Por Aline Machado
Olá, meninas!
Após mais de 100 dias em casa, algumas cidades do Brasil já começaram com a flexibilização do isolamento social. Será que estamos preparadas para esse tão falado “novo normal”? Como é possível voltar a correr de forma segura? Novos tempos exigem uma nova etiqueta social, planejamento e muita cautela para que a nossa experiência com a corrida seja a melhor possível.
Vale aqui lembrar que atualmente a melhor e mais eficiente maneira de combater o novo coronavírus continua sendo evitar o contato social. Realizar nossos exercícios em casa ainda é a melhor maneira de nos protegermos. Quando decidimos ir treinar ao ar livre, sabemos que mesmo usando todas as medidas de segurança – evitando aglomerações, usando máscara, óculos esportivos e uma boa higienização – não ficamos imune ao vírus. Ainda assim corremos o risco de contrair a doença ou transmiti-la até que exista uma vacina.
Algumas esportistas estão escolhendo correr socialmente distantes em regiões despovoadas e essa é uma ótima opção para voltar a correr ao ar livre. Mas nem sempre isso é possível. Então, se decidir ir correr em lugares mais movimentados, redobre a atenção e tome todos aqueles cuidados amplamente divulgados.
Como correr de forma segura usando máscara?
Pedalar ou correr de máscara não precisa ser tão difícil. É importante ir com calma, não forçar nos treinos, sentir seu corpo, esquecer onde parou e pensar em trilhar um novo caminho. Experimente! Existem diversas máscaras e bandanas feitas especialmente para correr. Eu sugiro que experimente, comece caminhando, depois trote até voltar a correr e permitir que seu corpo se adapte a isso.
Mesmo tentando facilitar as coisas na minha primeira corrida ao ar livre, precisei parar 4 vezes durante o treino para respirar melhor. Isso está acontecendo com a maioria das pessoas. O importante é escolher uma roupa confortável, levar sua água, usar uma máscara que se ajuste ao rosto, relaxar, curtir o vento e a paisagem.
Para uma experiência mais agradável observe, com atenção, alguns detalhes na escolha de sua máscara, na hora de voltar a correr:
- Máscaras que prendem atrás da cabeça ficam mais estáveis, com menos probabilidade de cair e consequentemente de levarmos a mão ao rosto para ajustá-la.
- As anatômicas deixam o tecido mais afastado do nariz e da boca, permitindo mais conforto.
- As com válvula de expiração não ficam tão úmidas e ajudam a eliminação do gás carbônico.
- Outra opção são as mais maleáveis de microfibra por serem mais respiráveis;
- Atenção ao tempo de utilização que não pode exceder duas horas ou quando estiver úmida do suor e da respiração.
Mais uma dica importante: tenha paciência com o seu corpo. Dependendo do espessura da máscara e do material utilizado, a circulação do ar é menor. O que pode aumentar os batimentos cardíacos e tornar o treino mais difícil. Por isso, fiquem atentas aos sinais do seu corpo e reduza a intensidade sempre que for preciso.
Como a oxigenação poderá estar mais comprometida, você terá mais chances de sofrer com lesões musculares (já que o oxigênio dá energia aos músculos). Logo, ter uma bermuda de compressão ou de alta compressão que reduz a vibração muscular pode fazer toda a diferença no seu desempenho. Contar com um top esportivo também irá diminuir as dores – e de quebra, ainda previne a distensão dos ligamentos da mama, que podem causar flacidez.
Em resumo: não podemos relaxar! Sempre que sair de casa mantenha os cuidados com a etiqueta respiratória, mantenha a distância segura, tenha cuidado com os locais contaminados como: botão de elevador, maçanetas, portões etc e higienize sempre suas mãos. Neste “novo normal”, o frasquinho de álcool gel é tão importante quanto a squeeze.
Diante de tantas incertezas, muitas de nós não nos sentimos preparadas para voltar às ruas. Saiba que é perfeitamente possível realizar seus treinos em casa. A Authen preparou uma série de conteúdos especiais para você passar por esse momento delicado sem perder o foco na busca pela sua melhor versão. Aproveite!
Um beijo no coração e ótimos treinos!