Depois que se completa uma maratona, é comum pensar: será que consigo correr mais? Nada é impossível quando se tem disciplina, um bom acompanhamento médico, nutricional e físico. Mas encarar uma ultramaratona tem suas peculiaridades.
Convidamos a ultramaratonista Dani Santarosa para responder quatro perguntas sobre a ultramaratona. A atleta, que também é esportista Authen, já participou de muitas provas de longa distância, incluindo 24 horas na esteira.
Será que você está preparada para correr mais? Vamos descobrir!
Qual é a distância inicial para uma prova ser considerada uma ultramaratona?
A ultramaratona é qualquer corrida com uma distância maior do que a maratona, ou seja, mais do que 42 km. Apesar de estar presente em muitos países, a ultramaratona não tem regras específicas.
Cada prova de ultra, como também é chamada a modalidade, defina sua própria distância.
Por isso, encontramos ultramaratonas com 50 km, 100 km e até 3.100 milhas [quase 5 mil km]!
Qualquer mulher pode correr uma ultramaratona?
Para correr uma ultramaratona é preciso ter uma boa base de corrida. E isso, na minha opinião, não é para todo mundo. Como educadora física, indico ter um lastro de maratonas, ou seja, pelo menos cinco maratonas bem feitas no currículo.
Além disso, não pode ter histórico de lesão grave e nem problemas cardíacos. Também é preciso ter paciência e tempo. O treinamento para a ultramaratona exige muita dedicação, boa qualidade de sono e bastante reforço muscular.
Só para ter uma ideia, eu já cheguei a correr 120 km numa única semana. Ou seja, precisa de muito tempo e dedicação para fazer uma ultramaratona.
Quais são os equipamentos básicos para as competições de ultramaratona?
Não existe um padrão porque cada prova tem sua própria recomendação. Tem ultramaratona, por exemplo, que exige que o atleta leve toda a sua suplementação. Em provas extremas, como a que eu participei na Patagônia, é preciso levar equipamentos básicos de sobrevivência.
Contudo, para correr provas de longa distância é sempre bom ter uma mochila adequada e usar roupas com tecnologias que ajudem o desempenho. As roupas e acessórios não podem causar atrito na pele e devem evitar assaduras.
Tecido com proteção solar é indispensável para impedir queimadura solares. E uma bermuda de compressão, como a GRIT, é uma boa pedida. Além dos benefícios da compressão, ela possui bolsões laterais para colocar gel, BCCA, cápsula de sal, entre outros. Isso facilita bastante.
Qual dica você daria para uma mulher que pretende correr uma ultramaratona?
O primeiro passo para encarar uma ultramaratona é respeitar a distância e não ter pressa para evoluir. É preciso também buscar orientação de um nutricionista esportivo e ter um treinador que entenda de longas distâncias.
Esse é um esporte que exige muito do corpo e também do psicológico. Por isso, grande parte das ultramaratonistas tem mais de 35 anos. Para correr uma ultramaratona, é necessário ter um lastro, uma bagagem física e psicológica que só o tempo nos dá.
Vale também conversar com ultramaratonistas experientes para entender detalhes desse esporte. E antes de tomar uma decisão, coloque tudo na balança. Às vezes, é melhor continuar investindo em maratonas com qualidade, do que partir para uma ultramaratona mal feita.
E você tem tempo e dedicação para correr uma ultramaratona? Não importa se você faz ultra ou está iniciando, a Authen tem as melhores roupas de corrida para a vida de atleta. Finalmente, a marca de performance exclusiva feita para a mulher brasileira.