Conheça os benefícios de incluir a corrida estacionária na sua planilha de treinos!

Olá, Authentica! Você já sabe o quão importante é incluir exercícios educativos na sua rotina de treinos, não é mesmo? E, pensando em te ajudar a se preparar para uma próxima competição, reunimos algumas das principais vantagens que a prática de corrida estacionária traz.

Apesar de ser uma atividade simples, é um ótimo funcional que ajuda a melhorar sua condição cardiorrespiratória e tem impacto positivo no equilíbrio corporal. Dessa forma, você poderá correr mais forte e mais longe com tranquilidade.

E, então, pronta para superar seus limites e se surpreender com o que seu corpo pode fazer? Não perca nenhum detalhe deste conteúdo exclusivo de Authen, a marca feita para corredoras brasileiras, e vá mais longe!

O que é corrida estacionária?

A corrida estacionária — também conhecida como skipping —, assim como o nome sugere, consiste em correr parado. É isso mesmo! Basicamente, basta simular os movimentos de corrida, fazendo apenas a elevação dos joelhos.

Dessa forma, uma de suas principais vantagens é o fato de ser extremamente simples de se praticar, podendo ser feita em diversos ambientes, até em casa! Apesar disso, não abra mão do conforto que as roupas de corrida feminina Authen proporcionam.

Afinal, são desenvolvidas com alta tecnologia e modelagem projetada a partir de corpos reais! Além disso, tênis confortáveis, que absorvem os impactos, são essenciais.

Isso porque, ao correr, o peso sobre as articulações aumenta de 3 a 5 vezes. Ou seja, nada de praticar descalça. A boa notícia é que a atividade pode ser feita por corredoras de todas as idades e níveis de experiência. Ainda, costuma ser especialmente indicada nas seguintes condições:

  • Atletas lesionadas ou reabilitando-se de lesões;
  • Pessoas com mobilidade reduzida;
  • Pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Conheça seus benefícios para corredoras!

Por ser um exercício que envolve a movimentação de diferentes grupos musculares, a corrida estacionária oferece diversas vantagens para a saúde. Os destaques são a melhora do condicionamento físico cardiorrespiratório e queima calórica.

Contudo, quando pensamos em corrida estacionária benefícios, ainda tem muito mais. Inclusive, por isso, é uma ótima atividade para corredoras que estão em busca de melhorar as técnicas de corrida, otimizar o desempenho e reduzir as chances de lesões.

Confira outros pontos positivos do exercício a seguir:

  • Fortalecimento muscular

Apesar de não exigir esforço dos mesmos músculos que a corrida tradicional — responsáveis por impulsionar o corpo para frente — essa prática utiliza mais as pontas dos pés, fortificando os tornozelos e pernas.

Além disso, tem potencial para fortalecer os principais grupos musculares utilizados, como posterior e anterior da coxa, glúteos, musculatura dos quadris, panturrilha, região torácica, dorsal e ombros.

Sem falar que, por envolver também a musculatura da coluna lombar e core, a corrida no lugar é benéfica para a postura. Assim, colabora para a estabilidade, evitando lesões e tornando sua corrida mais eficiente.

  • Consciência corporal

Ainda, por ser praticada em um ambiente estável, você tem a oportunidade de se concentrar exclusivamente na mecânica de cada movimento. Isso traz consciência corporal e permite que tenha atenção à postura ou pisada correta.

Esses detalhes, muitas vezes, passam despercebidos durante uma corrida outdoor. Sendo assim, também é positiva para desenvolver o equilíbrio, a agilidade e a coordenação.

  • Mais fôlego

A corrida estacionária aumenta a frequência cardíaca e a circulação sanguínea, o que ajuda a melhorar a resistência cardiovascular. Com isso, aumenta a capacidade do pulmão na troca gasosa, melhorando a resistência física e o volume de oxigênio máximo (VO2max).

Mesmo com todas as vantagens, atenção à execução e não corra o risco de sofrer com overtraining! Portanto, não faça longas corridas em alta intensidade, uma vez que as articulações não estão preparadas para receber esse impacto e você ficará propensas às lesões.

Como fazer corrida estacionária?

Assim como outros exercícios, antes de começar, aposte em um aquecimento leve de, pelo menos, 5 a 10 minutos. É possível realizar o próprio movimento da corrida, porém, mais lentamente, como se fosse uma caminhada estacionária.

Depois, basta começar a elevação dos joelhos até a linha do quadril (ou menos se for iniciante) lentamente, simulando uma corrida no lugar pelo tempo ideal. Aumente a intensidade gradualmente e ouça seu corpo! Ao primeiro sinal de dor, pare e descanse!

Outra alternativa para incluir a corrida estacionária nas rodagens semanais é realizá-la nos seus treinos intervalados. Alterne entre um ritmo moderado e explosões curtas e intensas de velocidade.

Também é possível fazer os movimentos após um treino potente, como uma forma de recuperação ativa. Isso ajuda a manter o fluxo sanguíneo e a reduzir o acúmulo de ácido lático nos músculos.

Transforme sua performance com Authen!

Pronta para incluir o exercício antes, durante ou depois das suas rodagens semanais? Então, evolua com constância e saúde apostando na excelência de Authen!

Nossas peças são confeccionadas com tecido de alta tecnologia e design inteligente. São bermudas, leggins e tops com sistema de compressão e pontos de sustentação estratégicos que garantem o conforto necessário para que você supere seus limites.

Não deixe de conferir a Loja On-line Oficial e supere-se com os melhores produtos do mercado, incluindo uma exclusiva linha de roupas de corrida feminina para maratonas e longões! Bons treinos!

Post criado 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo