Por que toda corredora deveria investir em treinos de mobilidade?

Que a corrida é benéfica em vários sentidos, isso você já deve saber. Mas, mesmo com todos os seus benefícios para saúde física e mental das corredoras, ela continua sendo um esporte de alto impacto para as articulações.

Impacto prolongado pode gerar lesões. Para que isso seja evitado, não adianta fugir de duas coisas: fortalecimento muscular e exercícios de mobilidade.

Fortalecimento ajuda a prevenir lesões, preparando e preservando os músculos e as articulações. E exercícios de mobilidade? Para que servem? No texto de hoje vamos explicar!

O que são exercícios de mobilidade?

Mobilidade é a capacidade de explorar os movimentos em toda a sua amplitude. Um exercício de mobilidade tem o objetivo de aquecer as articulações com movimentações estáticas ou dinâmicas com o propósito de aumentar a amplitude com que se realiza.

Esses exercícios geralmente utilizam apenas o peso corporal e preparam a região trabalhada para receber cargas maiores nos exercícios que seguem. Por isso são muito usados antes dos treinos de força e antes da corrida.

Agachamentos, afundo, tesouras laterais, skipping de calcanhares e exercícios pliométricos (polichinelos, saltos, pular corda, subir escadas etc) são alguns exemplos de exercícios que melhoram o movimento da corrida.

Por que eles são tão importantes?

Uma boa mobilidade articular irá possibilitar à corredora uma maior amplitude dos movimentos, trazendo uma resposta melhor das articulações. Isso permitirá adaptações mais eficientes a diferentes terrenos e velocidades, melhorando sua coordenação motora e estabilização articular e, consequentemente, sua performance.

Os exercícios de mobilidade nos ensinam a executarmos o movimento corretamente e usarmos melhor os músculos – economizando energia e ganhando força nas passadas.

Porém, não custa lembrar: procure um profissional especializado para inserir esses exercícios de maneira correta à sua rotina de treinos.

Alongamento e mobilidade são a mesma coisa?

Alongamento e mobilidade são coisas diferentes e com objetivos distintos. A diferença é sutil, mas importante. Confira:

Alongamento

Promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem de comprimento, resultando no aumento da flexibilidade muscular. Esta atividade é diretamente oposta aos treinos de força muscular. Enquanto essa se volta à contração, o alongamento objetiva o estiramento.

Mobilidade

Mobilidade está relacionada com a articulação. É a capacidade do corpo executar movimentos de pequenas e grandes amplitudes, livre de qualquer restrição. Movem as articulações, como tornozelos, joelhos, quadris, coluna e ombros. Em vez de sentir uma linha de alongamento, você sente o movimento.

 

Tanto a mobilidade quanto o alongamento são trabalhados para o aumento da performance física. Associados a uma rotina de treinos de força, melhoram o desempenho e previnem lesões em atletas ou praticantes de qualquer atividade.

Longevidade na corrida com a mobilidade

Você sabia que pelo menos 50% das corredoras são afastadas da corrida por conta de lesões, e a maioria delas são causadas por excesso de prática? Isso se deve a sobrecarga nas articulações.

Os exercícios de mobilidade ajudam a manter não apenas a saúde das articulações, mas também os ligamentos e tendões que os cercam. Por isso, pense na mobilidade como um exercício restaurador para aumentar sua longevidade na corrida.

Se você quer correr sem se lesionar, treinos de mobilidade para corredores precisam fazer parte da sua rotina de treinamento.

3 dicas importantes

Já inseriu no seu dia a dia exercícios de mobilidade? Então melhor eficiência, separamos 3 dicas importantes. Confira:

Dica 1: Não pule exercícios

Alguns exercícios podem parecer repetitivos nos movimentos. Mas todos tem uma razão de existir e estar no planejamento. As suas articulações têm vários movimentos, e trabalhar a mobilidade em um único movimento não é suficiente para manter suas articulações funcionando da melhor maneira possível.

Dica 2: Aumente gradativamente

Comece todos os movimentos lentamente, depois aumente a velocidade enquanto trabalha nas 10 ou 15 repetições (de acordo com o que o profissional que está te orientando tenha prescrito). Isso ajudará a aumentar a capacidade de resposta de suas articulações na corrida.

Dica 3: Quando fazer?

Todos os dias antes de correr ou fortalecer! Isso ajudará a preparar não apenas as articulações, mas também o sistema cardiovascular.

 

E então, convencida de que precisa inserir exercícios de mobilidade na sua rotina? E se você curtiu esse artigo, envie para alguma amiga! Isso pode ajudá-la.

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta.

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo