Para você que está começando a correr ou que está buscando melhorar a performance na corrida, boas técnicas e algumas dicas de como correr melhor, ajudam a reduzir o risco de lesão na corrida, tornando a sua corrida mais eficiente e menos desgastante, te ajudando a encontrar a sua melhor versão.
Uma dessas dicas tem a ver com para onde você olha enquanto corre. Você sabia que isso pode influenciar o seu desempenho na corrida? Nesse texto, te explicamos tudo. Confira.
Para onde você olha enquanto corre?
Você já prestou atenção para onde você olha quando está correndo?
Algumas pessoas correm olhando para o chão. Outras correm conversando, olhando pra frente e para o lado. Outras correm com o olhar perdido.
Pensando em performance e redução de risco de lesão na corrida, esse ponto focal do olhar realmente influencia? Tem lugar certo para olhar enquanto se corre? A resposta é sim!
Para entender melhor, é preciso ir mais a fundo. O nosso sistema nervoso controla ações e tarefas, voltadas para um objetivo. O nosso olhar está diretamente ligado com o objetivo de nossas ações.
Nosso sistema nervoso desenvolveu uma série de reações corporais relacionadas com o olhar, uma delas é a posição do nosso corpo, que muda de acordo com a direção para onde olhamos.
Por exemplo: o corpo tende a estender quando olhamos para cima, flexionar quando olhamos para baixo e se alinhar quando olhamos para frente. É possível olhar para cima e não estender o corpo? Sim, mas provavelmente seu sistema nervoso vai trabalhar, involuntariamente, para que ele estenda.
Voluntariamente, você pode até tentar, mas já entendemos que na corrida, esse controle voluntário dos movimentos entra praticamente em “stand by”. Por isso, a direção do olhar é tão importante!
PARA ONDE OLHAR?
Sendo assim, o seu olhar deve estar sempre à frente, para o horizonte. Se houver curvas, mire em outro ponto onde quer estar, como um alvo. Isso ajudará o seu corpo a estabilizar a sua postura.
Mas não é só a posição do seu olhar que interfere… Listamos 06 dicas para correr melhor.
06 DICAS PARA VOCÊ CORRER MELHOR
DICA 1: OLHAR AO HORIZONTE!
Olhar o horizonte, além de tudo descrito acima e de não causar tensões desnecessárias em seu pescoço e ombros, é bem mais seguro. Qualquer obstáculo que venha em nossa direção pode ser visto com antecedência. Por isso, fixe seu olhar cerca de 40 metros na frente. Ah, e sem mirar os pés.
DICA 2: BRAÇOS A 90 GRAUS
Tente balançá-los para frente e para trás apenas, sem passar na frente do seu corpo. O movimento do braço ajuda a impulsioná-lo para frente e qualquer outra direção é desperdício de energia.
DICA 3: RELAXE OS OMBROS
Seus ombros não devem ficar tencionados para cima. Deixe-os relaxados. Ah, e não se curve enquanto corre! Isso atrapalha sua respiração na corrida.
DICA 4: NADA DE JOELHOS MUITO ALTO
Não levante os joelhos muito alto e evite saltar para cima e para baixo. Seus joelhos devem estar levantados para frente, e não para cima.
DICA 5: INCLINE-SE PARA A FRENTE
Especialistas aconselham correr em posição mais ereta, inclinando-se ligeiramente para frente.
DICA 6: SEJA LEVE AO TOCAR O CHÃO
Uma boa corrida é leve e silenciosa. Seja qual for o seu peso, seus pés não devem bater muito forte no chão. Passos leves são mais eficientes e causam impacto ao corpo.
Então, curtiu essas dicas? Compartilha com alguma corredora. Apoie, corra junto, mas não deixe ela desviar o olhar do ponto certo… nem você!
Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta.