Muitas mulheres optam pela caminhada como primeira opção para obter qualidade de vida e emagrecimento. Contudo, quando ganham ritmo e confiança, querem apertar o passo, começar a correr e fazer uma corrida de 5 km.
Quando isso acontece, é normal dizer que a pessoa foi picada pelo “bichinho da corrida”. Isso significa que a
cada objetivo alcançado, um novo desafio será lançado. Por isso, separamos cinco dicas essenciais para você começar a correr e conquistar os primeiros 5 km. Preparada?
Check-up antes de correr é fundamental
Quem quer começar a correr precisa saber se o coração está preparado para o novo ritmo. Por isso, é muito importante fazer um check-up médico. Esse procedimento vai avaliar se o seu corpo está apto a receber os novos estímulos esportivos.
Além dos exames de sangue, o médico irá pedir o famoso teste ergométrico, o eletrocardiograma e o ecocardiograma. O resultado de tudo vai dizer se o seu coração e o seu organismo estão prontos para os 5 km.
Com o check-up em dia é hora de começar a correr! Mas antes, veja se os seus equipamentos de corrida também estão em dia.
Equipamentos para os 5 km
Para começar a correr, você precisa apenas de um bom tênis, correto? Errado! Além do calçado, você precisa de roupas projetadas para a corrida. As peças de corrida, quando feitas exclusivamente para a mulher, ajudam na performance, evitam lesões e flacidez nos seios e no bumbum.
Por isso, na hora de escolher a roupa do treino prefira aquelas com compressão na medida certa, proteção solar, sustentação e rápida absorção do suor. Com a combinação correta das peças chaves – top, bermuda ou legging de compressão –, você irá correr mais e melhor.
Leve nossas dicas sempre com você! Preparamos um e-book cheio de dicas e com várias planilhas de treino para corredores. Baixe gratuitamente, é só preencher o formulário abaixo:
Entenda o que é o trote antes de começar a correr
O trote determina o ritmo inicial da corrida. Esse ritmo é um pouco mais elevado do que a caminhada, mas ainda é considerado leve. É usado em planilhas de treino para iniciantes, no aquecimento e também nos momentos de “soltura”, ou seja, pós-competição.
Cada pessoa tem um ritmo diferente de trote, já que está relacionado diretamente ao condicionamento físico. Uma dica para identificar o ritmo certo é conversar durante a prática. Se a fala estiver normal, sem apresentar cansaço, você achou o ponto certo do trote e já pode começar a correr!
Aumente o ritmo da corrida
Agora que você já está preparada é hora de apertar o passo e começar a correr. Para isso, introduza a corrida de forma gradativa na sua rotina de treino. Comece com a caminhada habitual e alterne a caminhada com o trote.
Um bom exemplo é dividir um treino de 30 minutos em séries compostas por quatro minutos de caminhada e 1 minuto de trote. Aos poucos, diminua o tempo da caminhada e aumente o tempo do trote até conseguir fazer 4 minutos de trote e 1 minuto de caminhada.
Quando começar a trotar sem parar por cerca de 30 minutos é hora de encarar uma competição de 5 km! Que tal?
Conquiste os primeiros 5 km
Quando você estiver confiante nos treinos de corrida, mesmo como ritmo de trote, já é possível encarar uma competição de 5 km. O mais importante, nessa fase, não é fazer um excelente tempo, mas conseguir cruzar a linha de chegada.
Lembre-se que você começou a correr recentemente e terminar uma corrida de 5 km é um grande desafio. As competições só de mulheres são excelentes escolhas para uma primeira prova, porque possuem um ambiente festivo, além de ter muitas iniciantes como você.
E aí pronta para começar a correr e encarar 5 km? Se quiser mergulhar um pouco mais no universo da corrida, dá uma espiada na Authen. Finalmente, a marca de performance exclusiva feita para a mulher brasileira.