Se correr 42 km é um belo desafio, completar as seis maiores maratonas do mundo é um sonho a ser conquistado. As maratonas de Boston, Chicago, Nova York, Londres, Berlim e Tóquio formam a liga “World Marathon Major”, também conhecida por WMM.
Como uma espécie de “grand slam”, o WMM reúne as seis melhores maratonas do mundo e pontua os atletas de elite formando um ranking mundial. Ao final de cada período, a corredora e o corredor com mais pontos ganham US$500 mil cada.
Os atletas amadores não ficam de fora. Quem corre as seis maratonas uma vez na vida tem o direito à medalha especial “six star finish”. São poucos os brasileiros que possuem essa medalha, menos de 100, mas já tem muita mulher na lista.
Por causa da importância e grandiosidade dessas seis maratonas, listamos algumas curiosidades e pontos chaves de cada uma delas, quer ver?
Maratona de Boston
A Maratona de Boston é considerada uma das maiores justamente por ser para “poucos e bons”. Para participar da prova é preciso ter tempo classificatório. Uma mulher entre 18-34 anos, por exemplo, precisa ter a marca de no mínimo 3h35min nos 42 km.
Além disso, Boston é considerada a segunda maratona mais antiga do mundo ficando atrás apenas da maratona olímpica. A prova acontece desde 1987 no mês de abril, mais especificamente no Dia do Patriota.
A largada é na cidade de Hopkinton e chegada na rua Boylston, centro de Boston. O percurso tem diversos trechos de subida e nos últimos anos o clima frio e chuvoso da maratona influenciou a performance de muitas atletas.
Maratona de Chicago
Chicago está na lista das maiores maratonas do mundo por ter 40 mil participantes e mais de um milhão e meio de torcedores nas ruas. Além disso, o percurso é totalmente plano, ideal para quem quer voar.
Quem já correu a Maratona de Chicago conta que não tem um trecho sequer sem torcida. A largada e a chegada acontecem no mesmo local, no Millenial Park, e isso facilita bastante a logística de prova.
O clima ameno de outubro, entre 10°C e 19°C graus, ajuda a performance. Mas atenção, já teve anos com muito frio e outros com calor excessivo. Por isso, esteja preparada para todas as condições climáticas de Chicago.
Por falar em maratona, que tal ter diversas dicas e um programa de treino especialmente preparado para a sua primeira corrida de 42 km? Tudo isso está reunido em um e-book e você pode ter o seu agora mesmo, só preencher o formulário abaixo:
Maratona de Nova York
A Maratona de Nova York atrai corredoras do mundo todo, e, por isso, é considerada uma das maiores. De acordo com os organizadores, eles recebem todos os anos, no mês de novembro, 50 mil atletas de mais de 100 países.
A prova tem um charme especial por causa da torcida ao longo do percurso e por percorrer os cinco bairros da cidade. A largada é na ponte Verrazzano, em Staten Island, e a chegada dentro do Central Park.
O clima na época da prova é ameno e sem grandes surpresas. E o curioso é que um dia após a maratona, os participantes passeiam por Nova York com a medalha exibida no pescoço.
Maratona de Londres
A Maratona de Londres ganha cada vez mais o coração das corredoras. A última edição da prova, em abril, recebeu o pedido de inscrição de mais de 400 mil pessoas. Porém, apenas 50 mil foram sorteadas.
Considerada umas das maiores maratonas do mundo, Londres tem percurso plano e também o recorde feminino mundial de maratona. A inglesa Paula Radcliffe completou a distância de 42 km em 2h15min25, no ano de 2003.
Como as ruas de Londres são estreitas, a largada da maratona é dividida em 4 pontos diferentes, porém, todas na mesma região. Já a chegada é única, em frente ao Palácio de Buckingham.
Maratona de Berlim
A maratona de Berlim é considerada a mais rápida do mundo. O percurso plano da prova já foi palco de muitas quebras de recorde. O atual recorde mundial masculino de maratona é de lá – 2h01min39 do queniano Eliud Kiopchoge.
Além de rápido, o percurso de Berlim também é bonito e possui largada e chegada no famoso Portão de Brandemburg. Na lista das seis maiores do mundo, a Maratona de Berlim reúne cerca de 40 mil pessoas sempre no mês de setembro.
A temperatura é amena e dificilmente passa dos 15ºC. Isso ajuda ainda mais, as atletas que querem melhorar suas marcas nos 42 km.
Maratona de Tóquio
Tóquio pode ser considerada uma estranha no ninho por ter entrado depois na liga “WMM”. Porém, a maratona japonesa merece estar lá pela excelente organização e por ser a mais democrática do mundo.
O tempo limite para completar a prova é de sete horas. Por isso, os 42 km de Tóquio são festivos e contam com muitas pessoas fantasiadas. Ao longo do percurso da maratona é possível encontrar danças típicas, bandas, corais e muitos outros incentivos aos participantes.
Apesar da festa, o clima no mês de fevereiro, quando acontece a prova, é frio e geralmente chove. A largada é perto do Governo Metropolitano de Tóquio e a chegada nos Jardins do Palácio Imperial, residência oficial da família imperial japonesa.
Agora que você sabe quais são as maiores maratonas do mundo, que tal encarar o ciclo de treino para a maratona e conquistar todas essas provas?
E não deixe de conhecer também a Authen; finalmente, a marca de performance exclusiva feita para a mulher brasileira.
Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.