Tem dias em que precisamos de uma motivação para correr. Que tal ler um livro sobre corrida? Às vezes histórias inspiradoras na corrida são o que precisamos para esses momentos. Elas podem dar uma energia extra e te manter motivada na sua rotina de treinos
Por isso, separamos uma lista de 08 livros de corrida para você se inspirar. Confira a seguir. Quem sabe se identificando com situações semelhantes às relatadas, como uma lesão, um problema de saúde ou mesmo um dia de preguiça, te faça sentir que não está sozinha.
Agora, se você está precisando de um empurrãozinho para começar a correr, escolha um ou mais livros dessa lista e dê seu pontapé inicial.
08 livros de corrida para você se inspirar
Correr
Autor de diversos livros, Drauzio Varella conta neste como equilibra sua vida atribulada de médico com a corrida. Para ele, correr não é só um hobby: é o que lhe dá o equilíbrio para enfrentar os desafios da vida.
O livro mostra sua jornada do sofá à maratona, relatando em detalhes o desafio da primeira maratona. Além disso, oferece ao leitor um panorama da história das corridas desde sua suposta origem na Grécia Antiga e informações médicas sobre a prática.
Nascido para correr
De Christopher McDougall, um grande fã de corridas ao ar livre que sofria com constantes problemas ao se exercitar. Quando procurou um grande especialista, ouviu o diagnóstico definitivo: “O corpo humano não foi projetado para esse tipo de exagero”.
O jornalista decide investigar e contar a história dos índios Tarahumara, que vivem na região de encostas e cânions da fronteira mexicana com os Estados Unidos. Eles são os melhores corredores do mundo, superando muitas vezes a resistência de maratonistas experientes.
Quebrando os limites
Fazer uma ultramaratona no deserto do Atacama, subir em árvores de 100 metros de altura, entrar em cavernas profundas no interior da China e correr no Polo Norte. O livro mostra os bastidores das conquistas esportivas da jornalista Carol Barcellos. Nele ela conta como aprendeu a superar o medo e ultrapassar os limites.
Como nunca foi atleta, ela explica o que é preciso para sair da zona de conforto e encarar os desafios – no esporte, no trabalho, em todos os momentos da vida. O livro traz uma mensagem de incentivo e de coragem para todos.
Do que falo quando falo de corrida
Em 1982, Haruki Murakami decidiu vender seu bar de jazz em Tóquio para se dedicar à escrita. Foi quando começou a correr para se manter em forma. Um ano depois completou, sozinho, o trajeto entre Atenas e a cidade de Maratona, na Grécia, e viu que estava no caminho certo para se tornar um corredor de longas distâncias.
No livro o autor reflete sobre a influência que o esporte teve em sua vida e, sobretudo, em seu texto.
Km 19
Abril de 2015, KM 19 do Elevado do Joá. Um corredor tem uma parada cardíaca. Só outro corredor pode salvá-lo, pois ele precisa receber massagem cardíaca o mais rápido possível. Sua probabilidade de sobreviver reduz-se a cada segundo. Apenas pouquíssimos corredores sobrevivem sem sequelas nessa tão dramática circunstância.
Mas em Maio de 2016, o corredor que caiu cruza a linha final de sua nova maratona. O livro narra a história, escrita pelo próprio corredor, Cristiano Goldenberg. Ele mostra o que faz os homens caírem e levantarem. Serem salvos e salvarem.
Correr ou morrer
Todas as manhãs, durante anos, Kilian Jornet lia estas palavras antes de sair para treinar. Sonhava em se superar, ir mais longe, ganhar. Ganhar tudo. Ainda não tinha vinte anos quando se tornou campeão mundial de corrida de montanha.
O livro é o seu diário. É o testemunho de um miúdo dos Pirinéus que cresceu na montanha, que aprendeu a amá-la e a respeitá-la. É a história de um campeão apaixonado pela natureza, pela competição consigo mesmo e pelas vitórias. Correr ou Morrer é o grito de um atleta a cruzar a meta, uma filosofia de vida e uma lição para todos.
Vidas corridas
Escrito por Sérgio Xavier Filho, o livro conta relatos de nove profissionais extremamente bem-sucedidos, exemplos de empreendedorismo e de carreiras conduzidas com distinção. Pessoas que, um dia, de alguma maneira, perceberam que poderiam extrair da maratona lições e conclusões que iam muito além de vestir o traje apropriado e correr um par de horas.
Operação Portuga
Também escrito por Sérgio Xavier Filho, embora se passe entre treinos e competições, este não é um livro sobre corrida. É sobre gente. O esporte é o pano de fundo, para histórias de competição, superação e camaradagem.
Em 2006, o empresário Amílcar Lopes Jr., o Portuga, realizou um feito memorável ao completar a Maratona de Chicago em 2 horas 43 minutos e 50 segundos. A marca, extraordinária para um amador, fez dele uma espécie de lenda entre os corredores de rua de São Paulo. Daquele momento em diante, Portuga se tornou o homem a ser batido. Um grupo se junta para perseguir esse recorde e terminar uma maratona abaixo de 3 horas.
Curtiu as dicas? Compartilhe a lista com as amigas corredoras, ou com aquela que você quer levar para a corrida e para um estilo de vida mais saudável.
E depois passa aqui para nos contar o que achou. Ah, e se você tem outros livros para sugerir, comenta aqui. Quem sabe você motiva mais e mais mulheres a buscarem sua melhor versão através da corrida.
Amei todas as dicas de livros.
As dicas são ótimas, vou ler todos