Uma maratona é um dos maiores desafios dos corredores. De acordo com o estudo The State Of Running organizado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e o site RunRepeat.com, cerca de 1,1 milhão de pessoas correram uma maratona em 2018.
Para algumas destas, uma evolução natural da equipamento de corrida. Para outras, um sonho de vida. Fato é que completar essa distância é um enorme desafio que requer uma rotina de treinamento, dedicação, comprometimento e muita entrega.
Independente da sua meta, os treinos para os 42km devem durar entre 12 a 20 semanas. Por isso, para que maratonistas ou estreantes na distância comecem a se organizar e planejar seus treinos, assim como definir qual ou quais provas estão pensando em correr, listamos as 10 principais maratonas do Brasil, em diferentes regiões do país.
As maratonas no Brasil estão espalhadas em diversos estados e acontecem ao longo do ano inteiro. Além disso, cada uma delas possui suas próprias características únicas e reúnem centenas de corredores motivados para superar seus limites. Veja a seguir quais são elas!
As 10 principais maratonas no Brasil
Maratona de São Paulo (abril)
Uma das principais provas do Brasil, a Maratona de São Paulo tem a tradição de contar com a participação de atletas de elite estrangeiros. Com largada e chegada no Ibirapuera, ela é uma ótima forma de conhecer a capital paulista.
Maratona de Brasília (abril)
A Maratona Monumental Brasília tem um percurso que passa pelos principais monumentos da capital federal. Além da prova principal, também ocorrem provas nas distâncias da meia maratona (21 km), corridas de 5km e 10km.
Maratona do Rio de Janeiro (junho)
Marcada pelas suas belezas naturais, a cidade do Rio de Janeiro encanta os corredores ao longo dos 42km de prova. A largada e a chegada da corrida acontecem no Aterro do Flamengo e o percurso é bem plano, beirando o mar.
Maratona de Porto Alegre (junho)
A Maratona de Porto Alegre é marcada pela temperatura amena e por um percurso plano, muito utilizado para quem busca bater seus recordes pessoais. Por suas características de percurso é muito utilizada como classificatória para a Boston Marathon.
São Paulo City Marathon (julho)
A São Paulo City Marathon se consolidou em 2019 como a maior maratona de São Paulo e a terceira maior da América Latina, totalizando mais de 15.000 inscritos. A prova conta ainda com premiação especial para as 100 primeiras mulheres e os 100 primeiros homens de cada prova e distância que cruzarem a linha de chegada (tempo bruto).
Maratona de João Pessoa (agosto)
A Maratona de João Pessoa é uma prova recente e em 2022 foi sua segunda edição. A data favorece os inscritos, pois a cidade apesar de ser conhecidamente quente, nessa época tem temperatura amena.
Maratona Internacional de Florianópolis (agosto)
A Maratona Internacional de Florianópolis tem um percurso praticamente plano e é perfeita para obter as melhores marcas pessoais. É a maior prova de corrida de rua da região sul do Brasil. Com visual das avenidas Beira Mar Norte e Via Expressa Sul, já é destaque no calendário nacional de corridas. Além da Maratona (42Km) tem as distâncias Meia Maratona (21Km) e a Corrida de 10Km.
Maratona de Foz do Iguaçu (setembro)
A Maratona de Foz do Iguaçu é considerada uma das maratonas mais bonitas e desafiadoras do Brasil. O ponto de chegada da prova é dentro do Parque Nacional do Iguaçu, com uma linda vista para as cataratas. Porém, o percurso é marcado pela altimetria cheia de sobe e desce.
Maratona Internacional Maurício de Nassau (setembro)
A Maratona Internacional Maurício de Nassau é realizada no Recife, capital do Estado de Pernambuco. Com previsão de cinco mil corredores, a prova passa pelos principais pontos turísticos da cidade.
Maratona Internacional de Curitiba (novembro)
A Maratona de Curitiba, com expectativa de 12 mil a 14 mil atletas, tem um dos percursos mais desafiadores. Os corredores devem estudá-lo. Mas pode valer a pena, já que a premiação será a maior do país para uma corrida de rua (dados 2022).
E aí, você já conhecia as principais maratonas do Brasil? Já correu alguma delas? Conte nos comentários o que achou e compartilhe esse conteúdo com alguma corredora. Quem sabe vocês não decidem a próxima maratona juntas.
Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta.