Diariamente 3,2 bilhões de pessoas acessam ao menos uma rede social, segundo o Emarasys , uma plataforma de capacitação de líderes de marketing digital. Estar conectada se tornou algo quase intrínseco aos seres humanos com acesso a essa tecnologia. Compartilhar a vida, a rotina de treinos e aquela selfie pós-treino, alimentação, a família, são completamente naturais nos dias atuais.
Atualmente a maior parte dos grupos de corrida e assessorias foram suspensos, por isso a internet se tornou o epicentro do compartilhamento dos treinos diários. Porém, o excesso de conteúdo alimenta a linha tênue entre inspiração e comparação. Alguns reflexos podem ser sentidos por todo excesso de informação, mas será que isso está afetando o seu desempenho na corrida?
Realidade ou não, precisamos falar sobre isso…
A rede social X bem-estar físico e mental
Uma pesquisa realizada pela Salem State University (Universidade Estadual de Salem, em Massachusetts), por Nicole Dion, diz que a rede social pode causar nos usuários uma diminuição na satisfação com a própria vida. Porque as pessoas se comparam com as outras para avaliar suas habilidades, opiniões, beleza e inteligência. E tantas comparações afetam diretamente a autoestima dos usuários.
Você já se questionou como suas trocas virtuais estão colaborando para sua saúde mental ou física? Então faça esse exercício agora. Quantas vezes você comparou seus resultados ou não sentiu que seus treinos eram suficientes após rolar a timeline do Instagram?
O contraponto dizendo que isso pode nos estimular a ir além existe, é real. Mas, enxergar seus objetivos e reconhecer os limites são essenciais para que você não compare sua evolução na corrida com os milhares de treinos alheios que você vê nas redes sociais.
Aprecie o processo
Toda evolução passa por uma jornada e essa é a parte que deixará você mais forte.
Não se esqueça que todo processo é individual porque estamos imersos em um mundo com seres distintos em todos os aspectos. Admire sua missão, sua individualidade e comemore suas conquistas na corrida e na vida. Compartilhe-as nas redes sociais, se isso fizer você se sentir bem.
Continuaremos utilizando as redes sociais e o ambiente virtual como forma de nos aproximarmos, afinal, é o que temos hoje para nos relacionarmos em público. Porém, é importante lembrar que a fatia da vida pessoal mostrada nas redes sociais é escolhida a dedo, logo, as fotos de corrida podem ser lindas, os treinos postados incríveis, mas há luta por trás de tudo isso.
Existe preguiça e desânimo, assim como em todos nós, porque somos seres reais. Não compare seu treino, seus objetivos, apenas com a parcela mínima que você enxerga na rotina do outro.
O real desafio
Seu desafio é você, na vida virtual e fora delas. Seu desafio é o asfalto, a trilha e as montanhas. Seu desafio é a sua planilha, suas histórias e suas dores. Seu desafio é entender que para conquistar a melhor versão de si mesma, você precisa olhar para o seu eu de ontem, não para as redes sociais, porque tudo está dentro de você.
Se identificou com essa sensação de não se sentir evoluindo por se comparar demais com as redes sociais? Conta pra gente.
Amei o texto! Muitas vezes me comparei com outras pessoas nas redes sociais, mas me comparo sempre com o estilo de vida que eu tinha há 5 anos, quando meu pace era melhor, minha performance era melhor…. Nesse tempo tive meu 2o filho e de lá pra cá, vivo lutando pra voltar ao q era antes, mas com o sono afetado, fica difícil. Porém, desistir jamais! 😊😉😘