05 Motivos para se manter ativa mesmo nas férias

Férias é sinônimo de repouso. Viajando ou não, é um período de descanso físico, mental e emocional. Durante o ano, o corpo sustentou níveis de estresse físico através de treinamento, mental através de trabalho ou emocional, via relacionamentos e outras questões pessoais ou universais (e como tivemos essas questões ultimamente, né?).

É claro que a melhor parte deste período de intervalo é, justamente, repousar e aproveitar a família e amigos. Por isso, não é interessante estabelecer objetivos muito drásticos nesta época. Porém, convidamos alguns especialistas para falar sobre os motivos para você se manter ativa, mesmo nas férias.

Confira 05 motivos para você se manter ativa, mesmo nas férias

Ao se manter ativa, você mantém a saúde em foco

Com a palavra, Dra. Adriana Leal (CRM 5278072-3) – médica e corredora amadora com 5 maratonas, várias meias maratonas e muitos desafios no currículo: “A atividade física é importante em diversos aspectos, ajudando a melhorar a saúde do corpo e a saúde mental, principalmente no momento em que estamos. A obesidade, ao lado de doenças cardíacas, diabetes e idade avançada, é um dos principais fatores de risco para complicações de doenças, inclusive a COVID-19, pois deixa o organismo exposto a inflamação e formação de coágulos, duas situações que pioram o quadro diante de uma infecção pelo vírus Sars-CoV-2. Em um momento ao qual muitas pessoas encontram-se em casa devido à pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário, que enfatizam que pessoas, de todas as idades e habilidades, devem realizar pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade. Ou seja, todos podem ser fisicamente ativos e todo tipo de movimento conta!”;

Manutenção de condicionamento

Ana Paula Rodrigues Davila (Cref: 015306-G/RJ) – Educadora Física com Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Gama Filho, explica como a atividade física mesmo em períodos de descanso se torna fundamental: “É importante manter-se ativa durante as férias, mesmo que com atividades de baixa intensidade, para que não haja uma perda do condicionamento adquirido e para que o retorno não seja tão difícil. Aproveite e busque por atividades diferentes, que não fazem parte da sua rotina. Se você tem algum profissional que te acompanha, que tal pedir que ele monte alguma rotina de treino funcional adaptada, que você possa fazer em qualquer lugar? Viajando ou em casa, sem precisar ir a uma academia, por exemplo, você conseguirá se manter ativo. Pode ser um momento também de descobrir novas atividades”; Uma dessas novas atividades que Ana Paula se refere pode ser a calistenia.

Você tem maior controle de danos ao se manter ativa

A Nutricionista Esportiva do Clube de Regatas do Flamengo e do COB Renata Marques Toews Parra (CRN 08100-122), que também é corredora com diversas corridas entre 5km e 21km, expõe sua opinião: “Manter-se ativa nas férias te permite ter mais foco na hora das escolhas alimentares. Você se sente melhor com seu corpo, produz endorfina e isso te permite fugir do desejo das frituras e açúcares. Além do mais, as comidinhas extras acabarão não contabilizando muito, uma vez que o gasto calórico continua. Aproveitar esse momento e fazer atividades diferentes, ao ar livre ou em outros ambientes, pode ser um estímulo extra para quem tem dificuldade em se manter ativo nessas ocasiões! Acredito que não deva haver tanta cobrança em relação aos exercícios e alimentação, mas o equilíbrio entre essas escolhas é o grande segredo para curtir as férias e não colocar tudo a perder!”

Sem férias para o autocuidado

Você está de férias, mas o seu autocuidado não. É o que defende Ana Carolina Sales – Psicóloga Clínica há 11 anos, ultramaratonista, com 4 maratonas oficiais, Cidade Maravilhosa 21/42km Maratona do Rio 2019 e Desafio Dunga – Disney 2020: “Por que dar férias ao autocuidado? Acredito que uma adaptação da rotina de treinos ao período de férias se faz necessária e já supre as nossas necessidades físicas e emocionais. O foco principal deve estar no descanso e na manutenção da saúde, usando como estratégias a redução de danos futuros. Férias combinam com liberdade e flexibilidade, então uma diminuição na rigidez e na autocobrança, principalmente quanto à intensidade e performance nos treinos, alimentação e horários, ajuda a evitar frustrações. Mas se manter ativa ajuda a manter os ganhos obtidos e ainda gera benefícios imediatos de bem-estar. Uma das formas de se manter motivado e ativo neste período é criar desafios pessoais ou entre amigos e buscar novas atividades, variando nos estímulos e exercícios. Estabelecer metas e planejar recompensas para si mesmo também são estratégias de motivação.”

Retorno mais rápido

Com a palavra, Rafaela Arlotta – Corredora com 15 meias e 04 Maratonas, campeã do Desafio Cidade Maravilhosa 63km 2020 e com mais de 100 provas concluídas: “Começar as férias pensando no fim delas pode parecer estranho, mas ao se tratar de objetivos na corrida, isso é comum entre corredoras. Não que desejemos que as férias acabem, mas queremos que o retorno seja rápido, para que não percamos toda evolução que adquirimos. As férias acabarão e, na volta ao cotidiano e aos treinos, você vai ter que encarar aquele exercício mais intenso e vai perceber que não consegue mais fazer com o mesmo peso, ou mesmas repetições. Natural, se durante as férias você esqueceu completamente de que é uma atleta, mesmo que não profissional. Para mim, um dos maiores benefícios de manter o treino mesmo nas férias é a manutenção dos seus ganhos. Caso contrário, ao retornar passará semanas, talvez até um mês correndo atrás do prejuízo e, possivelmente, isso poderá desanimar. Sendo assim, nesses períodos há uma adaptação, menos cobrança, corridas mais recreativas, mas não deixo de treinar. Por mais que não haja evolução em períodos de recesso, ao retornar, eu estarei pronta para um novo ciclo”.

Para estes treinos “sem compromisso”, que tem o único propósito de manter-se ativa, roupas com compressão média, projetadas especialmente para aqueles treinos que não vão exigir muito de você, se tornam a escolha certa. Como as que você encontra na Linha Authentic Run. Confira a linha completa e veja o equipamento perfeito para você.

Lembre-se: tirar um tempo de repouso não significa abandono total das atividades físicas

As pausas são importantes para que a gente possa recuperar o corpo, colocar a cabeça no lugar, traçar novas metas. Repousar e aproveitar fará bem para você em mais de uma área de sua vida. Mas um dos benefícios de manter o treino nas férias, mesmo que de maneira reduzida, é poder aproveitar esses momentos sem o sentimento de culpa e minimizando os danos tanto de condicionamento quanto à saúde no geral.

Gostou dessa matéria e das dicas? Que tal compartilhar para ajudar outras mulheres a se cuidarem cada vez mais!

 

Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo