrida se torna parte do seu dia a dia, é necessário adequar sua rotina de beleza pensando nesta prática. Não são necessárias horas com rituais e pepinos nos olhos (exceto no dia do descanso, nesse você merece). São alguns cuidados básicos que vão te ajudar.

Pensando nisso, trouxemos 10 dicas de beleza para corredoras. São dicas práticas e valiosas das nossas esportistas para você colocar na sua rotina e continuar ainda mais poderosa buscando sua melhor versão. Confira!

Dicas para o cabelo

Os principais danos que seu cabelo pode sofrer são causados por suor, vento, sol e amarração.

O suor é o principal vilão. Aliado ao Sol então…. Isso porque é composto por sódio (sal), água e sais minerais. Como na corrida suamos muito no couro cabeludo, esses componentes ressecam e enfraquecem a fibra capilar. Principalmente a parte mais frágil dos fios, as pontas.

Por isso, para manter seus fios saudáveis e fortes, é importante protegê-los para que não sejam danificados quando o suor escorre pelos cabelos.

Para proteger os fios, uma das opções é passar algum creme ou óleo com proteção UV, antes do exercício. Como já faz a Rafa Arlotta, publicitária, empresária e corredora amadora e esportista Authen, com 15 Meias Maratonas e 4 Maratonas e aproximadamente 100 provas concluídas:

“No cabelo, aplico algum leave-in, creme próprio para esporte ou óleo/ fluido para selar os fios e não deixar que o suor resseque e estrague a fibra. Prendo sempre em coque alto, para que a ponta do cabelo (que é a mais frágil), não fique em contato direto com o suor das costas”.

Taty Pinheiro, também usa a mesma dica da Rafa nos cabelos:

“Sou zero vaidosa (rsrsr) a única coisa que cuido é cabelo, todo dia de longão eu ensopou ele de creme antes de correr, aí na volta quando lavo o cabelo tá hidratado!”

Rafa faz o coque para que as pontas não entrem em contato com o suor das costas. Porém, para cabelos mais frágeis, as amarrações podem quebrar as fibras. A dica então seria usar tranças. Elas inclusive são super bem vindas para os cabelos bem finos, que com o vento e o balanço, podem entrar nos olhos, atrapalhando a corrida.

Dicas para a pele facial

Protetor solar já é uma regra da vida para a saúde da pele facial. Mas somado à exposição ao Sol durante a corrida, torna-se indispensável!

Existe o mito que a corrida envelhece, e um dos fatores associados a isto é a saúde da pele. Mas, o envelhecimento acentuado ocorre devido à falta de cuidados com a pele atrelada à exposição solar. Portanto, cuide-se! Use protetor solar antes dos treinos.

Naddya Emmendoerfer, Designer de bolsas, corredora amadora e esportista Authen, com 3 meias maratonas e mais de 150 provas concluídas, nos contou um pouco mais sobre sua rotina de beleza antes da corrida:

“Filtro solar sempre, 30 ou 50. Também adoro maquiagem, então passo base, rímel, sombra leve. Não saio sem maquiagem.

Se assim como ela, você é do time das que não sai sem maquiagem, para facilitar sua rotina pode optar por produtos que tenham proteção solar e que sejam à prova d’água ou próprio para prática esportiva, para não escorrer com o suor.

É o que faz Julia Ornelas, Personal Trainer e Running Coach e esportista Authen, com mais de 10 anos de experiência em provas de longa distância, com 09 Maratonas realizadas.

“No rosto uso base em bastão com FPS, que não transfere e deixa a pele respirar. Já nos cílios eu uso rímel à prova d’água”.

Aqui vai uma dica muito importante: teste! Cada pele possui particularidades distintas e entender como a sua responde aos produtos é essencial, pois nem tudo o que funciona para o outro pode funcionar para você.

Dicas para a pele corporal

Com maior extensão, não podemos de forma alguma nos esquecer da pele do nosso corpo. Sol e suor em excesso podem afetar o corpo inteiro. Portanto a proteção e prevenção desse enorme órgão do corpo humano é importante.

A dica principal é: use protetor no corpo também! Melhor ainda se for próprio para o esporte, para que não escorra com o suor.

Outro ponto é que o suor também resseca o corpo como um todo. Para que isso não aconteça, a hidratação é essencial. Tanto nas altas temperaturas como nas baixas. Naddya, que mora em Curitiba, local prioritariamente frio, conta que a hidratação faz parte do seu pré-treino:

“Antes de sair treinar, correr, cedinho, sempre passo hidratante no corpo, principalmente no frio, que a pele racha aqui.”

Vale lembrar para não esquecerem das mãos e do colo. Estas partes do corpo geralmente ficam expostas o tempo inteiro. Hidratar e passar o protetor solar antes do treino devem entrar na sua rotina.

Aqui vai uma dica de ouro: Roupa de corrida pode ajudar! Hoje existem no mercado, equipamentos com tecidos tecnológicos, que possuem fator de proteção solar e facilitem a transpiração, desde tops esportivos, bermudas de compressão, leggins para correr, camisetas e regatas esportivas, à viseiras.

Não se esqueça do pés!

Por fim, não menos importante: Os pés! Muita gente se esquece deles, mas são eles que sustentam toda sua rotina de treino. Apesar da pele dos nossos ser um pouco mais grossa, também acontece a transpiração e eles merecem relaxar.

Gabriela Marques, Social Media e corredora amadora e esportista Authen, com 5 Meias Maratonas e aproximadamente 50 provas concluídas, não descuida deles e conta:

“Eu uso esfoliante e depois hidratante para áreas mais grossas, cotovelos, joelhos e pés. Finalizo colocando eles na água quente escalda pés. Não é sempre que dá pra fazer, mas pós prova eles merecem muito.”

Para a proteção deles durante a corrida, Rafa Arlotta ainda indica:

“Além de meias próprias para a corrida, eu sempre passo nos pés ou vaselina sólida, que se encontra em qualquer farmácia, ou protetores contra calos e bolhas. Ajuda muito, principalmente para quem corre longas distâncias.”

 

Da cabeça aos pés: 10 dicas de beleza para corredoras

Para facilitar, listamos as 10 dicas valiosas para as corredoras. São elas:

  1. Passe antes de correr algum leave-in, creme próprio para esporte ou óleo/ fluido com filtro solar para selar os fios do cabelo e não deixar que o suor resseque e estrague a fibra;
  2. Faça um coque alto, para que a ponta do cabelo (que é a mais frágil), não fique em contato direto com o suor das costas.
  3. Para os cabelos mais frágeis e finos, use tranças, para que as amarrações não quebrem as fibras e o vento e o balanço, atrapalhe a corrida jogando o cabelo nos olhos;
  4. Use protetor solar no rosto antes dos treinos, à prova d’água ou próprio para atividade esportiva;
  5. Para quem não dispensa a maquiagem, procure produtos também próprios para atividade esportiva;
  6. Teste! Cada pele possui particularidades. Nem tudo o que funciona para o outro pode funcionar para você;
  7. Use protetor solar no corpo próprio para o esporte, para que não escorra com o suor;
  8. Não descuide da hidratação do corpo como um todo. Tanto em altas temperaturas, como nas mais baixas;
  9. Opte por roupas de corrida com tecidos tecnológicos, que possuem fator de proteção solar;
  10. Não esqueça dos pés. Esfoliantes e hidratantes, são bem vindos depois de um treino ou prova. Para a proteção durante a corrida, use meias esportivas combinadas com vaselina sólida ou protetores contra calos e bolhas.

 

Inclua aos poucos na sua rotina esses cuidados até que se tornam hábitos. Separe alguns minutos antes do treino para essas dicas. Mais do que dicas de beleza, são ações preventivas para a saúde do seu corpo como um todo!

Então corredora, alguma dessas dicas já está na sua rotina de beleza da corrida? Conta pra gente. E caso você tenha alguma para somar, é só falar. Vamos ajudar mais corredoras na sua rotina de beleza buscando a sua melhor versão.

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo