Blog | Mulheres no Esporte: Empodere-se com a corrida!

Mulheres no Esporte: Empodere-se com a corrida!

Nós, mulheres, estamos em constante batalha para conquistar nosso merecido espaço. E esta luta não é apenas contra o mundo.

Há muitas coisas que atrapalham o desenvolvimento das mulheres nas mais variadas áreas. Algumas barreiras são externas: falta de espaço no mercado de trabalho e questões até de segurança física.

Mas, muitas vezes, são os conflitos internos, questões que muitas de nós incorporamos por herança cultural, que nos fazem congelar diante dos desafios.

Tais como pensar que o próprio corpo não é ideal para a atividade (muito magra, muito gorda, muito baixa, muito alta, etc), vergonha e timidez, ou não ser boa o suficiente para um esporte, trabalho ou pessoa.

Um quadro difícil de mudar né? Mas não é impossível!

No texto de hoje, vamos falar sobre o empoderamento feminino através da corrida, mostrando como praticar atividades físicas e adotar um estilo saudável são uma ferramenta fortíssima de transformação!

Muita além da saúde física, conquistamos força, reforçamos nossa autoestima e o respeito ao nosso próprio corpo.

Estamos em constante batalha para conquistar nosso merecido espaço. E quando se trata da inserção das mulheres no esporte, a coisa não é diferente.

E esta luta não é apenas contra o mundo.

 

Há muitas coisas que atrapalham o desenvolvimento das mulheres corredoras nas mais variadas áreas. Algumas barreiras são externas: falta de espaço no mercado de trabalho e questões até de segurança física.

 

Mas, muitas vezes, são os conflitos internos, questões que muitas de nós incorporamos por herança cultural, que nos fazem congelar diante dos desafios.

 

Tais como pensar que o próprio corpo não é ideal para a atividade (muito magra, muito gorda, muito baixa, muito alta, etc), vergonha e timidez, ou não ser boa o suficiente para um esporte, trabalho ou pessoa.

 

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, celebramos as conquistas femininas e reforçamos a luta por igualdade em todos os âmbitos da vida.

A corrida surge como uma poderosa ferramenta de empoderamento feminino no esporte, transcendendo os limites físicos e se tornando um símbolo de força, resiliência e liberdade para as mulheres. Por isso, vamos falar mais sobre ela nos próximos tópicos.

Ver mais mulheres no esporte é um quadro difícil de mudar, né? Mas não é impossível!

No texto de hoje, vamos falar sobre o empoderamento feminino através da corrida, mostrando como praticar atividades físicas e adotar um estilo saudável são uma ferramenta fortíssima de transformação e inserção das mulheres no esporte!

Muita além da saúde física, conquistamos força, reforçamos nossa autoestima e o respeito ao nosso próprio corpo.

 

Ao desafiarmos barreiras internas e externas, como a falta de espaço no mercado de trabalho, questões de segurança e crenças limitantes sobre nossos corpos, encontramos na corrida um caminho para a superação e o autoconhecimento.

Conquistamos saúde física, mental e emocional, construindo autoestima, amor próprio e respeito ao nosso corpo.

 

Unimo-nos em uma comunidade de apoio mútuo, inspirando outras mulheres corredoras a correrem por seus sonhos, por seus direitos e por um futuro mais justo e igualitário.

Empoderamento feminino através da corrida

A corrida é uma grande aliada nesse caminho de empoderamento, pois ela desenvolve a inteligência emocional. Ao colocarmos nosso corpo no limite, correndo contra a cabeça cansada e, ainda assim, terminando um treino difícil, vemos do que nosso ele é capaz.

Correr estampa na pele que quem manda nos nossos limites somos nós – não a sociedade.

 

Na corrida nos conectamos com o que é mais verdadeiro em nós e as vitórias, mínimas que sejam, como correr alguns metros a mais do que antes, nos mostram nossa capacidade de nos superarmos e passamos a valorizar as nossas próprias qualidades.

Isso é uma ferramenta poderosa, que nos faz sentir importantes e nos aceitar melhor.

 

Percebemos que podemos ir mais longe e com essa força, levamos para todas as áreas da nossa vida. Empoderadas, transformamos desafios em oportunidades. Sabendo do nosso poder, somos mais fortes para encarar novas (e velhas) guerras!

Como começar?

Para transformar algo é preciso começar. Separamos 4 dicas que você pode colocar em prática que farão toda a diferença na sua jornada de empoderamento através da corrida.

1. Que tal correr em grupo?

Grupos, assessorias e comunidades de corredores, são um ótimo ponto de partida para quem quer começar a correr ou mesmo achar seu espaço dentro da corrida.

Em grupo, uma incentiva a outra e compartilham-se muitas experiências. No final, todo mundo comemora, o que faz você sentir orgulho de não ter desistido e dá um gás na motivação.

 

Busque nas redes sociais algum que seja próximo. Se não existir uma perto de você, que tal chamar as amigas e fundar um grupo?

2. Busque informações!

Está com dúvidas? Não sabe, por exemplo, se seu ciclo menstrual interfere no seu desempenho na corrida ou se corrida e menopausa combinam? Normal. Ninguém nasce sabendo! A Authen pode te ajudar.

 

Não queremos “apenas” projetar equipamentos de alta performance para atender as necessidades específicas e diferentes corpos da mulher brasileira. Mas também queremos fazer parte da sua jornada.

 

Seja você iniciante ou experiente na corrida, no Blog e nas rede social da marca, sempre tem muito conteúdo, tanto sobre o universo feminino quanto sobre o mundo da corrida.

3. Ajude outras mulheres

Mesmo que você, mulher empoderada pela corrida, não se sinta limitada por questões de gênero, saiba que outras muitas mulheres ainda se sentem assim. Por isso, sempre que possível, traga seu ponto de vista ou apenas aja.

Que tal convidar uma mulher para correr com você? Ter outras mulheres para conversar sobre as suas experiências, medos e desejos, é importante nessa jornada.

4. Inspire-se!

Seja por questões culturais ou psicológicas, muitas vezes as próprias mulheres pisam no freio antes mesmo de darem a largada. Mas queremos que perceba seu verdadeiro potencial e se sinta motivada a fazer grandes coisas.

 

Que tal pensar em uma inspiração na corrida para encontrar motivação e ver que é possível quebrar os bloqueios para as mulheres, tanto no esportes quanto na sociedade?

Conheça Kathrine Switzer

Você já sonhou em correr uma maratona? Você sabia que há bem pouco tempo, ver mulheres na corrida, participar de provas, cruzar a linha de chegada, conquistar medalhas e celebrar a vitória não eram “coisas de mulher”?

 

Até que Kathrine Switzer chegou para abalar o domínio do patriarcado na corrida. Ela abriu as portas para as muitas corredoras que, hoje, levam o esporte a sério e inspiram outras mulheres a correr.

 

Ela foi a primeira mulher a correr oficialmente na Maratona de Boston, em 1967. Durante os 70 anos de história da prova até então, ser homem era um requisito indiscutível para participar. Mas Katherine conseguiu se inscrever usando somente as iniciais do seu nome, K.V. Switzer.

Kathrine chegou a ser abordada por um técnico e insultada durante a prova, mas seguiu em frente: completou e… mudou o mundo!

Qual a importância do Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher é um marco na luta pela igualdade de gênero e um momento para celebrar as conquistas femininas em todas as áreas, inclusive no esporte.

Historicamente, as mulheres enfrentaram diversos obstáculos para participar do esporte, desde a falta de reconhecimento até a exclusão de competições e espaços de treino.

 

O Dia Internacional da Mulher serve para lembrar que a luta por igualdade ainda não acabou, mas que estamos no caminho certo.

A corrida se destaca como uma ferramenta poderosa de empoderamento feminino, pois permite que as mulheres:

 

  • Desafiem estereótipos de gênero e assumam o controle de seus corpos.
  • Conquistem força física, mental e emocional.
  • Desenvolvam autoconfiança e autoestima.
  • Construam uma comunidade de apoio mútuo.

Ao correr, as mulheres se inspiram umas às outras e demonstram que são capazes de superar qualquer obstáculo.

 

No Dia Internacional da Mulher, celebramos todas as mulheres que lutam por seus sonhos e por um futuro mais justo e igualitário.

 

E você, como está se empoderando através da corrida?

A palavra convence, o exemplo arrasta

Sabemos que ainda existem barreiras para as mulheres na corrida em muitos níveis. Mas, apesar das dificuldades enfrentadas, o sucesso, participação e a união feminina nesse esporte existem e estão numa crescente.

 

Quando uma mulher veste seu equipamento e sai para correr, ela incentiva mais e mais mulheres a fazerem o mesmo.

 

Quando uma mulher compartilha sua transformação, seja ela física ou emocional, como a reconquista da sua autoestima e o respeito ao seu corpo, ela mostra que o empoderamento feminino através da corrida é possível.

 

Você não precisa ter um corpo atlético ou ser uma atleta profissional para correr. Você só precisa de você mesma. Trace suas metas e empodere-se com a corrida.

Supere seus próprios limites com authenticidade. Ah, e conte com a Authen para te ajudar nessa jornada.

 

Curtiu as dicas? Compartilhe com outras mulheres!

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta.

 

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo