Você já se perguntou qual a diferença entre aquecimento e alongamento? Sabemos que as duas palavras são formadas por 11 letras e iniciam com a letra A, mas as semelhanças param por aí. Se você está iniciando nesse mundo da corrida agora, confundir é normal, e se você está pratica esse esporte há tanto tempos que já faz tudo no automático e nunca se atentou às diferenças, também é normal. Entretanto, ao conhecer as funções de cada um e como pode impactar na sua rotina de treino e evolução na corrida, contaremos a seguir.
Aquecimento x Alongamento
Antes de mais nada, é preciso deixar claro: seja a corredora iniciante ou experiente, todas devem fazer ambos os estímulos. Para que entendam melhor cada um deles e a sua importância no desempenho na corrida, vamos detalhar:
Aquecimento
O aquecimento tem duas funções: A primeira é melhorar a dinâmica muscular com propósito de prevenir e diminuir o risco de lesões. A segunda é preparar o corpo, aumentando a temperatura corporal e a vascularização dos tecidos e músculos, deixando-o apto à demanda de exercícios. De acordo com estudos, a melhor forma de aquecimento é aquela que imita o gesto esportivo pois faz com que o corpo se acostume gradativamente com a atividade que vai ser realizada e aquece os grupos musculares envolvidos.
Sendo assim, quando for correr, movimente o tronco e o quadril, ande em zigue-zague, faça um trote leve e pequenos pulos, por exemplo. Um aquecimento de 10 minutos já é bastante eficiente. Em dias mais frios, o ideal é aquecer por um tempo um pouco mais longo.
Alongamento
O alongamento tem como função a melhora da amplitude do movimento de uma articulação, além de promover estiramento das fibras musculares, fazendo com que aumentem de comprimento e proporcionando maior flexibilidade articular. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele, gerando maior flexibilidade.
Existem dois tipos de alongamentos: o dinâmico e o estático. O mais conhecido é estático. Com função de relaxar e ampliar a flexibilidade dos músculos e articulações, é composto por movimentos que desafiam os limites do corpo, envolvendo esticar e segurar determinadas posições. Já o dinâmico é muito parecido com o aquecimento. Trata-se da repetição de movimentos semelhantes ao exercício que será realizado, com menor intensidade.
No geral, o alongamento tem o objetivo de alongar, ou seja, promover a elasticidade máxima do músculo. Já o foco do aquecimento é aquecer, quase acordar o corpo para prática esportiva mais intensa. De acordo com o Educador Físico Fábio de Jesus Duarte (CREF 020367G/RJ), Pós-Graduado em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício, com vivência no Quênia com Atletas de Alto Rendimento “O alongamento serve para ativar a flexibilidade e aumentar a viscosidade no músculo. Ex: como se você pegasse um vidro de catchup e sacudisse até ele ficar menos denso. E o aquecimento serve para preparar o corpo para qualquer atividade, além de minimizar os riscos de algum estiramento e contratura.”
Sendo assim, ambos possuem funções que são essenciais no seu treinamento de corrida, inclusive na prevenção de lesões, que é de enorme interesse para você esportista. Mas qual o momento ideal para fazer cada um desses estímulos?
Quando fazer?
Agora que você já sabe a diferença entre alongamento e aquecimento, vamos esclarecer quando executá-los para melhor aproveitamento de cada um na sua rotina de treino.
Antes da corrida
Se o aquecimento melhora a dinâmica muscular e prepara o corpo para o exercício, como vimos acima, ele deve ser realizado antes do treino. A combinação entre aquecimento e o alongamento dinâmico também pode ser uma opção bastante vantajosa para a corredora, pois reduz ainda mais as probabilidades de lesão.
Depois da corrida
Ao terminar o treino, os tecidos que envolvem o músculo estão rígidos. Por isso, nesse momento é recomendado o alongamento estático. Assim, gradativamente, ganha-se amplitude nas articulações e a musculatura longitudinal aumenta, garantindo maior flexibilidade e maleabilidade do corpo.
Além disso, reduz as tensões e relaxa o corpo como um todo, ajudando-o na recuperação para o retorno às atividades após o treino.
E você já sabia a diferença? Curtiu esse conteúdo? Conta para gente! Ah, e se você tem alguma amiga que faz confusão com alongamento e aquecimento, compartilhe esse texto com ela.
Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta