O frio pode ser um grande inimigo da atividade física. É fato que com as temperaturas cada vez mais baixas, a nossa motivação para correr pode diminuir.
Acordar cedo fica mais difícil e pensar no banho pós corrida torna o desafio ainda maior. E como se não bastasse todos os obstáculos, caso não tomarmos alguns cuidados, correr no frio pode significar um grande risco para a saúde.
Mas você não quer parar de correr, certo? Por isso, separamos algumas dicas para quem vai correr nessas condições.
E se você definiu como prova alvo, alguma onde as temperaturas são mais frias, também listamos as principais recomendações para sua prova ser um sucesso. Confira!
10 dicas para quem vai correr no frio
DICA 1: AQUEÇA
Músculos e articulações em repouso já sofrem em uma temperatura normal. No frio, é muito pior! Por isso os exercícios de aquecimento são uma etapa fundamental em qualquer corrida.
Eles vão aumentar a temperatura corporal gradativamente, dando maior flexibilidade às articulações.
A recomendação é: Antes de iniciar a corrida, dê um trote de pelo menos 10 minutos. Com isso, seu corpo estará preparado para o movimento e o impacto da corrida, evitando lesões pelo início brusco da atividade.
DICA 2: COMECE EM CASA
O ideal é que o seu aquecimento comece em local fechado, para o corpo não sofrer com o choque térmico da temperatura externa antes de estar aquecido pelos exercícios.
DICA 3: AUMENTE O RITMO LENTAMENTE
Correr, em qualquer temperatura, exige um esforço maior do organismo e isso significa fazer o coração trabalhar mais para bombear o sangue no corpo.
Com menos calor, temos a falsa ilusão de que cansamos menos, e acabamos nos empolgando e aumentando a velocidade das passadas de forma abrupta. Isso pode ser perigoso.
Por isso, a recomendação é ir progredindo lentamente, quilômetro a quilômetro, para acostumar o corpo com a necessidade de um esforço maior.
DICA 4: BEBA ÁGUA
É normal que corredoras bebam menos água no inverno. Mas, apesar da menor quantidade de suor aparente e pouca sede, o corpo desidrata.
Com a temperatura mais baixa, estima-se que passamos a tomar 1 litro a menos por dia. Mas, o nosso corpo continua com a mesma necessidade. Portanto, atente-se para isso para não ter cãibras ou espasmos musculares.
DICA 5: BEBIDAS QUENTES SÃO BEM VINDAS
Beber chás, sopas, leite ou chocolate quente antes e após a corrida ajuda (e muito!) a manter o corpo aquecido. Nas emergências por hipotermia, por exemplo, um dos cuidados é administrar líquidos aquecidos pela boca.
Desconsidere bebidas alcoólicas com a finalidade de se aquecer, pois elas dilatam os vasos sanguíneos, levando a maior perda de calor, ou seja, o objetivo contrário.
DICA 6: USE ROUPAS ADEQUADAS
O frio diminui o fluxo sanguíneo em algumas regiões do corpo e isso pode causar uma sensação de desconforto e dores nas articulações. Para evitar isso, basta manter o corpo aquecido. Cubra as extremidades como cabeça, pescoço, mãos e pés.
Na Authen você encontra equipamentos próprios para atividade física em dias frios. Eles possuem tecnologia para te manter aquecida, evitando a troca de calor com o ambiente, possibilitando mais conforto e performance aos treinos em temperaturas mais baixas.
DICA 7: CORRA EM OUTROS HORÁRIOS
Se você conseguir sair para correr ao meio-dia, por exemplo, horário onde a temperatura está mais elevada, pode ser uma ótima solução.
DICA 8: TROQUE DE ROUPA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
Assim que você para de correr sua temperatura começa a diminuir. Por isso, trocar de roupa o mais rápido possível pode te ajudar a retirar a umidade que o suor te dará.
DICA 9: A ESTEIRA PODE SER SUA AMIGA
Considere correr na esteira em alguns treinos durante os dias mais frios.
DICA 10: CONVIDE ALGUÉM PARA IR COM VOCÊ
Se você tiver um compromisso com outra pessoa pode ser mais difícil desistir de ir.
Minha prova alvo será no frio. E agora?
Embora não possamos prever como será o dia da prova, separamos 3 recomendações primordiais que vão te ajudar a correr em condições mais frias. Confira:
Antes e durante a prova:
Mantenha-se aquecida antes do início da corrida. Coloque mais roupas antes do início da prova, mas as tire antes de começar, pois estar excessivamente vestido durante a prova, deixará seu corpo quente e você vai transpirar.
Se você não tirar essas camadas de roupa com rapidez, esse suor vai evaporar, te deixando com mais frio.
Suplementação:
No frio, seu corpo queima mais carboidratos do que em condições mais quentes. Por isso, para correr o seu melhor em provas frias, será preciso ter uma estratégia de abastecimento adequada.
Certifique-se de ter mais carboidratos e considere levar géis extras para a prova.
Roupas adequadas:
O frio afeta o sistema nervoso e faz com que os músculos se contraiam mais lentamente e eles se cansam mais rapidamente.
Mesmo com o calor extra do corpo produzido pela corrida, ele pode não ser suficiente para você se manter aquecido. Com isso, a temperatura do corpo diminui progressivamente.
Portanto, para correr bem provas frias, certifique-se de escolher as roupas adequadas, próprias para atividades físicas nessa temperatura.
Ah, e as dicas mencionadas acima, para quem vai correr no frio, valem para o dia da prova também. Principalmente o aquecimento e a hidratação.
Curtiu as dicas? Use-as e não deixe de compartilhar com as amigas! E se você tem alguma dica valiosa para treinar em dias frios, coloque aqui nos comentários para ajudar mais corredoras a lidar com temperaturas mais baixas, sem deixar de correr!
Escrito por Rafa Arlotta @rafaarlotta.