Mulher usando Top Preserve Rosa Authen | Cirurgia nos seios: o que você precisa saber antes de fazer?

Cirurgia nos seios: o que você precisa saber antes de fazer?

Por Sara Vigiano

Fiz cirurgia nos seios! E agora?!

Esse não vai ser mais um texto sobre dicas de como, onde e quando colocar sua tão sonhada prótese mamária. Não falarei aqui sobre quanto custa, indicações de clínicas e cirurgiões e tudo mais. Até porque, a essa altura do campeonato, tenho certeza de que você já se envolveu em dezenas de páginas nas redes sociais com relatos de quem já operou ou pretende fazer a cirurgia nos seios, já devorou milhares de conteúdos que dão diversas dicas para que você realize o tão sonhado “gêmeos” como chamamos carinhosamente as próteses de silicone.

O que eu vou explicar aqui é justamente o que não é falado por aí.

Desde sempre fui uma menina de seios pequenos. Com a maternidade e amamentação prolongada, o que era pouco ficou ainda menor e passou a me incomodar um pouco. Nunca foi um sonho pra mim, diferente de muitas meninas. Mas quando tive a oportunidade financeira e maior disponibilidade de tempo para a recuperação, eu embarquei na ideia!

O que eu não sabia é que nem tudo está disponível por aí nas páginas e blogs. Reuni algumas dicas que considero primordiais e que gostaria de ter escutado antes da minha cirurgia! Garanto que você vai terminar de ler esse artigo sabendo de pelo menos uma coisa que não sabia antes.

O que não avisam antes de fazer uma cirurgia nos seios?

  • Seu corpo é único! Essa é a primeira dica que você deve se lembrar sempre. Então, apesar de ter referências onde se basear, sugiro que não crie uma idealização demasiadamente específica de um resultado (ou seja, como seus seios ficarão após a cirurgia nos seios). Nosso corpo naturalmente possui algumas assimetrias e pode ser que, mesmo após a cirurgia, o resultado não seja extremamente perfeito, ou como foi idealizado.
  • Confie em seu médico, mas exponha sua opinião. É comum escutarmos que “o médico sabe o que faz”, mas é muito importante que você compartilhe com ele todos seus medos e suas expectativas. Só assim vocês chegarão a um consenso e, principalmente, você vai ficar contente consigo mesma no final de tudo.
  • Escolha um médico cirurgião plástico cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Essa dica pode parecer óbvia para muita gente. Mas tem sido cada vez mais comum assistir nos noticiários casos de morte em cirurgias lideradas por pessoas que, depois visto, nem médicos eram. Procure por algum profissional que tenha a referência de pessoas próximas, que já operaram com ele. Um cirurgião que seja claro contigo sobre os riscos que trazem uma cirurgia de silicone. Afinal, toda cirurgia tem riscos!
  • Programe-se para ter alguém contigo no pós-operatório imediato e se permita ser cuidada. Será um momento em que você estará muito fragilizada (afinal, é uma cirurgia invasiva) e, principalmente nos primeiros dias, você vai precisar de ajuda para tudo. Desde comer até se trocar.

Depois da cirurgia nos seios, não tenha pressa!

Nos primeiros dias, o incômodo será muito maior e, consequentemente, respeitamos melhor as recomendações médicas. Mas, a partir do momento em que as dores vão abrandando, achamos que está tudo bem e já tentamos algumas estripulias. Isso é um grande engano.

Siga à risca cada recomendação. Como coloquei em uma das dicas, cada corpo é único. Logo, sua recuperação também será. Umas sentem mais dores que outras ou têm a percepção de dor aumentada, umas vão ter mais inchaço que outras… Por isso, eu sempre digo: Se permita. Pause! Respire! Descanse! Deixe para voltar à rotina pesada quando for o momento certo – que vai ser dito pelo seu cirurgião.

Se possível, programe sua cirurgia para um período de férias, onde seja possível repouso total por pelo menos alguns dias.

Sutiã pós-cirúrgico: um grande aliado para quem faz cirurgia nos seios

Outra grande dica que não vejo espalharem tanto por aí é sobre a roupa certa para se usar durante o pós-operatório. Prefira roupas confortáveis e que não precise tantos movimentos para se trocar. Principalmente seu sutiã ou top pós-cirúrgico.

O sutiã pós-cirúrgico será seu maior aliado por pelo menos 1 ano (há quem diga que para sempre)!

Tenha pelo menos dois tops pra que você possa intercalar seu uso. Porque você não vai poder passar um dia sem eles.

Ah, e uma dica muito importante: nada de sutiãs beges sem graça, como os que as nossas avós usavam! Recebi essa dica de uma amiga antes da cirurgia nos seios e foi de longe uma das mais importantes.

Escolha pelo menos um top preto! Assim, ele se tornará coringa e poderá ser associado a outras peças do vestuário quando retomar a rotina, sem se preocupar de ficar à mostra.

Como escolher um sutiã pós-cirúrgico perfeito para usar após a cirurgia nos seios

Nos primeiros dias, passamos muitas horas deitadas e consequentemente transpiramos mais. Por isso, procure modelos que contem com tecidos respiráveis.

Prefira também um top pós-cirúrgico que tenham ajustes frontais e possibilitem menor mobilidade e movimentos mais restritos. Isso é importante porque uma das restrições no período de recuperação é o fato de não poder levantar os braços acima da linha do ombro (mas, claro, siga sempre as ordens de seu médico).

Existem ainda tops que contem com tecnologia infravermelha que contribuem diretamente na recuperação e diminuição dos inchaços ocasionados pela cirurgia nos seios. Procure por esses produtos e se surpreenda sobre como a sua recuperação se torna muito mais tranquila ao usar esses sutiãs frequentemente.

Depois da cirurgia nos seios, quando posso correr?

Quando seu médico liberar o retorno às atividades físicas, ou mesmo o início, usar tops de sustentação vai fazer toda a diferença. Atividades de impacto podem expor seus seios ao rompimento das fibras, levando à flacidez tão temida pelas mulheres e até mesmo estrias.

O tempo para o retorno pode variar. Em média, são de 1 a 2 meses para atividades leves como corrida ou caminhada e musculação de membros inferiores e de 2 a 3 meses para musculação de superiores. Mas, como novamente lembro, cada corpo é único e o tempo ideal deverá ser acompanhado pelo seu médico, que vai ditar o tempo certo de acordo com a resposta do seu corpo.

É importante fortalecer principalmente o peitoral, para garantir vida longa aos seios conquistados! Por isso, além de usar tops pós-cirúrgicos, considere também usar tops para treinos musculares, que contam com tecnologia antiflacidez e têm compressão na medida certa para seus exercícios.

 

Dica extra: Se você está pensando em colocar próteses e está numa fase de emagrecimento, é importante que tenha alcançado uma estabilidade no peso. Pois, uma vez operada, os altos e baixos na balança podem fazer ceder a prótese e impedi-los de ficar como desejado.

Então alinhe uma alimentação balanceada e atividades físicas que vão te ajudar a alcançar seu objetivo. Uma sugestão? A corrida é minha favorita.❤

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo