A mulher está conquistando espaço na ultramaratona no Brasil e o número de participantes do sexo feminino em corridas de longa distância aumenta a cada dia. Independentemente da quilometragem e do percurso, a disputa pelo pódio fica cada vez mais acirrada e a modalidade só cresce.
A ultramaratona sempre tem mais de 42 km. Isso significa que o percurso dever ser superior ao percurso da maratona. Como não existe uma distância limite para esse tipo de corrida, podemos dizer que o céu é o limite.
Para ajudar a corredora entender um pouco mais sobre o universo da corrida de longa distância, selecionamos 5 ultramaratonas que acontecem no Brasil.
Mas, antes de sair correndo por aí, você já parou para pensar se está apta para a ultramaratona? Confira outro texto do nosso blog e descubra se você se encaixa no perfil do time.
Desafio Urubici: a mais fria ultramaratona no Brasil
A corrida acontece desde 1996 na cidade de Urubici, em Santa Catarina. Durante o inverno, os termômetros registram temperaturas abaixo de zero. A ultramaratona acontece justamente nessa época do ano.
Para ser ainda mais desafiadora, a ultramaratona conta com 52 km e uma altimetria cheia de subidas e descidas. A corrida começa com 900m de altitude e chega a mais de 1.800m, passando dentro do Parque Nacional de São Joaquim.
Com certeza é uma ultramaratona desafiadora, porém, com paisagens surpreendentes. Vai encarar?
A Tradicional Bertioga-Maresias
Saindo do frio, direto para a praia. Outra corrida de longa distância tradicional no Brasil é a Bertioga-Maresias. A ultramaratona acontece no litoral paulista. Como o nome diz, sai da cidade de Bertioga e chega a Maresias.
Contudo, o percurso de 75 km não é só no asfalto. A primeira parte da corrida é na praia com areia batida. Depois, nas trilhas da Serra da Mantiqueira. Por fim, novamente na praia, porém, com areia fofa.
A corrida Bertioga-Maresias acontece todos os anos no mês de maio e a categoria solo feminina tem cerca de 50 concluintes. Mulheres de garra!
TTT: Travessia Torres Tamandaí
Também na praia, a ultramaratona queridinha de quem mora no sul é a corrida TTT. A prova acontece uma vez por ano e conta com um percurso de 82 km entre as parias de Torres e Barra de Imbé, no Rio Grande do Sul.
Os participantes da categoria solo precisam terminar o percurso em 12 horas. O percurso conta com trechos de asfalto, terra e areia.
Ultra Desafio (UD)
Mais conhecida como UD, o Ultra Desafio tem quatro etapas ao longo do ano. Porém, a de Passa Quatro, em Mina Gerias, é bem concorrida. Essa ultramaratona tem 120 km e pode ser feita em duplas ou na categoria solo.
A corrida acontece na área rural da região e passa por lugares como o Pico dos Marins, Marinzinho, Serra Gorda e Pico do Assovio. Todo o percurso é em estrada de terra batida com bastante altimetria. Esteja preparada!
Indomit Costa Esmeralda, a mais novinha ultramaratona no Brasil da lista
Mais nova que as demais corridas apresentadas, a ultramaratona Indomit Costa Esmeralda entrou com tudo no calendário nacional. A prova se destaca por ser a primeira corrida brasileira com 100 milhas.
Mas, além da distância, há opção de encarar 50, 80 ou 100 km de prova. O desafio acontece no litoral catarinense e passa pelas cidades de Bombinhas e Porto Belo, que juntas formam a Costa Esmeralda. Geralmente, a ultramaratona é realizada no mês de outubro. Haja fôlego!
Não importa o desafio ou qual ultramaratona no Brasil você for escolher correr, você vai precisar da Authen. Finalmente a marca de performance exclusiva feita para a mulher brasileira!