Por Sylvia Pozzobon
O distanciamento social em virtude do novo coronavírus chegou em nossas vidas de surpresa. Ninguém, acredito eu, se imaginou tendo que suspender sua vida lá fora dessa forma. No isolamento, a internet tem sido fonte de informações e desinformações, motivo pelo qual trago algumas observações importantes.
Que você precisa se alimentar bem, você já sabe. Isso está sendo super falado (a nutri aqui está muito feliz com essa valorização da alimentação saudável!). Mas, passeando por perfis da internet e tirando dúvidas dos meus pacientes e seguidores, me deparei com algumas barbaridades, indicações que muito contrariam a boa nutrição. Por isso, listei aqui algumas das principais dicas para fortalecer a imunidade que você pode ter sempre em mente para uma alimentação mais saudável e aumentar suas chances de passar por esse momento sem maiores problemas.
Dicas de alimentação para não baixar a imunidade:
- Não fazer dietas restritivas e desafios de emagrecimento da internet – fuja disso agora e sempre!
- Não iniciar protocolo de jejum se você não já faz. Se você quer emagrecer com saúde, procure um nutricionista.
- Não testar dietas detox, pois você pode acabar comendo menos calorias do que necessita e ficando vulnerável à doenças.
Suplementos:
- Ajuste seus suplementos com sua nutricionista. Alguns podem ser mantidos e outros ele pode optar por suspender.
- Sugestão: esse é um bom momento para suspender o uso de pré treinos a base de cafeína e tirar um pouco a dependência (avalie individualmente).
Chás:
- Chá verde, preto e branco tem cafeína. Opte por tomá-los pela manhã ou até as 16:00 para não prejudicar o sono, que é mega importante para manter sua imunidade forte.
- Chá floral ou de fruta são ideias para a segunda metade do dia pois não atrapalham o sono.
- Chás não emagrecem e nem elevam sua imunidade, mas são aliados em uma rotina saudável. Só não precisa exagerar.
Doces:
- Evite comprar biscoitos e doces que geram compulsão. Quanto mais tem em casa, mais vontade de comer em momentos de ansiedade. Pode comer um docinho vez ou outra, não tem problema. Mas sugiro que opte por chocolate amargo ou fruta desidratada.
Extra: Sono
- Quem está com dificuldade para dormir deve estabelecer um horário para parar de usar o telefone celular (que estimula o cérebro e te deixa desperta por mais tempo).
- Meditação guiada ou músicas relaxantes ajudam a acalmar. Experimente.
- Essência ou incenso de lavanda também ajudam no relaxamento.
- Chá de Camomila ou valeriana ajudam a induzir o sono.
- Exercícios respiratórios (3 segundos inspira x 3 segundos segura x 3 segundos solta) ajudam a acalmar, não só na hora de dormir, mas também em qualquer momento do dia.
Gostou das dicas? Junto com uma rotina de treinos em casa, você vai ter uma imunidade mais forte e vai poder continuar focada na sua jornada rumo ao encontro da sua melhor versão. Aliás, que tal começar agora? Basta se cadastrar no formulário acima!