Dicas de como respirar na corrida

Tem dúvida de como controlar a respiração na corrida? Saber como seu corpo funciona durante a prática é essencial para melhorar o desempenho e evitar a fadiga precoce. Neste conteúdo, vamos explorar como respirar corretamente durante a corrida, técnicas para melhorar seu exercício e responder a perguntas comuns sobre o tema. Vamos lá!

Qual a forma correta de respirar na corrida?

O jeito certo de respirar durante a corrida envolve o uso eficiente do diafragma. Diferente da respiração superficial, que usa apenas a parte superior do tórax, a respiração diafragmática permite uma maior troca de oxigênio, essencial para a corrida. Para não ter problemas durante seu exercício, siga estes passos:

 

  • Inspire pelo nariz e boca: isso maximiza a entrada de oxigênio.
  • Use o diafragma: sinta a barriga expandir ao inspirar.
  • Expire profundamente: solte o ar pela boca, esvaziando os pulmões completamente.

 

Por que respiramos diferentemente quando estamos dormindo e quando corremos?

Durante o sono, o corpo está em um estado de repouso e as demandas de oxigênio são significativamente menores. Por isso, a frequência respiratória diminui e a respiração tende a ser mais profunda e regular, pois o metabolismo está mais lento.

 

Já durante a corrida, ocorpo requer mais oxigênio para fornecer energia aos músculos em atividade. Desse modo, a frequência respiratória aumenta, e a respiração tende a ser mais rápida e superficial para atender às maiores demandas de oxigênio e para eliminar o dióxido de carbono produzido em maior quantidade.

 

Essas diferenças são respostas naturais do corpo às diferentes demandas energéticas e de oxigênio durante o repouso e a atividade física. Enquanto dormimos, o corpo entra em um modo de economia de energia. Em contrapartida, durante a corrida, o corpo aumenta a ventilação para suprir as necessidades do momento.

O que fazer para correr e não cansar?

Para correr e não cansar, é fundamental manter um ritmo respiratório consistente e eficiente. Aqui estão algumas dicas:

 

  • Faça exercícios de respiração profunda para fortalecer o diafragma.
  • Inclua outras formas de exercício, como ciclismo ou natação, para melhorar a resistência cardiovascular sem sobrecarregar os mesmos grupos musculares.
  • Use roupas leves e respiráveis para manter o corpo fresco e confortável.
  • Encontre um ritmo respiratório que se ajuste ao seu ritmo de corrida. Um padrão comum é 2:2, inspirando por dois passos e expirando por dois passos.
  • Hidrate-se bem, a desidratação pode afetar negativamente sua respiração e desempenho.
  • Defina objetivos realistas e progressivos para manter a motivação e monitorar o progresso.

 

Implementar essas estratégias de forma consistente pode ajudar a melhorar sua capacidade de correr por períodos mais longos sem se sentir excessivamente cansado.

Como ter mais fôlego na hora da corrida?

 

Ter mais fôlego durante a corrida é fundamental para garantir um alto desempenho e a resistência antes, durante e depois da prática. Por isso, comece a fazer exercícios que irão te ajudar a melhorar sua respiração durante a corrida.

 

Os exercícios como o “box breathing” (respiração em caixa), por exemplo, podem ajudar a aumentar a capacidade pulmonar, assim como intercalar a intensidade dos treinos de forma gradual, o que permite que o corpo se adapte.

 

Além disso, inclua corridas de longa distância em um ritmo confortável para aumentar a capacidade aeróbica e pratique a respiração diafragmática para maximizar a quantidade de oxigênio que entra nos pulmões.

Como usar o diafragma para respirar?

Uma das maneiras de como melhorar a respiração durante a corrida, é saber usar o diafragma da maneira certa. Experimente a dinâmica a seguir:

 

Deite-se de costas, coloque uma mão no peito e outra no abdômen. Inspire profundamente pelo nariz, a mão sobre o abdômen deve subir mais do que a mão sobre o peito. Depois, expire pela boca e sinta o abdômen descer lentamente.

Pratique a respiração diafragmática por 5 a 10 minutos, duas a três vezes por dia.

Gradualmente, aumente o tempo conforme você se sente mais confortável com a técnica.

Como evitar dores no diafragma ao correr?

Dores no diafragma, ou “dor de lado”, são comuns entre corredores. Para evitá-las:

  • Evite comer grandes refeições antes de correr. Alimente-se pelo menos duas horas antes.
  • Aqueça-se adequadamente. Comece a corrida com um aquecimento leve para preparar o corpo.
  • Mantenha uma postura ereta, pois a postura incorreta pode pressionar o diafragma e causar dor.

 

Conheça a linha de roupas de corrida da Authen!

Para aprimorar sua experiência de corrida e garantir o conforto, é fundamental usar roupas e equipamentos adequados. A Authen oferece uma linha completa de produtos desenvolvidos especialmente para corredoras, garantindo performance e bem-estar. Acesse nossa categoria especial e boas compras!

Post criado 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo