Você sabia que o suor é um mecanismo do corpo de termorregulação em atividades físicas intensas?
Por isso, é super normal suar durante a corrida. Afinal, a transpiração e a sua evaporação são formas que o organismo encontra para se resfriar quando há uma produção de calor, como a proporcionada pelos treinos.
Mas, para algumas pessoas, suar demais é um problema. Por isso, no texto de hoje vamos falar mais sobre o que realmente é o suor e esclarecer algumas dúvidas recorrentes sobre suor excessivo na corrida, e se isso é bom ou um sinal de alerta. Confira!
VAMOS FALAR SOBRE O SUOR
O suor está diretamente ligado a alterações no equilíbrio eletrolítico do corpo. É por isso que manter uma hidratação adequada é crucial, para garantir que o corpo tenha como se refrigerar.
A quantidade de suor excretado depende de diversos fatores como o peso, sexo, nível de forma física, idade, local onde se encontra (clima) e até da genética. Cientificamente falando, o suor é uma resposta fisiológica à atividade intensa, temperatura, volume plasmático e taxa de sudorese.
SUOR EXCESSIVO NA CORRIDA
Suar durante a corrida é normal. Mas esse normal depende de cada corredora, do seu condicionamento, seus aspectos físicos em geral e do ambiente em que ela está.
QUANDO O SUOR EXCESSIVO É UM SINAL DE ALERTA
Transpirar em excesso, em dias friosou em situações rotineiras, que não incluem atividade física, pode ser considerado hiperidrose, uma condição em que a pessoa sua além do necessário para regular a temperatura do corpo.
Na maioria das vezes não há como definir por que algumas pessoas suam mais do que as outras, já que em grande parte dos casos a hiperidrose não tem uma causa definida. Mas se você apresentar sintomas como febre, palpitações, tonturas e vertigem associados ao suor, precisa procurar um médico.
O suor excessivo pode ser um mecanismo indireto do aumento da temperatura por um processo inflamatório no corpo. Então, será preciso descartar todas as doenças, desde diabetes, problemas de alterações na tireoide, infecções e até mesmo câncer.
Sem contar que a transpiração intensa também está associada a situações de estresse e de ansiedade.
SERÁ QUE É HIPERIDROSE?
Como estamos falando de transpiração e corrida, na maioria das vezes, não. A hiperidrose é diferente e atinge apenas cerca de 1% da população. O diagnóstico dessa condição se dá quando o paciente sua muito, principalmente na axila, no rosto, nas mãos e nos pés, durante o repouso.
EXISTE NÍVEL DE SUOR IDEAL EM UM TREINO?
Nossos corpos são totalmente diferentes e por isso, a resposta dos mesmo será diferente. Sendo assim, em um mesmo treino, há quem possa ficar encharcado e há quem pareça que nem treinou.
Além disso, além da composição corporal e biotipo, a hidratação, condicionamento físico, a idade, o clima, o tipo de pele, sexo, etc são fatores que influenciam na sudorese. Por isso, essa pergunta permanece sem resposta, pois a quantidade de suor não é métrica de desempenho dos treinos.
NÃO SUAR DURANTE UM TREINO É SAUDÁVEL?
Se você não sua como outras corredoras, isso pode não ser um problema. Pode ser que você tenha apenas menos glândulas sudoríparas.
Mas, o corpo não conseguir se resfriar não é saudável. Isso pode causar insolação, exaustão pelo calor ou cãibras. Se o corpo não consegue se resfriar, talvez você tenha anidrose ou hipoidrose e, nesse caso, precisa procurar orientação médica.
ISSO ME INCOMODA, O QUE FAZER?
Existem diversos tratamentos que podem ser feitos em consultórios para amenizar o suor excessivo. Mas a indicação vai depender do tipo, local e grau de sudorese. Alguns exemplos:
- Simpatectomia – Corte ou pinçamento do nervo que transmite o estímulo à glândula sudorípara;
- Toxina botulínica – Aplicada por meio de injeções, diminui a ação do nervo que estimula a sudorese;
- Drogas sistêmicas – Medicamentos de uso oral que diminuem a produção de secreções pelo corpo, por meio do controle do Sistema Nervoso Simpático;
- Laser – Diminuem o tamanho da glândula e, consequentemente, a sudorese.
O SUOR NÃO É INIMIGO
Além da intensidade do treino, há muitos outros fatores que influenciam se você vai suar muito ou pouco na corrida. Mas fato é que ele é um aliado para sua performance.
Então, para que ele nunca vire um grande inimigo na hora de correr, treine em ambientes arejados, cuide da hidratação para que o corpo possa suar o necessário e se refrescar com eficiência.
Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta.