16 dicas de ouro para sua primeira prova de corrida de rua

Bom, você está começando a correr, já aprendeu com a Authen sobre os melhores equipamentos para sua quilometragem alvo, sabe o que precisa fazer para correr e não se lesionar, mas ainda falta uma coisa: uma medalha.

Seja você uma corredora iniciante ou uma atleta experiente, participar de provas de corrida é uma das melhores maneiras de se motivar a buscar sua melhor versão através do esporte. Pois os benefícios vão além da saúde física.

Se você se inscreveu ou vai se inscrever em uma prova de corrida de rua e está cheia de dúvidas, vamos te ajudar! Convidamos 04 esportistas Authen para revelar algumas dicas de ouro para você participar de sua próxima prova. Confira e boa corrida!

DICAS DAS ESPORTIVAS PARA PRIMEIRA PROVA DE CORRIDA DE RUA

NOS PREPARATIVOS

Com a palavra, Kelly De Luca @kellyndeluca, educadora física que começou a correr aos 12 anos para complementar os treinos de vôlei, já participou de várias maratonas e ultramaratonas:

“Quando um(a) aluna(o) vai se aventurar numa prova de corrida de rua pela primeira vez, eu sugiro que escolha uma prova plana, com boa estrutura de hidratação e sinalização, por ser mais fácil e seguro. O ideal é que se treine no horário que você vai realizar a prova, para acostumar seu corpo a esse horário.”

Outra dica importante dada por Kelly é que você se programe para chegar com pelo menos uma hora e meia de antecedência, levando em consideração que nos dias de provas o trânsito fica alterado. Assim você não corre o risco de perder a largada!

ANTES DA PROVA

Com a palavra, Tatiane Pinheiro @corretaty, corredora há cinco anos, que já participou de diversas provas e completou as maratonas de Curitiba e do Rio de Janeiro:

“Cuidado com alimentação nos dias que antecedem a prova”.

É o que defende também Cienara Candido @cienara_candido, que começou a correr para perder peso e tratar os sintomas das crises de ansiedade. Ela diz:

“Dentre todo ritual de preparação, dou atenção à alimentação, hidratação e descanso na semana que antecede a prova.”

Ninguém quer jogar semanas de preparação fora por conta de um detalhe que pode ser bem administrado. Por isso, evite alimentos industrializados, doces, frituras, álcool, comer fora de casa, etc. Tente replicar o que você normalmente faz nos treinos.

SOBRE A PROVA

Sobre o dia D, Kelly lembra:

“Passe filtro solar sempre! O sol pode abrir do nada. Ah, escolha bermudas com bolsos para que você não precise perder tempo com bagagem desnecessária! Aproveite e leve nos bolsos seu documento de identificação, uma bananinha passa ou carbogel. Assim, caso passe mal, tem identidade e glicose!”

Kelly e Taty são categóricas unânimes em outro assunto:

“Nunca teste um tênis ou roupa nova no dia de prova.”

Outra dica importante sobre a prova é dada pela nossa educadora física:

“Evite correr nos cantos… você pode sentir muita dor por conta da má postura causada pelo declive da calçada!”

E A ANSIEDADE?

Com relação a isso, a Cienara diz:

“Eu fico muito ansiosa, independente da distância, curta ou longa. E como eu faço com toda essa ansiedade? Abstraio todo e qualquer pensamento negativo, só foco em coisas boas, umas boas risadas e um bom filme, geralmente com uma história de superação. Tente essa dica!”

Sobre ansiedade, eu Rafa Arlotta, @rafaarlotta publicitária, mãe, ex obesa, influencer digital e corredora amadora há 9 anos, que já participei de aproximadamente 100 provas de rua, dentre elas 21 Meias Maratona e 07 Maratonas, concordo com a Cienara: não há como não ficar ansiosa. Independente se é a primeira ou a centésima.

Mas eu tenho uma técnica para tentar driblar. Eu lembro do meu melhor treino e do meu pior treino. Ambos me fizeram forte e pronta para encarar o desafio da prova, seja ela de 5km ou de 42km.

Isso me lembra que tudo que eu poderia ter feito eu fiz. Agora é me divertir e buscar minha medalha.

LISTAMOS AS 16 DICAS DE OURO DAS ESPORTISTAS:

  1. Escolha uma prova plana;
  2. Escolha uma prova com boa estrutura de hidratação e sinalização;
  3. Treine no horário que você vai realizar a prova;
  4. Chegue com pelo menos uma hora e meia de antecedência;
  5. Cuidado com alimentação nos dias que antecedem a prova;
  6. Dê atenção também a hidratação e descanso na semana que antecede a prova;
  7. Passe filtro solar sempre!;
  8. Escolha bermudas com bolsos;
  9. Leve nos bolsos seu documento de identificação, uma bananinha passa ou carbogel;
  10. Nunca teste um tênis ou roupa nova no dia de prova;
  11. Evite correr nos cantos para não sentir dor por conta da má postura causada pelo declive da calçada;
  12. Abstraia todo e qualquer pensamento negativo, focando em coisas boas;
  13. Dê boas risadas;
  14. Assista um bom filme com uma história de superação;
  15. Lembre do seu melhor treino e do seu pior treino;
  16. Divirta-se!;

E aí? Pronta para encarar sua primeira prova de corrida de rua? Com essas dicas, agora é só treinar e viver essa emoção! Ah, não deixe de voltar e nos contar como foi!

E se você curtiu esse conteúdo, compartilhe com uma amiga.

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta.

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo