Dicas de conservação para suas roupas esportivas durarem mais

Você conquistou seu equipamento de alta performance Authen, e agora? Agora é sair para correr e suar bastante! E isso, as corredoras sabem muito bem como fazer.

A composição de roupas esportivas da marca foi pensada especialmente para que as mulheres transpirem com mais conforto, além de oferecer segurança e prevenção de lesões, comuns às esportistas, tais como assaduras e machucados.

Por serem peça chave para sua performance, nada mais justo do que terem tratamento especial na hora da higienização.

O cuidado adequado com o produto fará com que ele cumpra seu papel por mais tempo, sem perda de tecnologia por conta do desgaste. Por isso, hoje daremos algumas dicas de conservação que farão seu equipamento esportivo durar mais.

O que a composição de roupas esportivas tem a ver com prevenção de lesões?

Se você já corre provavelmente já sofreu com assaduras e sabe que elas podem acabar com a sua corrida. Comum tanto nas corredoras iniciantes quanto nas experientes, as áreas onde elas mais são sentidas são nas coxas, no cós das bermudas ou shorts, nas axilas e na parte inferior do top.

Elas acontecem pelo atrito repetitivo de uma região com a outra ou com tecido e costura, somado ao suor. Quanto mais suor e movimento, maior a probabilidade dela acontecer. Portanto, se a corrida for de longa distância, maior a chance de assaduras.

Por isso, a escolha de roupas esportivas, com a composição de tecido adequada e design pensado para minimizar o atrito, se torna essencial para reduzir o risco de lesões!

Como escolher o melhor equipamento para prática esportiva?

Para corrida, esqueça o algodão! Ele absorve o suor. O sal, em alta concentração no suor, tem um efeito de lixa na pele e pode gerar machucados.

Sendo assim, escolha tecidos que têm em sua composição a poliamida ou poliéster, que permitem que o corpo faça uma troca eficiente de calor com o meio ambiente.

A Authen escolheu usar em seus equipamentos de alta performance, tecidos cuja composição é Poliamida/ Elastano ou Poliéster/ Elastano. A diferença entre eles é basicamente o toque.

Descubra mais abaixo, afinal conhecer bem o que você já comprou (ou deseja comprar) é a melhor aposta para não errar:

Benefícios da Poliamida e Poliéster

  • Alta respirabilidade, evaporando o suor e mantendo a peça seca;
  • Toque macio e gelado, trazendo sensação de “frescor” durante o uso;
  • Ótima elasticidade e caimento perfeito;
  • Fácil lavagem, rápida secagem, não necessita passar;
  • Longa durabilidade: não esticam, não deformam e nem amarrota.

Estas fibras, aliadas ao Elastano, trazem elasticidade agradável e vestem bem ao corpo. Além de gerar conforto, faz com que as peças durem muito mais, já que as fibras não se quebram como as naturais.

Como conservar melhor as roupas esportivas?

Você já descobriu como escolher seu equipamento esportivo pela composição. Agora é hora de fazer ele durar. Para isso, vamos falar de cuidados e dicas de conservação.

Ao correr, suamos (e muito). O sal do suor pode desgastar o tecido com o tempo, por isso é importante lavar logo após o uso.

Como a marca possui materiais diferentes, o primeiro cuidado que você deve ter para melhor preservar sua roupa é observar as orientações presentes na etiqueta. Essa dica de ouro vale, pois vai garantir que sua peça dure o máximo possível.

Mas, se ainda assim se sentir insegura sobre os cuidados, para melhor conservação e para que seu equipamento dure por mais tempo com todas as propriedades com que foram desenvolvidos, listamos algumas orientações:

Lavagem

Em geral, as roupas esportivas são mais práticas de lavar. A melhor maneira é lavar a mão e com sabão neutro. Mas, não há problemas em usar a máquina, apenas certifique-se de proteger contra o desgaste colocando na máquina.

Siga essas 9 dicas:

  1. Feche os ganchos e remova os bojos de tops;
  2. Se for muito delicada, coloque dentro de saquinhos usando o ciclo para roupas sensíveis;
  3. Vire a peça do avesso e não deixe de molho;
  4. Peças coloridas: lembre-se de lavá-las separadamente;
  5. Não utilize água sanitária ou produtos a base de cloro, o uso destes produtos causam manchas;
  6. Não use amaciantes: o poliéster, poliamida e elastano são materiais não se dão bem com amaciante. Ele pode formar uma barreira que, com o tempo, vai fazer com que as peças percam a característica que as fazem “respirar” melhor;
  7. Remova todo o sabão: resíduos podem causar manchas;
  8. Não torça ou centrifugue a peça e pressione com suavidade para retirar o excesso de água. Isso vai aumentar muito sua vida útil;
  9. Não use a água quente pois danifica o elastano e, com o tempo, a roupa vai perdendo a flexibilidade. O ideal é sempre usar água fria;

“Lavo antes ou depois de secar o suor da peça?”

O ideal é que a roupa seja lavada logo após o uso. Mas se não houver essa possibilidade, sugerimos:

  • Não misturar cores claras e escuras molhadas juntas: a acidez do suor pode danificar a cor;
  • Evite deixar a roupa suada guardada dentro de um saco plástico por longo tempo. O ideal é deixá-la secando, mesmo com o suor, para lavá-la assim que for possível;
  • Não jogue sua peça no cesto de roupa sujas ainda molhada. Isso pode gerar mau cheiro, mofo e, o pior, você pode contaminar outras peças de roupa. Coloque-as no cesto só depois de secas.

Secagem

Em geral, nossos equipamentos aceitam a máquina de secar, já que a poliamida, poliéster e elastano, resistem à secadora. Mas assim como na lavagem, o uso de máquinas não deve ser a primeira opção. Secar ao ar livre preservará os materiais, a cor e a forma da sua peça.

Se assim o fizer, certifique-se de mantê-las à sombra e em local bem arejado, pois sol e calor desbotam e danificam as fibras das roupas, especialmente as coloridas. Além disso, para melhor preservar, pendure as roupas do avesso.

Em máquina de secar, use os saquinhos para peças delicadas e tente secar na menor temperatura possível. E lembre-se: peças com estamparia não devem ser expostas às altas temperaturas, o que torna a secadora de roupas uma inimiga que deve ser evitada.

“Posso passar meu equipamento?”

Como existe variação entre os materiais, atente-se ao descrito na etiqueta da roupa antes de passar. Mas, no geral, não precisa e não há essa necessidade. Peças com poliamida na composição do tecido, desamassa fácil. Normalmente vestindo a peça ela já fica alinhada.

Outros cuidados

Evite o contato da sua roupa com fixadores e fechos de contato, como o velcro. Eles podem acabar desfiando o tecido. Recomendamos também evitar contato com superfícies muito ásperas.

Sugerimos ainda não usar perfumes e desodorantes diretamente nas peças, pois podem causar manchas. Aplique diretamente no corpo minutos antes de vestir a peça;

 

Se você curtiu as dicas, não esqueça de compartilhar com as amigas corredoras para que elas também acertem na escolha e garantam que seu equipamento seja bem conservado.

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Um comentário sobre “Dicas de conservação para suas roupas esportivas durarem mais

  1. Ótimos toques e assunto de muita utilidade!
    Parabéns pelas informações tão úteis!
    Vcs são completos no que fazem! Produto de qualidade incomparável!
    Sou fã!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo