Correr, para muitas de nós, representa uma conquista pessoal, superação física e emocional. Demonstra a vitória de muitas batalhas diárias na busca por um melhor tempo pessoal, a contra o sedentarismo ou alguma doença, a primeira corrida ou mais uma corrida.
Conquistas que nos enchem de satisfação e orgulho e que nos mostram nossa força.
Mas, em um ano desafiador como foi 2020 e como tem se mostrado 2021, para quem tem a corrida como sua forma de buscar equilíbrio, de reencontrar-se consigo e de se superar tirando o melhor de si, tem sido um momento de muitos questionamentos internos.
Com o panorama atual, ficamos meio desnorteadas com as nossas tão sonhadas metas na corrida e sem motivação para continuar a correr… A saída para esse momento de vácuo motivacional talvez seja recalcular a rota.
Que tal mudar seus objetivos de corrida? Neste texto, vamos te ajudar a colocar o trem de volta nos trilhos, ops, o tênis de volta aos pés.
O primeiro passo para mudar os objetivos de corrida
Os acontecimentos negativos nos limitaram. Mas pensar que essa limitação foi apenas física, pode ser o primeiro passo para você voltar a sonhar com suas metas.
Claro, temos que levar em conta ainda todas as restrições e orientações por conta da situação pandêmica que ainda estamos vivendo. Mas talvez seja apenas uma questão de adiar alguns dos planos anteriores. Não pensar acabou meu sonho e sim ainda vou realizá-los em outro momento, faz com que viremos a página, deixando de sofrer pelo que não pode ser feito.
E quando viramos a página, uma nova se abre, em branco, pronta para que possamos escrever o que quisermos. Parece uma coisa boba, e aqui no texto apenas um jogo de palavras. Mas não é, acredite.
Anulando os pensamentos negativos, construindo uma nova história, você consegue colocar toda sua energia para os novos planos.
A hora de traçar novos objetivos de corrida
O fluxo era assim: Evolução → Escolha de prova alvo → Treinamento → Linha de chegada.
Dentro dessas etapas, as variáveis eram muitas. Mas o que nos mantinha motivadas eram os treinos com a galera e a visão da prova em si, com multidão torcendo, amigos, familiares e festa na linha de chegada. Só de falar sobre isso já bate uma saudade e pensamos nada disso pode acontecer agora.
Sim, do jeito que vivíamos antes ainda não é possível. Porém, você já deve ter ouvido falar em corridas virtuais, principalmente se você é uma apaixonada por corrida como nós.
Antes de mais nada, é preciso frisar que elas não vieram para substituir as corridas físicas. Mas, em momentos como os que estamos vivendo, tem sido uma opção para manter a motivação e constância de treinamentos.
Algumas dessas corridas, e principalmente os desafios virtuais, não se tratam apenas das distâncias padrão das corridas de rua. Alguns falam em minutos de atividades físicas e não em quilômetros, tornando-os ainda mais democráticos. Todo mundo pode fazer.
Inclusive é uma oportunidade incrível para convidar aquela amiga para cumprir o desafio (mesmo que virtualmente) com você.
Traçando os novos objetivos
Antes de pensar no que fazer, você precisa pensar em algumas variáveis, para não gerar frustração ou mesmo desistência durante o treinamento. Sugerimos algumas questões que te farão refletir sobre esse novo objetivo de corrida.
- Você tem a possibilidade hoje de fazer treinos de fortalecimento muscular?
- Quantos dias da semana hoje em dia você poderia realizar treinos de força?
- Você tem a possibilidade hoje de correr, seja na rua ou em esteira?
- Quantos dias da semana hoje em dia você poderia sair para correr?
Com essas respostas, sua nova meta será traçada de acordo com a sua realidade atual.
Encarar que o momento talvez não seja de ousar no sonho e sim entender que o desafio maior é se manter ativa e dando o melhor de si diante das condições que se tem hoje, é uma forma de tirar o peso da corredora que você era, voltando sua atenção para a corredora que você pode ser hoje.
Me animei. Fale-me mais sobre as Corridas Virtuais
Animada para experimentar, mas não conhece ainda a modalidade? Então vamos te ajudar a entender como funciona. Anote tudo que você precisa saber antes de começar:
Como funciona?
Você se inscreve e tem uma janela de tempo para poder cumprir a quilometragem. Podem ser realizadas em qualquer ambiente. Você precisará correr com seu celular ou relógio GPS para aferir seu tempo e distância. Depois de correr seu percurso, você precisará validar seu tempo.
E o kit?
Nas corridas virtuais você recebe seu kit em casa!
Posso fazer corrida dentro de casa, estática ou na esteira?
Com relação a estas modalidades, a maioria das organizações das provas virtuais aceitam. É recomendado ler o regulamento. Para as corridas dentro de casa e estáticas, existem aplicativos de celular que conseguem aferir seu tempo e distância, mas faça testes antes e garanta que estará tudo certinho para a hora da prova.
Como validar meu tempo?
Cada organizadora opta por uma forma de validação do tempo, mas normalmente basta tirar a foto do seu relógio, aplicativo ou esteira e enviar juntamente com seu tempo e distância aferidos.
No momento atual sempre lembramos de todos os cuidados, restrições e/ou orientações que precisam ser respeitadas. Mas ficar parada não é uma opção.
A corrida virtual vem ganhando cada vez mais adeptas, mantendo vivas nas iniciantes a vontade de correr e nas experientes a chama de querer evoluir mais… e em todas o desejo de encontrar a sua melhor versão.
Que tal levar seus novos objetivos para outros terrenos?
Já pensou em migrar sua corrida para as trilhas e montanhas? Esta modalidade tem crescido muito durante este período. Seja pela flexibilidade de correr em menor quantidade de atletas ou por estar em ambientes totalmente abertos, as corridas Trail têm ganhado muitas adeptas.
Talvez lá, no silêncio da natureza, seja uma oportunidade de você se reconectar consigo mesma e ouvir as respostas que tanto procura para ir além, na busca por uma melhor versão de si mesma!
Tracei meu objetivo e agora?
Para seguir firme e forte, separamos 4 dicas:
- O recomeço: Nesse momento, uma meta fundamentada em distância/ velocidade pode ser desanimadora quando comparada a você de antes da pandemia. Por isso, estabeleça um objetivo menos ousado, como voltar a correr com mais frequência. Uma vez que seu hábito esteja restabelecido, você pode mudar o foco para distância e tempo;
- Se inscreva numa corrida e trace sua jornada de treinamento: Seja uma maratona ou uma corrida de 5km podem ser ambas motivadoras. Ter uma linha de chegada com uma rotina de treinamento determinada, te fará perceber, dia a dia, semana a semana, sua evolução. Isso te deixará cada vez mais animada e motivada para a próxima etapa.
- Desafie amigas: Para muitas, manter o um certo nível de competição, comparando seu desempenho com o das amigas, ajuda a alcançar os objetivos. Hoje há muitos aplicativos on-line que facilitam o acompanhamento de seu progresso e deixando-o visível para os outros. Então, junte a turma numa competição saudável para ter um pouco de pressão (e diversão, porque não).
- Evite a culpa: Estabelecer um objetivo e cumpri-lo nem sempre é um evento linear. Seu treinamento poderá sofrer altos e baixos, ainda mais diante de tudo que estamos vivendo. Terão dias em que ficar em casa, assistindo um filme ou um programa, irá nos vencer. O segredo é não deixar que os pequenos deslizes de curto prazo atrapalhem seus objetivos de longo prazo. Vibre com suas conquistas sem se ater nos fracassos.
Entenda que viver a corrida diante das adversidades não é um freio nos seus sonhos e objetivos, mas sim uma nova rota para olhar para si, pois a busca nunca foi por quilômetros. No final, a linha de chegada sempre foi para encontrar a si mesma.
E essa busca não para. Enquanto vivermos, ela existe. As rotas mudam, algumas vezes precisam de adaptações. Porém, a dádiva de se adaptar às adversidades do mundo é isso que te faz forte. E acredite, você consegue! Porque a sua melhor versão é a soma de tudo o que você passou e te preparou para chegar até aqui e agora.
Gostou dessa matéria? Depois conta para gente o que achou. Ah, e se você conhece alguma amiga corredora que está se sentindo perdida durante esse período, compartilhe esse texto com ela. Quem sabe, juntas, mesmo que virtualmente, vocês consigam se motivar uma à outra.
Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta