Qual o melhor modelo de top esportivo?

Toda corredora sofre com essa procura: achar qual o melhor modelo de top esportivo. Encontrar um top que seja uma combinação perfeita de conforto e estilo (afinal de contas, mulheres também pensam no visual), com o suporte e a sustentação do seios adequada ao seu biotipo, é uma luta para as mulheres. Sentimos na pele – ou melhor, nos seios – que só um top confortável e de alta sustentação nos permite performar e encontrar nossa melhor versão na corrida.

Mas com tantas marcas e modelos de tops esportivos disponíveis por aí, considerando ainda a diversidade de corpos femininos, sabemos que essa não é uma missão tão fácil. Mas temos certeza que esse texto vai te ajudar.

Por que é tão importante achar o top esportivo ideal?

Durante a corrida, os seios se movem em duas direções: na horizontal e na vertical, fazendo o desenho de um “8 deitado” durante a movimentação. Quanto maiores, maior é o balanço dos seios. Esse movimento causa certa pressão. Se o busto não estiver com suporte adequado, a mulher passa a sentir dores nas costas, tensionar os ombros e outros incômodos podem aparecer, atrapalhando sua performance e desempenho.

Sem contar o risco de danificar os ligamentos que sustentam as mamas, chamados de ligamentos de Cooper, que dificilmente podem ser reparados.

Lesões nos seios

Dor nos seios está no rol dos incômodos que mais assombram as praticantes da corrida. Mulheres com seios mais avantajados sofrem mais com esse problema, se compararmos a corredoras com seios pequenos.

Além das dores e desconforto, o uso de top sem ajuste e/ou sustentação adequada pode gerar rompimento dos ligamentos das mamas pelo impacto, causando a temida flacidez e, por não vestirem corretamente o seu biotipo, pode gerar atrito em alguns pontos, causando assaduras ou até machucados.

Independentemente do tamanho dos seios, é muito importante achar o top esportivo certo para você. Vestir o top errado é algo que estraga qualquer corrida.

Escolhendo o top esportivo certo

Alguns pontos devem ser levados em consideração na escolha deste equipamento. Além da sustentação e conforto, a composição do tecido também é importante:

Sustentação

É o elemento mais importante de um top esportivo. O top precisa absorver o impacto causado pela corrida. Mas existem diferentes tipos de sustentação: leve, média e alta. Para definir a adequada, use o bom senso. A atividade que fará tem zero ou baixo impacto, como caminhada? O leve pode ser uma opção. A atividade que fará tem baixo a médio impacto (como fortalecimento muscular ou corridas menores) e de menos intensidade? Os tops de média sustentação podem resolver. Mas, em se tratando de corrida de rua no geral, principalmente para quem sonha em fazer ou já treina para uma maratona, o mais indicado são os tops antiflacidez de alta sustentação, que devem ser confortáveis, mas não podem ficar frouxos em nenhuma parte do busto.

Aqui vale um adendo: se você nunca usou top de alta sustentação e/ou roupas de compressão, pode estranhar no primeiro uso e achar que ele está apertado. Use uma vez, deixe a peça ajustar no corpo e confie na tabela de medidas do fabricante. Falando nisso, vale conferir suas medidas antes da compra, para que bata com as da peça.

Atenção a região central do top

Sabe a parte onde fica o bojo (mesmo que o top não tenha este acessório)? Para um top esportivo de alta sustentação, ela deve cobrir os seios por inteiro, sem deixar nenhuma parte de fora. Também não pode ficar apertado demais. Se está, busque outro número.

Atente-se ainda ao espaço entre os bojos e os seios. Se houver muito espaço, o busto fará mais movimentos do que deveria. Se for esse o caso, busque um top um número menor ou procure tops projetados para seios pequenos.

Dicas para ajudar na sua escolha

  1. Experimentar o top antes de comprar. Em alguns lugares inclusive é possível testar correndo. Mas, como nem sempre isso é possível, e se você não tem certeza de qual tamanho comprar, busque uma loja online com uma boa política de troca;
  2. Escolha por tops com costuras lisas, que vão minimizar as áreas de atrito;
  3. O tecido é um fator muito importante. Escolha tops próprios para atividades esportivas, pois a composição desses tem mais poliamida e elastano, e menos (de preferência zero) algodão, pois este suga o suor e atrapalha a transpiração. Suor tem excesso de sal, que age na pele, ajudando o atrito a gerar assaduras;
  4. Uma vez que você achou o modelo ideal para você é importante frisar que você deve trocar o top de corrida algumas vezes no ano, pois o tecido, por mais tecnológico que seja, tem uma vida útil limitada. Seja pelo uso ou pelas lavagens, há um desgaste natural do suporte;

Plataformas ajudam na escolha do modelo de top esportivo ideal para você

Mas, se mesmo com todas essas dicas, a dúvida persistir, existem hoje plataformas para consultar o top esportivo certo para você, que mostra qual o modelo ideal, de acordo com suas necessidades. Vale a pena conferir antes de fazer sua compra, para ter certeza de que está comprando um top que ofereça tudo o que você precisa.

Quando se fala de modelo de top esportivo ideal, cada centavo vale

Para as corredoras, escolher o top esportivo deve ser tão importante quanto escolher o tênis certo para correr! Não deixe de se dedicar a encontrar o seu top ideal para correr. Encare essa procura como um investimento. Não só de tempo, mas dos seus recursos, pois um top de qualidade trará benefícios para seu corpo, minimizará os dados que podem vir com a prática da atividade, dará conforto e fará sua corrida fluir muito melhor, possibilitando a conquista da sua melhor performance.

Não devemos escolher o top pela beleza ou pelo preço, apesar desses fatores serem relevantes na nossa procura. É necessário que a peça se ajuste bem aos seios e ao seu biótipo e, claro, que tenha uma boa capacidade de sustentação, propiciando firmeza e sem machucar a pele. Usar o top de corrida certo é fundamental para qualquer corredora, independente do tamanho ou formato do seio.

Gostou dessa matéria? Convide alguma amiga corredora a ler, ajudando-a a achar o Top ideal para ela.

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

2 comentários em “Qual o melhor modelo de top esportivo?

  1. Boa dia!Tops projetados para seios pequenos . Meia maratona. Eu quero um com bolha e bojo. Qual seria o modelo?

  2. Olá , tudo bem sou Jacira vou começar a correr e estou procurando o top de vocês , mas estou com dificuldade de achar na minha cidade Caxias do Sul – RS , poderia me indicar em qual loja tem os produtos de vocês na minha cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo