Como fazer exercícios de cardio em casa, sem aparelhos?

Por Luiza Fellippa (Educadora Física, treinadora de corrida e maratonista)

 

Nunca imaginamos estar diante deste cenário que estamos vivendo hoje com o coronavírus. Acredito que não está sendo fácil para ninguém ficar praticamente 24h em casa, isolados, e ter toda nossa rotina mudada. Sempre existem os lados positivos e negativos das situações, e após passar inicialmente por uma mistura de sentimentos, eu escolhi enxergar este problema pelo melhor ângulo possível.

 

Uma coisa que é possível tirar proveito disso tudo é a oportunidade de nos reinventar como pessoas e atletas. Além de podermos experimentar viver a vida em um ritmo bem diferente de antes. E algo fundamental para nos ajudar a manter a cabeça no lugar, a saúde em dia e o positivismo em alta neste momento é o exercício físico.

Através dele, são liberados diversos hormônios que nos trazem a sensação de bem-estar e, com isso, uma diminuição do nível de ansiedade.

A grande dúvida que os corredores e esportistas estão tendo é: como trabalhar o condicionamento cardiorrespiratório sem poder correr na rua ou sem fazer exercícios na academia?

Existem diversos exercícios que são capazes de elevar a frequência cardíaca (FC). Outro fator que colabora para manter a FC elevada é a diminuição do tempo de recuperação entre cada série de exercícios. Ou seja, com uma recuperação menor conseguimos aumentar o nível de intensidade da atividade.

E quais são os exercícios de cardio que podem ser feitos em casa?

Polichinelo, diversos tipos de agachamentos com saltos, pular corda (para quem tem), fazer pequenas corridinhas dentro da sua própria casa, deslocamentos laterais (muito usado na preparação de jogadores de futebol), burpees (movimento usado no crossfit), subir e descer escadas, e uma grande variedade de educativos de corrida (Skipping alto, médio e baixo, Anfersen, Kick Out ou soldadinho, Hopserlauf, entre outros).

Intercalar exercícios de fortalecimento com alguns desses movimentos citados acima, com ou sem uma curta recuperação entre eles, também é uma ótima alternativa. Assim podemos criar uma grande variedade de combinações de exercícios, deixando a atividade totalmente dinâmica e nada monótona. Além de conseguir unir o trabalho de fortalecimento muscular e cardio.

Brinque com tudo isso!

A cada dia, você pode se desafiar, criando metas, aumentando o número de repetições, o nível de dificuldade do exercício (aumentando a amplitude do movimento), o tempo total de treino e fazendo recuperações cada vez mais curtas. E, com o tempo, você vai descobrindo a sua melhor versão, mesmo sem sair de casa.

 


Bio da Esportista Authen Luiza Fellippa

Chegamos para inspirar e incentivar a mulher brasileira para que seja a melhor versão de si por meio da corrida. Somos a marca de roupas esportivas pioneira no país no conceito de Technical Activewear. Unimos design com propósito para oferecer roupas de alta performance com modelagem perfeita ao corpo das corredoras.
Post criado 117

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo