Você está com sobrepeso ou obesidade? Se a resposta foi sim, você pertence a um grande grupo. Mais da metade da população brasileira está acima do peso considerado ideal, segundo o Ministério da Saúde. A questão é delicada por impactar diretamente na autoestima das pessoas.
Quando se olha ao espelho e vê uma pessoa diferente do que gostaria ser, é comum sentir-se frustrada e insatisfeita consigo mesma. Mas, além de ter relação com a estética, o peso também pode impactar com a saúde.
Doenças relacionadas ao excesso de peso
Diversas doenças e transtornos podem ser causados por conta do peso. É aí onde o problema se torna ainda mais sério. Algumas delas são:
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Colesterol Alto;
- Asma;
- Apneia do sono;
- Refluxo gastroesofágico;
- Osteoartrose
Quando ficam cientes dos riscos à vida, pessoas com excesso de peso costumam sentir a necessidade de mudar de hábitos e tentar emagrecer. Mas isso é uma longa jornada…
É comum desistir de emagrecer na primeira tentativa
Muitas pessoas querem mudar de hábitos de uma hora para a outra, subitamente. Seja parar de fumar, beber ou, no nosso caso, perder o peso. Mas, se você continuar a ter a mesma rotina ou não receber qualquer tipo de apoio, muito dificilmente terá sucesso nesse objetivo. E a frustração logo vem, impactando diretamente na autoestima.
Denise Tamaki (@corrologoexisto), que era uma pessoa com sobrepeso em sua infância e adolescência, diz que já tentou diversas dietas que prometiam emagrecimento em poucos dias e ter a academia como seu estilo de vida, mas sempre em vão.
“O binômio dieta + exercício físico já era conhecido para mim, mas não duradouro. As dietas restritivas surtiam bastante efeito no início, potencializadas pelos exercícios iniciados em academia, mas nada disso se sustentava por muito tempo. A academia sempre acabava se tornando entediante.”
Como aumentar a autoestima? A corrida pode ser uma opção
Exercícios aeróbicos, como a corrida, quase sempre são a primeira opção pensada por quem está buscando saber como aumentar a autoestima com a perda de peso. Isso porque o constante movimento e grande esforço leva a uma grande perda calórica, fazendo com que o corpo queime a tão indesejada gordurinha. Mas isso também não funciona de cara com todo mundo, assim como foi com a Denise.
“A minha relação com a corrida não foi um amor pela primeira vista. Ou, como costumamos brincar, pela primeira passada. Alguns educadores físicos sugeriam: ‘a corrida é um excelente exercício aeróbico. Por que você não tenta a esteira?’, mas eu não tinha qualquer orientação sobre como começar a correr. Eu logo me cansava e sempre dizia que odiava a corrida.”
O maior problema do caso da Denise tenha sido justamente a falta de orientação e companhia. Afinal, sozinha e correndo no mesmo lugar, ela facilmente se sentia entediada. Além disso, como ela mesma disse, sem qualquer auxílio, ela não corria adequadamente, o que muito provavelmente tornou ruim a experiência. Isso acontece com muitas pessoas que estejam no processo de começar a correr.
A corrida de rua ajuda a melhorar o peso
A corrida de rua pode ser uma opção para quem passa pelos mesmos problemas. A vantagem dela é a união entre queima calórica e coletividade. Mesmo que a corrida seja um esporte individual (exceto quando há uma categoria de revezamento), o espírito de sociedade estimula os iniciantes a seguirem tentando. Você se sente pertencente a um grupo. Isso ajudou Denise a entrar de vez no mundo dos esportes.
“Eu insisti mais uma vez. Estava cansada de falar que não conseguia correr e voltei a tentar, só que dessa vez na rua e com orientação. Sempre controlando o ritmo para que não fizesse um esforço maior do que minha condição física permitia. E, a partir daí, não parei mais…”
Esse espírito de coletividade também atrai bastante a Dani Christoffer (@danichristoffer). Ela já fazia atletismo desde pequena, mas foi só depois de se mudar ao Rio de Janeiro que entrou no mundo da corrida de rua, começando em 2009. Ela corre ainda hoje e só se sente ainda mais empolgada com o esporte.
“Eu me sinto atraída pelo clima de busca de realização própria, de me desafiar, ultrapassar os limites que eu não imaginava antes… E também tem as amizades, claro. A corrida me deu amigos no mundo inteiro. E isso é ótimo, porque o pessoal é muito generoso, sempre ajuda um ao outro, ainda mais nas corridas de montanha. Essa convivência acaba dando vontade de inspirar positivamente outras pessoas e também dá uma grande sensação de bem-estar. Olhando tudo isso, a gente se motiva ainda mais a correr, sabe?”
Quer uma motivação a mais? Preparamos para você uma planilha de treino para iniciantes que te ajudar a dar seus primeiros passos no mundo da corrida. Ele está cheio de dicas e com programas que vão desde a saída da estaca zero até a sua primeira maratona! É só preencher o formulário abaixo:
Menos peso e mais autoestima
Com o passar do tempo, recebendo ajuda de quem já tinha experiência e com persistência, tornou-se fácil para Denise fazer da corrida o seu novo hábito. Na verdade, a sua mais nova paixão. E a busca pela perda de peso? Resolvida.
“Eu descobri a atividade física que eu realmente amava praticar. E o reflexo disso é que, após anos sofrendo com o famoso efeito sanfona, meu peso se estabilizou, pois, a prática da corrida passou a fazer parte da minha rotina.”
Mas muito mais do que reduzir o peso, o maior ganho que ela conseguiu foi encarar a vida de uma nova forma.
“Incrível como uma mudança de hábito refletiu seus efeitos para todas as áreas da vida. Porque não se tratou apenas do emagrecimento, mas também da recuperação da autoestima, da melhora da saúde como um todo, da disposição para executar as demais atribuições do dia a dia.”
E você? Cansada de tentar emagrecer e nunca conseguir algum resultado? Já considerou adotar a corrida de rua como sua nova rotina? Para te dar um empurrãozinho, preparamos para você uma planilha de corrida para iniciantes. Assim, você consegue medir a sua evolução e ver os seus resultados. Você vai ver como aumentar a autoestima pode ser mais fácil. Vista sua bermuda de alta compressão e vamos começar!
Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
que lí aqui… Valeu!